Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

UMA ESCOLHA PRECIPITADA


O atacante Taison, ex-Internacional e recém campeão da Taça Libertadores da América pelo clube gaúcho, foi apresentado no Metalist-UCR.

O brasileiro de apenas 22 anos foi vendido por seis milhões de euros, assinou por cinco anos e terá a companhia dos compatriotas Edmar (desconheço), Fininho (ex-Corinthians) e Cleiton Xavier (que estava no Palmeiras) que é o camisa 10 do clube que terminou o último campeonato ucraniano na terceira posição. Nesta temporada, o Metalist está na sexta colocação no Nacional.

Está certo que todo jogador sonha em jogar na Europa, mas acho que Taison deveria ficar mais tempo no futebol brasileiro e esperar uma proposta de um centro mais forte. Jogar no futebol da Ucrânia pode fazer com que o atleta desapareça do mapa, assim como já aconteceu com Cleiton Xavier que chegou até a ser convocado para a seleção de Dunga em uma única oportunidade, mas depois de se mandar para a gelada Ucrânia, ninguém sabe como ele anda por lá.

Taison surgiu muito bem em 2009 e no início deste ano teve uma queda de rendimento, mas já estava voltando a boa forma e era titular de um dos melhores clubes do Brasil. Sem contar que o jogador vai perder a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes pelo Internacional, em dezembro, em Dubai.

Acredito que Taison se precipitou ao querer se aventurar na Ucrânia e o Internacional também poderia ter esperado um pouco mais que talvez conseguisse uma venda futura por um valor superior aos seis milhões de euros que arrecadou nesta negociação.

FLU EMPATA MAIS UMA EM CASA E O ANIVERSARIANTE CORINTHIANS AGRADECE


A gordura que o Fluminense tinha na dianteira da tabela vai se perdendo a cada rodada. Está certo que o Corinthians não atuou nesta 18º rodada, só que mais um empate no Maracanã (o terceiro seguido), desta vez contra o Palmeiras faz com que o Fluminense não abra tanta vantagem sobre o Timão. No final, Fluminense 1 x 1 Palmeiras.

A primeira chance de gol foi do Verdão com Rivaldo que cabeceou para o chão, mas Fernando Henrique salvou com os pés. Só que aos 15 minutos, Emerson, o sheik dominou um chute na pequena área e tirou com categoria do goleiro Marcos para abrir o placar para os cariocas.

O Palmeiras não se abateu com o revés e tocava bem a bola, sem se desesperar. Muricy Ramalho perdeu o volante Diogo contundido. Belletti entrou em seu lugar.

No primeiro tempo, o jogo não teve tantas chances de gol e o Fluminense foi para o intervalo com a vantagem que lhe faria abrir seis pontos na liderança do campeonato.

Na volta, a equipe tricolor veio desatenta e o Palmeiras que conta com jogadores experientes, casos de Marcos Assunção, Valdívia e Kleber chegava várias vezes no ataque. Fernando Henrique estava seguro, mas a zaga andava batendo cabeça. Leandro Euzébio quase fez o segundo, mas Marcos salvou os paulistas.

Aos 46 minutos, o mesmo Leandro Euzébio foi expulso e o Palmeiras não desistiu de buscar a igualdade que veio aos 48 minutos em bola levantada na área em que Edinho ajeitou de cabeça e Ewerthon decretou o gol que serviu de presente para o maior rival palmeirense, o centenário Corinthians.

Pelo que jogou o Fluminense, a vitória não seria tão justa. O maior problema do tricolor é esse, quando o time sai na frente, logo recua e chama o adversário para seu campo. Foi dessa forma contra Vasco, São Paulo e Palmeiras, os três empates seguidos no Maracanã.

Por falar em Maracanã, esta foi a despedida do Fluminense atuando no estádio que fechará na próxima rodada e só deve voltar a receber partidas em 2013.

LIGADO SINAL DE ALERTA NO FLAMENGO


Na estreia do técnico Silas, o Flamengo continuou sem fazer gols e perdeu mais uma, desta vez por 1 a 0 para o Cruzeiro com o Estádio Parque do Sabiá em Uberlândia lotado pelas duas torcidas.

O ataque do Fla foi formado por Val Baiano (até quando vão insistir com ele?) e Diego Mauricio, mas o setor não marca gol desde 21 de julho. De lá para cá, já foram sete jogos e os atacantes do Flamengo não marcaram um gol sequer.

Logo no início do jogo, o Flamengo já mostrou nervosismo. Ao receber uma bola recuada, Marcelo Lomba se enrolou todo e quase deu um gol de presente para o Cruzeiro. Mas o gol viria logo a seguir. Thiago Ribeiro chutou em cima de Lomba, mas na sobra Fabrício chutou e Robert esperava no segundo pau apenas para escorar para as redes.

O Cruzeiro poderia ter aumentado, mas Marcelo Lomba fez duas boas defesas. O Flamengo, mais uma vez não tinha um meio campo criativo. Petkovic e Renato Abreu parecem estar sem ritmo de jogo ideal e os mineiros dominavam o setor. Fabrício e Montillo tomavam conta do jogo. Pelo Flamengo, o único que tentava algo era Correa e foi dele a melhor chance do time no jogo. Correa recebeu na frente no fim do primeiro, na cara de Fabio, mas chutou para fora. Robert ainda teve mais uma oportunidade, mas Marcelo Lomba levou vantagem.

No segundo tempo, o Flamengo continuou com grandes dificuldades de atacar. Acho que até a dupla Diogo e Deivid estrear será esse terror.

O Cruzeiro passou a dosar o jogo, já que tomava conta da partida e pouco era ameaçado. Wallyson que tinha acabado de entrar poderia ter matado o jogo, mas o chute saiu torto. Diego Renan teve duas chances seguidas e não conseguiu fazer o segundo. O Flamengo ainda teve o zagueiro Jean expulso após derrubar Thiago Ribeiro perto da área. O argentino Montillo seguia levando o time do Flamengo à loucura.

Silas mal chegou e já perdeu a paciência com os atacantes do Flamengo, tanto que sacou Val Baiano para colocar o volante Fernando e o colombiano Borja e Leandro Amaral também foram ao campo, mas nada fizeram.

No fim do jogo, os torcedores do Cruzeiro começaram a gritar olé e a Raposa só não marcou mais um porque Correa (melhor jogador do Fla) tirou uma bola em cima da linha.

O Flamengo segue sem vencer e a zona de rebaixamento já se aproxima perigosamente. O Cruzeiro foi a quarta colocação e figura na zona da Libertadores da América.