Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BRASIL VENCE ARGENTINA E CONQUISTA O SUPERCLÁSSICO DAS AMÉRICAS 2011



O Brasil venceu a Argentina por 2 a 0 e conquistou o troféu do Superclássico das Américas (antiga Copa Rocca) no Estádio do Mangueirão.

A Seleção recebeu muito carinho do povo paraense. A torcida estava enlouquecida com a presença do time brasileiro. O mais assediado era Neymar.

Mano Menezes começou o jogo com algumas novidades. Cortês, Rômulo e Borges estrearam com a camisa da Seleção. Lucas jogou entre os titulares pela primeira vez. Na Argentina, Alejandro Sabella convocou Guiñazu e Montillo que atuam no futebol brasileiro.

Antes da bola rolar, o público já tinha dado um show na execução do Hino Nacional. Os jogadores ficaram arrepiados.

O primeiro chute a gol do Brasil foi aos sete minutos com Lucas batendo cruzado para fora. Aos 13, Neymar bateu da intermediária, mas Orion fez bonita defesa no canto. A melhor jogada brasileira aconteceu em linda arrancada de Lucas que passou por vários marcadores e abriu para Borges na direita que cruzou para Neymar perder gol feito na pequena área.

O time argentino abusava da violência, principalmente com a dupla de zaga formada pelos botinudos Sebá e Desabato. Cellay também bate bem.

Logo no início do segundo tempo, a Argentina chegou pela primeira vez e com perigo. Em contra-ataque, a bola chegou até o meia Fernandez que chutou forte para boa defesa de Jefferson.

Mas na resposta aos sete, Danilo lançou e Lucas bateu cruzado para vencer Orion e levar o Mangueirão ao delírio. Era o primeiro gol brasilero.

O Brasil era muito forte pelo lado esquerdo com os bons avanços de Cortês e os lindos dribles de Neymar.

A primeira alteração brasileira aconteceu aos 24 minutos com a entrada de Diego Souza no lugar de Lucas que saiu bem cansado. Pouco depois foi a vez de Borges para a entrada de Fred.

No segundo gol, Cortês iniciou a jogada e passou para Diego Souza cruzar para Neymar dividir com o zagueiro e mandar para as redes de Orion.

No fim do jogo, Cortês, muito cansado, foi substituído por Kleber e deixou o campo com o nome gritado pelos torcedores. O lateral botafoguense foi um dos melhores em campo no Mangueirão e, pode perfeitamente ser o reserva imediato de Marcelo na seleção principal. Os leitores do Futebol em Foco devem lembrar que o blog elogia o jogador desde os tempos de Nova Iguaçu no início do ano.

O goleiro Jefferson também apareceria bem em finalização do centroavante Viatri no ângulo que teve um tapa salvador do arqueiro mandando a bola para a escanteio.

No fim, venceu o melhor time e os brasileiros comemoraram muito como se tivessem tirando um peso das costas. Além de Cortês, vale destacar as atuações de Lucas e Neymar. Jefferson passou segurança e a zaga também esteve bem. Ronaldinho Gaúcho foi o responsável por erguer a taça. A torcida paraense merecia uma vitória pelo belo espetáculo dado não só nas arquibancadas como durante toda a semana.

BARÇA PEGA TIME DE AMADORES E GOLEIA COMO SEMPRE

O todo poderoso Barcelona foi até Minsk encarar o muito desconhecido Bate Borisov da Bielorússia e não teve a mínima dificuldades em aplicar 5 a 0 nos donos da casa. O jogo foi tão fácil que mas parecia jogo-treino do time catalão que não pôde contar com Iniesta e curiosamente, Guardiola deixou Fàbregas no banco para testar Thiago Alcântara.



Se quase nenhuma equipe do futebol mundial consegue parar o Barça, o que dizer de um pobre time da Bielorússia?


O time da casa estava atônito e não conseguia passar do meio de campo. O Barça tomava a bola como se fosse doce da boca de uma criança. E o primeiro gol mostrou toda a preocupação com o time catalão. Após cruzamento de Daniel Alves, o lateral Volodko colocou para dentro quando viu que em suas costas estava Messi.



Logo depois veio segundo gol que mostrou mais uma vez a ingenuidade do Bate. Messi cruzou, a zaga fazia uma linha de impedimento burra e marcava a bola. Foi quando surgiu Pedro Rodríguez que fez de cabeça.



O terceiro gol foi ainda mais fácil. Pedro foi a linha de fundo e centrou. A bola estava na mão do goleiro Gutor que bateu roupa na cabeça de Messi que, de tão estranho que foi o lance, nem comemorou direito.



Parecia que Gutor só tinha algo contra David Villa. Bastava o artilheiro da última Copa bater para o gol e lá estava o arqueiro para defender. Messi também quase marcou em cobrança de falta.



No segundo tempo, Daniel Alves que participava ativamente dos ataques do Barça, achou Messi que mandou uma bomba no ângulo e fez o quarto.



Daí Guardiola começou a mexer no time. Fàbregas entrou na vaga de Xavi. Depois foram a campo os brasileiros Adriano e Maxwell nos lugares de Abidal e Pedro Rodríguez e a facilidade permanecia.



David Villa seguia tentando e foi premiado com um gol aos 44 minutos após nova bobeada da defesa do Bate Borisov que conta com o experiente Simic. Villa recebeu presente e desta vez, venceu Gutor para dar números finais ao jogo.

Não sei o que faz na Champions League equipes como o Bate Borisov que dificilmente não jogaria nem na Série B do Brasileirão.


Com a vitória, o Barça chegou a quatro pontos e divide a liderança do grupo com o Milan. Esta chave será barbada para conhecermos os dois classificados.

ESPANHA NA FRENTE E BRASIL APENAS EM SÉTIMO NO RANKING FIFA

A Fifa divulgou na última semana o ranking de seleções que mensalmente traz as posições das principais equipes do futebol mundial e para comprovar que a fase do Brasil não é nada boa, estamos apenas na sétima colocação.

Esta é a pior posição brasileira em 18 anos. Desde que o ranking foi criado (1993), apenas no ano de inauguração, a Seleção esteve pior que atualmente (quando estava em oitavo lugar em agosto).

Na liderança, está a Espanha, atual campeã do mundo que ultrapassou a Holanda. Os alemães seguem em terceiro e o Uruguai ganhou a quarta posição, o que representa a melhor fase da Celeste desde 1993.

Portugal subiu duas posições, inclusive passando o Brasil, e chegou ao quinto posto com a Azzurra também à frente dos brasileiros. A Inglaterra caiu quatro posições e está em oitavo. O G-10 fica completo com Croácia e Argentina.

Vale lembrar que o Brasil chegou a liderar este ranking entre julho de 1994 (após a conquista do tetracampeonato) e abril de 2001 de forma consecutiva. Da mesma forma durante julho de 2002 (após o penta na Ásia) até janeiro de 2007. A última vez em que os brasileiros eram os pontas, fora em julho de 2009.

Não tenho muito que discutir com a relação apresentada. Não dá, atualmente, para comparar o time do Brasil com Espanha, Holanda, Alemanha ou Uruguai. Portugal em quinto e Itália na sexta posição é meio dose, mas o Brasil também não vem agradando. Assim como a Argentina que por pouco não fica entre os dez.

Veja a relação das 20 melhores seleções do mundo de acordo com a FIFA.

1º Espanha 1605 pontos


2º Holanda 1571.




3º Alemanha 1290.




4º Uruguai 1184.




5º Portugal 1158.




6º Itália 1142.




7º Brasil 1132.




8º Inglaterra 1089.




9º Croácia 1057.




10º Argentina 1024.




11º Grécia 1000.




12º França 956.




13º Rússia 954.




14º Chile 932.




15º Japão 924.




16º Costa do Marfim 910.




17º Dinamarca 893.




18º Suíça 886.




19º Austrália 882.




20º México 866.