Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FIM DO CASAMENTO



O Vasco perdeu o seu técnico para a próxima temporada. Em reunião realizada nessa manhã na Barra da Tijuca, a diretoria do clube e Dorival Junior acharam melhor dar um ponto final no contrato que iria até dezembro. O treinador permaneceu 11 meses no clube e se despede na partida contra o Ipatinga, válida pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Dorival foi o treinador mais bem pago no Vasco nessa década. Ganhava em torno de R$ 280 mil mensais e ainda teria pedido uma valorização para continuar. A tendência é que o treinador acerte com o Grêmio para 2010. O clube gaúcho estava só esperando um desfecho para voltar a insistir na contratação de Dorival.

Acho que o treinador arriscou muito ao sair do Vasco. Dorival já conhecia tudo no clube e era querido pela torcida, que nas últimas partidas vinha pedindo pela permanência do treinador. Não lembro de um técnico do Vasco que tenha tido seu nome gritado entre os torcedores no Maracanã lotado. Mas em compensação, parece que o clube não atendeu aos pedidos do comandante. Dorival queria uma estrutura, já que o clube foi despejado do Vasco-Barra.

Mas se realmente acertar com o Grêmio, Dorival deve ganhar mais poderes do que ser um simples técnico. O time gaúcho pensa em oferecer ao treinador a coordenação das divisões de base do clube.

A diretoria do Vasco, agora corre contra o tempo para anunciar um novo nome, até porque as contratações só começarão depois da chegada de um técnico. Os dirigentes pretendem acertar com um profissional em até uma semana e alguns já são ventilados na Colina. O perfil procurado é semelhante ao de Dorival Junior. Paulo César Gusmão, que subiu com o Ceará, é amigo pessoal de Roberto Dinamite e pode pintar no cruzmaltino. Celso Roth e Joel Santana também são nomes fortes, mas Roth ainda está na disputa do Brasileiro pelo Atlético-MG e briga por uma vaga na Libertadores. Já Joel, desempregado desde que deixou a Seleção da África do Sul, teria recebido um convite de Romário para comandar o América no Campeonato Carioca do ano que vem. Com certeza teremos novidades em breve.

OS MELHORES DA SÉRIE B


O Campeonato Brasileiro da Série B chega ao fim amanhã com final feliz para os torcedores do Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO.

Esta foi a quarta edição da Segundona disputados em pontos corridos. E como é tradição em todo fim de competição, eu vou listar aqui no Futebol em Foco os melhores da Série B e espero que os leitores também dêem palpite sobre os craques da Segundona. Até porque todo mundo deve ter acompanhado o campeonato.

Vou divulgar os 11 melhores em minha opinião, mas sei que vão ficar jogadores de fora, por exemplo, alguns não entraram na minha seleção, mas merecem destaques pelo que fizeram na competição.

O goleiro-artilheiro Marcio do Atlético-GO, além de ser seguro embaixo do gol, costuma guardar uns golzinhos de falta. Nesta edição, o goleirão fez três, um deles no clássico contra o Vila Nova. O lateral Ramon do Vasco, também fez uma excelente competição, assim como os volantes Léo Mineiro do Guarani e Pituca do Atlético-GO, o meia Leandro Chaves do Duque de Caxias e os atacantes Schwenck do Figueirense, Juninho do Atlético - GO e a dupla Fabinho e Caíque do Guarani. Dentre os técnicos, o vascaíno Dorival Junior fez um bom trabalho, mas não foi o melhor para mim.

Este é o meu time ideal na Série B: Fernando Prass (Vasco), Maranhão (Guarani), Antônio Carlos (Atlético-GO), Bruno Rodrigo (Portuguesa) e Egídio (Figueirense); Somália (América-RN), Robston (Atlético-GO), Geraldo (Ceará) e Fernandes (Figueirense); Carlos Alberto (Vasco) e Rafael Coelho (Figueirense). Técnico: Paulo César Gusmão (Ceará). Craque: Robston (Atlético-GO).

E aí o que acharam? Gostariam de ter algum dos jogadores citados em seus clubes em 2010?

SILAS NÃO CONTINUA NO AVAÍ EM 2010


Chegou ao fim a história de Silas no comando do Avaí. Em nota oficial divulgada hoje, o treinador disse que ele e o clube não chegaram a um acordo para renovar o contrato para 2010.

Depois do Campeonato Brasileiro, Silas vai fazer um estágio no Real Madrid e em janeiro com certeza estará empregado em alguma equipe grande do futebol brasileiro. Propostas não vão faltar.

O Avaí perde muito com a saída de Silas. Em minha opinião, Silas foi disparado o melhor técnico do Brasileirão. Tem o meu voto como melhor treinador. Se não fosse ele, este time do Avaí estaria brigando para não ser rebaixado.

O Grêmio, que desistiu oficialmente de Dorival Junior pode ser o novo time de Silas. Mas tenho certeza que se não for o Grêmio, algum outro grande time do cenário nacional vai procurar pelo técnico. Se é que já não procurou.

Silas seria um nome interessante no futebol carioca. Fluminense e Botafogo não devem manter seus treinadores para o ano que vem. Estevam Soares balança no Botafogo e Cuca não deve querer continuar no Flu. O Vasco, se não se acertar logo com Dorival vai acabar perdendo o técnico. Apenas Andrade parece ter emprego garantido para 2010 no Rio de Janeiro e Silas cairia muito bem em qualquer equipe carioca, ou melhor, em qualquer time do Brasil.