Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

UM SHOW DE NEYMAR NA VILA BELMIRO


O Santos se recuperou da derrota na estreia da Taça Libertadores da América ao vencer o Internacional (outro fortíssimo postulante ao título) por 3 a 1 na Vila Belmiro. Quem deu show foi o atacante Neymar, autor dos três gols santistas nesta noite. Leandro Damião, companheiro da “Joia” no ataque da Seleção Brasileira, descontou para os gaúchos.

O que decepcionou foi o público. Falavam em ingressos esgotados, mas pouco mais de 12 mil pessoas acompanharam a partida.

Neymar, mais uma vez, entrou em campo com o filho Davi Lucca no colo e desta vez o menino viu um baile do paizão. Diferentemente da atuação discreta do último domingo, no clássico contra o Corinthians.

O Colorado pagou pela covardia do técnico Dorival Junior que escalou três volantes (Guiñazu, Elton e Bollatti) e ainda barrou o atacante Dagoberto. Apenas Damião estava na frente.

O jogo começou com as duas equipes bem equilibradas. Parecia que ambos estavam vendo o que o adversário iria fazer.

O primeiro chute ao gol foi dos donos da casa. Neymar passou facilmente por Rodrigo Moledo. Por falar nisso, o atacante fez o que quis com o zagueirão. A bola chegou para Ibson, mas o chute saiu torto e para fora.

O Santos tocava melhor a bola e abriu o placar aos 18 minutos. Após pênalti de Índio em cima do atacante Borges. Neymar foi para a cobrança e deslocou o goleiro Muriel.

Pouco depois, o craque do Santos acertou a trave do Internacional após receber passe de Arouca. Muriel já estava batido na jogada.

O time gaúcho praticamente não atacou na primeira etapa. Já o Alvinegro Praiano poderia ter saído com um resultado mais amplo.

No segundo tempo, aos nove minutos, a jogada mais bonita da partida e uma das belas da temporada. Neymar pegou a bola no campo de defesa, percorreu 65 metros, passou por vários marcadores e fez o que podemos chamar de golaço! Neymar é mesmo imarcável.

Dorival Junior resolveu fazer duas mexidas, mas errou ao colocar Dagoberto na vaga de D’Alessandro que não deveria ter saído pela qualidade técnica que possui. O também argentino Bollati deixou o gramado e deu lugar para Tinga.

O Inter cresceu e chegou a diminuir com Leandro Damião após passe de Oscar, mas um minuto depois, Neymar voltaria a aterrorizar os gaúchos e marcou seu terceiro gol na partida ao novamente arrancar em velocidade e não ser parado por ninguém do Internacional.

O argentino Dátolo também foi para o jogo. Creio que não ficará na reserva por muito tempo, mas faltava força ao Internacional. O Santos administrou a vantagem e, merecidamente, conseguiu a primeira vitória nesta edição da Libertadores e com direito a show do cracaço Neymar que homenageou o filho, Davi Lucca.

UM TIME E UM JOGADOR DE OUTRO PLANETA


O Barcelona recebeu o Bayer Leverkusen no jogo de volta das oitavas de final da Champions League e não teve piedade ao golear por 7 a 1. O maior destaque foi, para variar, Lionel Messi que marcou “só” cinco vezes. Algo inédito na competição. Show no Camp Nou! O Time catalão não perde em casa há 50 jogos.

Mesmo desfalcado do capitão Puyol, Abidal e do atacante Alexis Sánchez, Pep Guardiola não teve problemas para escalar o time. Mascherano (na zaga), Adriano e Pedro Rodríguez foram os substitutos. No time alemão, o maior destaque é o ex-flamenguista Renato Augusto.

A partida começou e, mesmo com a boa marcação alemã, o Barça sempre encontrava espaços para trocar passes. A melhor opção era pela direita com Daniel Alves.

A primeira chance de gol foi após lindo lançamento de Fàbregas (jogou demais) para Messi que matou no peito e chutou de bate pronto, mas o goleiro Leno fez difícil defesa. Era dia de "La Pulga".

Aos 25 minutos não teve escapatória. O cerebral Xavi lançou e Messi, logo ele, estava livre. O argentino avançou e deu um lindo toque por cobertura na saída do arqueiro alemão. Dois minutos depois, quase que Lionel faz mais um, mas a bola explodiu na zaga.

Aos 42 minutos, novamente apareceu Messi que recebeu pelo lado direito, limpou a marcação e chutou forte e rasteiro para marcar mais um. Leno apenas ficou olhando.

O terceiro poderia ter saído no último minuto, mas o goleiro salvou. Primeiro em finalização de Fàbregas e depois com Pedro.

O Bayer até que não estava atuando de forma covarde, mas faltava qualidade. O azar foi ter de encarar o Barcelona tão cedo na competição. Se fosse outra equipe, poderiam ter chegado às quartas.

No segundo tempo, aos quatro minutos, mais uma pintura de Messi no terceiro gol. Fàbregas lançou e o argentino deu mais um lindo toque por cima. Golaço!

Logo depois, Guardiola resolveu poupar Xavi e Iniesta colocando a garotada em campo e deu certo. Aos 10, Tello recebeu na esquerda, avançou e tocou na saída de Leno para marcar o quarto gol catalão.

E Messi estava mesmo nos seus melhores dias. Após bater cabeça, a zaga do Bayer facilitou e o gênio fez mais um ao chutar cruzado.

O Barça não parava. É uma máquina. Daniel Alves tocou e Tello fez mais um ao chutar e contar com desvio da zaga do Bayer. Mas o goleiro falhou.

Aos 39 minutos, um gol para entrar para a história. Messi recebeu na intermediária e fez mais um. Esta foi a primeira vez que, na Champions League, um atleta marca cinco gols em um só jogo. Este foi o 12º gol do astro em sete jogos na Champions League.

No final do jogo, Tello poderia ter feito mais um, mas perdeu na frente de Leno. Seria o nono deste fantástico time. No último minuto, o gol de honra dos alemães e foi bonito. Bellarabi colocou no ângulo de Victor Valdés. Até Pep Guardiola aplaudiu o gol do Bayer Leverkusen que mesmo tomando uma surra, em nenhum momento apelou para a violência.

Como é bom ver um jogo do Barcelona. Fico ainda mais apaixonado por futebol. Este time realmente não é desse planeta!

Outro Resultado: APOEL (classificado) 1 x 0 Lyon

VEM AÍ A COPA DO BRASIL 2012


Começa nesta quarta-feira, a Copa do Brasil que chegará a 24ª edição neste ano. A competição não contará com os clubes brasileiros que estão na Taça Libertadores da América. Casos de Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Vasco da Gama (atual vencedor do torneio). Em 2013, os times disputarão a Copa do Brasil, mesmo que estejam classificados para a Libertadores, mas entrarão nas oitavas de final do segundo torneio mais importante do futebol brasileiro.

O São Paulo que chegou a estar na Libertadores por sete anos seguidos, assim como no ano passado, terá de jogar a competição nacional. Outro que não costumava aparecer está de volta. É o Cruzeiro que esteve ausente das quatro últimas edições.

A Copa do Brasil segue sendo disputada por 64 clubes no mesmo regulamento e todos os estados brasileiros possuem representantes. Por isso é considerada a competição mais democrática do país.

Entre os maiores vencedores, Cruzeiro e Grêmio, cada um com quatro conquistas estarão em 2012. Dentre os grandes que buscam a conquista inédita estão Atlético-MG, Botafogo e São Paulo. Por Estado, o mais vitorioso é o futebol paulista com sete troféus (três do Corinthians e mais Palmeiras, Paulista, Santo André e Santos).

O futebol carioca, além do Botafogo, estará representado por Boavista e Madureira. O time da Região dos Lagos enfrenta o América-MG na primeira fase. O Tricolor Suburbano pega o Criciúma, enquanto o Alvinegro é super favorito contra o Treze.

Não vou ficar em cima do muro e, antes do início do torneio, darei o meu palpite sobre os principais favoritos. Apostaria no Grêmio como o time a ser batido, mas não descartaria o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari e nem o São Paulo de Emerson Leão. Felipão e São Paulo são copeiros toda vida. O Grêmio também adora o mata-mata e agora está sob o comando de Vanderlei Luxemburgo que precisa de um título importante para se reerguer no cenário nacional.

Com certeza, teremos surpresas. A Copa do Brasil tem essa característica. Quem não se lembra do Criciúma de Felipão (1991), Juventude (1999), Santo André (2004), Paulista de Jundiaí (2005) e Sport (2008)? Todas estas equipes venceram a competição sem ninguém esperar. Mas não aposto que um time de menor tradição fique com o caneco nesta temporada. Mas sempre tem um que chega longe. Aguardemos!

MESMO PERDENDO DOIS PÊNALTIS, VASCO VENCE NA LIBERTADORES

O Vasco, jogando de azul, se recuperou da derrota na estreia da Taça Libertadores da América e derrotou o Alianza Lima, em São Januário, por 3 a 2. Muitos pensavam que seria mais fácil. Talvez até fosse, mas o artilheiro Alecsandro perdeu dois pênaltis e a torcida teve de sofrer até o final para comemorar a primeira vitória na competição internacional.

As duas equipes entraram em campo vindo de derrota no primeiro jogo e ambas buscavam a recuperação, mas o time brasileiro sempre foi favorito. A equipe peruana é bem fraquinha.

Cristóvão Borges, mais uma vez, não escalou Juninho e Felipe juntos. Apenas o primeiro foi titular. Já o "Maestro" entrou na etapa final e foi um dos melhores em campo com bons passes e dribles, tanto que teve o nome gritado pela torcida após a partida.

A melhor jogada vascaína era abrir o jogo na direita, apostando na velocidade de Willian Barbio, livre de marcação. Esta foi a primeira chance de perigo, mas Alecsandro chegou um pouco atrasado e não conseguiu concluir.

Os peruanos não assustavam. Até que em um chutão para frente, o zagueiro Rodolfo foi traído pelo quique da bola e perdeu na velocidade para Charquero que bateu e abriu o marcador em São Januário. Foi a senha para a torcida "pedir a cabeça" do defensor que falhou mais uma vez. Rodolfo não está nada bem desde que chegou ao clube.

Para sorte do Vasco, o empate não tardou e saiu graças a jogada com Barbio que foi a linha de fundo e cruzou para trás, o zagueiro do Alianza, Ramos, vinha na corrida e mandou contra o próprio patrimônio.

Alecsandro marcaria pouco depois, mas como estava em posição ilegal, o lance foi corretamente anulado pelo árbitro Diego Abal. No final do primeiro tempo, Dedé avançou e por pouco, Alecsandro não marcou.

Na etapa final, o Vasco voltou com duas mexidas. O zagueiro Douglas foi para o jogo na vaga do vaiado Rodolfo e Felipe, tão pedido pelos torcedores, entrou no lugar de Eduardo Costa.

A primeira jogada de ataque do Vasco foi com Willian Barbio e o goleiro Libman fez a defesa, mas no rebote, a bola tocou na mão de Carmona. Pênalti marcado e cartão vermelho para o zagueiro do time peruano. Alecsandro bateu, escorregou e a bola tocou no travessão e não entrou.

O time brasileiro tinha um a mais em campo e dava a impressão de que logo marcaria o segundo gol. Juninho, em cobrança de falta, acertou o travessão de Libman.

Até que aos 14 minutos, após escanteio cobrado por Fagner, Dedé subiu mais do que todo mundo e testou, com segurança, para colocar o Vasco na frente do marcador e a torcida foi à loucura com o gol do "Mito".

Logo depois, Alecsandro marcaria de cabeça, mas novamente estava em impedimento. Estava se colocando mal o matador da Colina.

Aos 23 minutos, mais um pênalti a favor do Vasco e a torcida pedia por Alecsandro que teria a chance de se redimir, mas o centroavante novamente bateu mal e Libman fez a defesa. A bola ainda tocou na trave. Não era a noite de "Alecgol".

Para sorte, o argentino Diego Abal marcaria um terceiro pênalti para o Vasco. Desta vez, chega de Alecsandro! Juninho foi para a bola e fez o gol, trazendo alívio para os torcedores que até gritaram por Alecsandro, mas desta vez, só depois da cobrança executada.

Quando todos pensavam que não teríamos mais nada no jogo, a zaga do Vasco falhou e, aos 40 minutos, o atacante Fernandez, chamado de Ibrahimovic do Alianza, diminuiu.

O jogo ficou tenso até o final, mas o time da casa passou a tocar a bola e esperou pelo apito final do juiz. No fim, tudo foi festa. Até Alecsandro que perdeu duas penalidades máximas, teve o nome gritado e saiu de campo após jogar a blusa para os torcedores.

Mas os vascaínos que não se enganem. O Grupo 5 é bem complicado e, contra o Alianza Lima, era jogo para ser vencido até com certa tranquilidade. Parece que a paciência da torcida e de Cristóvão Borges com Rodolfo chegou ao fim. E muitos vão contestar a não escalação da dupla Felipe - Juninho daqui para frente.