Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ITALIANO PROBLEMÁTICO VAI PARA O FUTEBOL INGLÊS

O atacante Pablo Osvaldo foi vendido pela Roma ao Southampton-ING por 55 milhões de reais. O jogador, naturalizado italiano, foi apresentado e assinou contrato por quatro temporadas.

Osvaldo, 27 anos, é bom jogador, mas é meio problemático. Chegou a ser convocado e cortado da seleção italiana na Copa das Confederações por se negar a receber a medalha na derrota da final da Copa da Itália contra a rival, Lazio. Mas parece que o episódio foi superado, já que o atacante foi convocado para o último amistoso da "Azzurra" contra a Argentina há duas semanas.

Argentino de nascimento, Osvaldo começou a carreira no Huracán, mas passou por diversos times italianos como Atalanta, Lecce, Fiorentina e Bologna. Se mudou para a Espanha e jogou no Espanyol, onde trabalhou com Mauricio Pochettino, técnico que reencontrará na Inglaterra.

Desde 2011, na Roma, Osvaldo era um dos grandes destaques, mas a torcida não tinha tanta paciência. No Southampton será o jogador mais bem pago. A transação foi a maior da história do clube inglês que pensa em voos maiores na Premier League nesta temporada.

Na tabela de classificação, o "Saints" está na sexta posição com uma vitória e um empate em duas rodadas. A frente de equipes tradicionais como Manchester City, Arsenal e Everton.

UM BRASILEIRO PEÇA CHAVE NO BARCELONA

O brasileiro da moda no Barcelona, sem dúvidas, é o atacante Neymar. Outro badalado é Daniel Alves, titular absoluto não só do clube catalão como da Seleção Brasileia, mas poucos falam em Adriano que possui grande importância pela versatilidade. Foi dele o gol da vitória no último domingo diante do Málaga, fora de casa pelo Campeonato Espanhol.

Na partida em questão, o lateral esquerdo de origem atuou na direita e não são raras ás vezes em que Adriano joga improvisado. Já foi zagueiro, meia e até atacante no Barcelona.

Revelado pelo Coritiba, onde foi bicampeão estadual (2003 e 2004), o atleta de 28 anos, chegou à Espanha em 2005 para jogar no Sevilla. Por lá, ganhou duas Copas da UEFA (2006 e 2007) e mais duas Copas do Rey (2007 e 2010). Cinco temporadas após a chegada, deixou o clube graças a oferta do Barcelona de 9,5 milhões de euros.

Adriano já disputou duas Copas América pela Seleção (2004 e 2011) com Carlos Alberto Parreira e Mano Menezes. Na primeira, foi campeão. Em ambas era reserva da lateral esquerda.

Pelo Barcelona, Adriano nunca foi titular absoluto com Pep Guardiola, mas sempre entrava nas partidas. Era uma espécie de "coringa". Venceu o Campeonato Espanhol em 2011 e 2013 e ainda conquistou a Champions League e o Mundial de Clubes de 2011. Na competição em que os catalães foram campeões do mundo, Adriano marcou dois gols.

Em minha opinião, Adriano merecia mais chances na Seleção Brasileira. É superior a alguns que vem sendo chamados, casos de Filipe Luis e Maxwell. A última aparição com a Amarelinha foi no amistoso contra a Inglaterra em que falhou em um lance capital. Daí em diante, Luiz Felipe Scolari não chamou mais o polivalente jogador que se não serve para o Brasil, tem muita utilidade no Barcelona.

PONTO FINAL NA BRILHANTE CARREIRA

Depois de mais uma da série de lesões, o meia Deco decidiu encerrar a carreira. O comunicado aconteceu na véspera do jogador completar 35 anos. Em nota oficial, o agora ex-jogador agradeceu a todos no Fluminense e afirmou que gostaria de ter dado mais ao clube, onde conquistou dois títulos brasileiros (2010 e 2012) e um Estadual (2012), mas os músculos não suportaram.

Revelado pelo Corinthians em 1996, o auge do atleta se deu na Europa. Pelo Porto, venceu a Champions League e o Mundial de Clubes em 2004. Depois, fez muito sucesso no Barcelona e faturou mais um caneco europeu em 2006. Ainda jogou no Chelsea e foi campeão inglês em 2010.

Deco voltou ao Brasil e fez a estreia pelo Fluminense em agosto de 2010. Nas Laranjeiras, em três anos, disputou 92 partidas e marcou sete gols. O último ainda no ano passado. Na atual temporada, jogou apenas 14 jogos.

Apesar de conquistar dois títulos importantes, Deco passou mais tempo no departamento médico do que em campo. No período em que esteve no Fluminense, o clube disputou 193 jogos. Destes, Deco foi desfalque em 101.

No Flu, o luso-brasileiro teve pelo menos dez lesões sérias que o impediram de atuar por muito tempo.

Além do sucesso que fez em clubes, Deco também foi nome importante na Seleção de Portugal. A primeira convocação foi sob o comando de Luiz Felipe Scolari há dez anos. Disputou duas Eurocopas (2004e 2008) e mais duas Copas do Mundo (2006 e 2010).


Deco foi muito bom jogador. Veículos espanhóis e portugueses lamentam a aposentadoria do meia. Pena que chegou meio “estourado” no futebol brasileiro, mas ainda assim conquistou dois títulos nacionais com a camisa do Fluminense. Onde passou, foi campeão.