Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FALCAO GARCIA GARANTE COLÔMBIA NA COPA

A Colômbia é a segunda representante da América do Sul que garante vaga na Copa do Mundo, através das Eliminatórias. Os colombianos não disputavam um Mundial desde 1998, na França.

A geração é tida como umas das melhores dos últimos tempos. Os comandados de José Pekerman contam com os gols de Falcao Garcia para fazer bonito por aqui ano que vem. Há quem diga que o time chega a ser superior àquele de Rincón, Valderrama e Asprilla de 1994.

A vaga foi sacramentada com uma grande reação, em Barranquilla. O Chile chegou a abrir 3 a 0 com os medalhões Alexis Sánchez (duas vezes) e Vidal. Mas os donos da casa mostraram que não estão atrás apenas da Argentina, por acaso. No segundo tempo, após a expulsão de Carmona, Teo Gutiérrez diminuiu e Falcao Garcia marcou duas vezes, em cobranças de pênalti e deixou tudo igual. Se vencesse, os chilenos estariam no Mundial com uma rodada de antecedência, mas eles virão. Só falta oficializar. Jorge Sampaioli (ex-La U) é muito bom técnico e faz grande campanha.

A última vaga direta da América do Sul ficará entre Equador e Uruguai. O mais provável é que os bicampeões mundiais precisem da repescagem contra a Jordânia para carimbar o passaporte.

ALEMÃES, BELGAS E SUIÇOS COMEMORAM VAGA NA COPA DO MUNDO

Mais três seleções europeias garantiram vaga para a Copa do Mundo de 2014. Alemanha, Bélgica e Suiça estarão por aqui no ano que vem. Nenhuma novidade. Já era esperado que os três conseguissem a vaga nesta penúltima rodada.

A Alemanha não teve problemas para derrotar a Irlanda por 3 a 0 com gols de Khedira, Schürlle e Özil. O time de Joachim Löw fica em primeiro e manda a Suécia de Ibrahimovic para a repescagem.

A Bélgica, tida como a sensação da Europa, venceu a Croácia por 2 a 1 em Zagreb com dois gols do "tanque" Lukaku. Os belgas são muito fortes. Não é exagero afirmar que chegarão longe no Mundial (podem até ser cabeça de chave). Que geração tem o técnico Marc Wilmots (capitão em 2002 na última participação em Copas quando caíram diante do Brasil nas oitavas de final).

A Suiça, que derrotou recentemente a Seleção Brasileira, mostrou força ao se classificar de forma antecipada após vencer a Albânia fora de casa. O grande destaque é o meia Shaqiri, que fez um dos gols. Lang marcou o outro. A chave não era forte. Islândia e Eslovênia vão brigar para ver quem vai à repescagem.

Das 13 vagas destinadas à Europa, cinco já têm dono. Itália e Holanda já tinham se garantido. Espanha, Inglaterra e Rússia estão por detalhes e vão se classificar na próxima terça-feira. Já França e Portugal terão de jogar a perigosa repescagem.

MARQUINHOS AGRADECE INTERESSE LUSO, MAS SONHA COM A AMARELINHA

O zagueiro Marquinhos, sucesso no futebol europeu com a camisa do Roma e agora no Paris Saint Germain, afirmou que sonha em defender a Seleção Brasileira. Na última semana, chegou a ser noticiado que o defensor poderia jogar por Portugal caso houvesse um convite, já que tem passaporte comunitário.

Aos 19 anos, o atleta é visto com potencial para ser um dos melhores da posição em um futuro não muito longínquo. 

Revelado pelo Corinthians, onde pouco teve oportunidade na equipe titular, Marquinhos chegou ao Roma que pagou pouco mais de oito milhões de reais. Depois de ser titular na temporada passada, o PSG abriu os cofres e desembolsou 32 milhões de euros. Fazendo do brasileiro, a quarta contratação mais cara da história se tratando de zagueiros. 

É evidente que há uma vaga em aberto na Seleção Brasileira para compor o quarteto de zagueiros que jogarão a Copa do Mundo. Dante, David Luiz e Thiago Silva são nomes certos. Dedé, Henrique e Réver vem se alternando nas convocações. Acho que seria válida uma oportunidade para Marquinhos, mas não o levaria para o Mundial. É muito novo. Terá pela frente ainda algumas Copas. Talvez, em 2018 seja nome garantido.