Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MAIS DUAS QUEDAS NO BRASILEIRO


A 20º rodada do Campeonato Brasileiro ainda nem terminou e já fez duas vitimas.

Após a derrota para o Fluminense no Engenhão, a paciência da diretoria do Ceará chegou ao fim e Mário Sérgio foi demitido após um mês no Alvinegro.

Na estréia pelo Vozão, Mário Sérgio derrotou o Grêmio, mas esta foi a única vitória sob o comando do treinador. Foi também a única vez em que o Ceará conquistou os três pontos desde o retorno da Copa do Mundo. Com isso, o time caiu da 3º para a 11º colocação (e a rodada ainda não terminou).

Sempre fui contra Mário Sérgio. Nunca o vi fazendo um bom trabalho, mas acho que a diretoria do Ceará está perdida. O clube já vai para seu quarto treinador em apenas 20 rodadas.

Quem também terá novo técnico é o Vitória. Toninho Cecílio não resistiu ao empate em casa diante do Palmeiras. No caso de Cecílio, acho que o resultado não foi o fator preponderante para a queda.

Na semana passada, o técnico discutiu asperamente com o lateral Egidio e no jogo contra o Palmeiras, a briga foi com um jornalista.

Toninho Cecílio comandou o time em nove oportunidades e conseguiu três vitórias, três empates e mais três derrotas.

A diretoria baiana já sonda alguns nomes. Emerson Leão pode voltar ao clube. Ricardo Gomes, ex-São Paulo e Toninho Cerezo que deixou o Sport há pouco tempo também surgem como opções.

A VOLTA DO ORIENTE MÉDIO PODE SER UM PESADELO PARA OS TORCEDORES


Muitos jogadores consagrados no futebol brasileiro procuram a independência financeira no Oriente Médio e todos eles voltam ao Brasil tempos mais tarde. Só que na Arábia ou no Catar, o ritmo é bem mais tranquilo. Lá são menos treinos, jogo só uma vez por semana e a cobrança e responsabilidade são mínimas.

Ao voltarem para o Brasil, os atletas sentem a diferença na carga de treinamentos, no número de jogos e por isso não rendem. Podemos observar este fenômeno com três atletas que chegaram para reforçar suas equipes no Campeonato Brasileiro, mas que até agora não entraram em forma e não conseguem produzir.

No Vasco, Felipe voltou com status de Maestro. Agora o camisa 6 da Colina está machucado, mas antes de se contundir, não fez uma boa partida sequer e ainda foi um dos principais responsáveis pelo gol de empate do Fluminense no Maracanã.

Ainda no futebol carioca, Renato Abreu voltou ao Flamengo para ocupar seu lugar de guerreiro, mas é visível a falta de forma do Urubu-Rei. Renato Abreu só entra em campo para cobrar faltas e nem isso acertou ainda. Renato anda em campo e não consegue nem achar um posicionamento ideal.

No Palmeiras, o Mago Valdivia retornou para pegar seu lugar de ídolo de volta, mas o chileno também está mal demais. No Al Ain, Valdivia era o cara, mas no Palmeiras, estava sendo substituído em todos os jogos e na última rodada, Felipão barrou o Mago.

O que será que acontece com estes jogadores? Ninguém pode questionar a qualidade técnica de Felipe, Renato Abreu e Valdivia, mas futebol brasileiro é muito diferente do Oriente Médio.

Uma exceção entre os atletas que vieram do Oriente Médio é o Sheik Emerson. Esse sim chegou jogando muita bola e metendo gol. Em oito jogos, Emerson marcou sete vezes. Talvez se explique pelo fato de ter passado menos tempo por lá. Emerson saiu do Flamengo em 2009 e voltou ao Brasil em 2010. Já os outros casos são de atletas que ficaram muitos anos esquecidos e acomodados no Catar.

MAIS UMA DERROTA DO FLAMENGO


A coisa se complica mais a cada dia para o Flamengo. Desta vez atuando no Morumbi, o time foi derrotado por 2 a 0 para o São Paulo e a zona de rebaixamento é algo bem palpável na Gávea.

Além de não marcar gols, o time segue sem vencer no campeonato. Nem a mudança de dupla de ataque é capaz de fazer o time melhorar, mas a baixa produtividade no meio campo é a explicação para o setor ofensivo estar tão mal.

O São Paulo estava apenas com um atacante em campo (Fernandão). O técnico Sergio Baresi não podia contar com Dagoberto, Fernandinho e Ricardo Oliveira, todos machucados. No Flamengo, mais uma vez Silas escalou três volantes e Renato Abreu, que está visivelmente fora de forma, na armação. Petkovic estava no banco de reservas.

Logo no inicio do jogo, os donos da casa saíram na frente. Marcelinho (craque do jogo) lançou e Marlos saiu na frente de Marcelo Lomba. O são-paulino ainda driblou o goleiro antes de mandar para o gol.

Na sequência quase que o Flamengo empata em um chutaço de Willians que passou muito perto do gol de Rogério Ceni que completou 20 anos de São Paulo.

Sem meio campo, Silas mexeu rapidamente no time. Colocou o improdutivo Vinicius Pacheco no lugar de Correa que não gostou nada de ter saído tão rápido. Será que Silas está perdido no comando do Flamengo?

O São Paulo quase marcou o segundo com Fernandão que ganhou no alto e cabeceou uma bola no travessão de Lomba.

Parecia que nada poderia piorar, mas Diogo fez questão de deixar a situação do Flamengo caótica. Em um minuto, o atacante recebeu cartão amarelo por falta violenta e logo depois simulou um pênalti de forma absurda e acabou sendo expulso pelo árbitro Alício de Pena Junior. Que atitude infantil de Diogo.

E tudo piorou mesmo. Logo depois, Fernandão ganhou mais uma no alto e fez o segundo gol. No inicio da jogada, Jean saiu jogando errado e Ronaldo Angelim se abaixou em vez de disputar no alto com o atacante do São Paulo. Está tudo errado no Flamengo.

No segundo tempo, previa uma goleada, mas Sergio Baresi vencendo o jogo e tendo um jogador a mais, inexplicavelmente, colocou mais um zagueiro em campo. A alteração chamou o Flamengo para o ataque e os cariocas melhoraram.

Léo Moura chegou a mandar uma bola na trave em excelente cobrança de falta. Willians também teve boa chance. Silas tirou Renato Abreu (muito vaiado) e Deivid para colocar Petkovic e Diego Mauricio. O Drogbinha até que fez algumas jogadas, mas a defesa do São Paulo levava a melhor na maioria dos lances.

Por pouco, Marcelinho não fez um gol de placa ao passar por três marcadores na ponta esquerda e chutar em cima de Marcelo Lomba. Talvez a melhor opção seria rolar para Fernandão, mas pela linda jogada feita, o menino tinha que buscar o gol mesmo.

No último minuto quase que Jean diminui de cabeça, Rogério Ceni fez linda defesa. Uma defesa de placa.

A situação do Flamengo não é nada boa. Já falava que a culpa não era apenas de Rogério Lourenço. Se o Rubro-Negro não vencer o Vitória, sábado no Engenhão, a zona de rebaixamento deve virar uma realidade. Já o São Paulo chegou a terceira vitória seguida. Já são cinco jogos sem derrota do tricolor. Será que o Jason vai voltar a incomodar?

COMO É BOM VOLTAR A VENCER

Depois de três jogos, o Fluminense voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. A vítima foi o Ceará que segue mal das pernas no torneio. Os cariocas não tiveram dificuldades para bater os nordestinos por 3 a 1. O melhor de tudo foi que o tricolor aumentou para três pontos a diferença sobre o Corinthians que empatou nesta rodada.

Sem contar com Emerson, Muricy Ramalho jogou apenas com um atacante. Valencia estreou na cabeça de área ao lado do garoto Fernando Bob. Conca e Deco foram os responsáveis pela armação da equipe no Engenhão.

O líder do campeonato estava implacável. Aos seis minutos, Mariano tentou cruzar e a bola foi direto no gol de Michel Alves que falhou no lance. O argentino Conca voltou a jogar bem, foi o melhor em campo e deu lindo passe para o centroavante Washington ampliar para o Flu.

Não demorou muito e a jogada se repetiu. De Conca para Washington e de Washington para as redes. Este foi o oitavo gol do Coração Valente na competição. A goleada poderia ter tido mais um gol se Mariano não tivesse desperdiçado boa chance no fim da etapa inicial.

No segundo tempo, o Fluminense deu uma relaxada, mas o Ceará não assustava. O time nordestino estava atônito em campo. Conca quase deixou o seu após driblar o goleiro adversário, mas o chute saiu torto.

Da metade para o fim do segundo tempo, o Ceará melhorou e passou a ter maior posse de bola e chegou merecidamente ao gol com Geraldo que tocou por baixo de Fernando Henrique aos 44 minutos. Antes disso, o arqueiro tricolor havia feito linda defesa em conclusão do atacante Kempes. No fim, a torcida gritou o nome do goleiro que falhou na derrota diante do Guarani na última rodada.

O Fluminense devolveu com juros a derrota sofrida no primeiro turno e segue bem e ponta da tabela. Já o Ceará que chegou a ficar grande parte do torneio no G4, já começa a se preocupar com o G4 do mal.

Outros Resultados: Grêmio 2 x 0 Atlético-GO; Goiás 3 x 1 Guarani; Vitória 1 x 1 Palmeiras; Cruzeiro 1 x 0 Internacional e Atlético-PR 1 x 1 Corinthians.