Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O ADEUS DO FENÔMENO

Aos 34 anos, sendo 18 de uma carreira vitoriosa e maravilhosa, o atacante Ronaldo anunciou a aposentadoria do futebol profissional. O Fenômeno já tinha decidido parar no fim deste ano, mas as fortes dores fizeram com que o planejamento fosse antecipado.

A eliminação na Taça Libertadores da América, maior sonho dos corintianos, pode ter tido reflexos na decisão do agora ex-jogador.

Ronaldo anunciou a decisão ontem à noite e convocou uma entrevista coletiva para dar detalhes sobre o término da carreira. Com o CT Joaquim Grava completamente lotado, o atacante com os dois filhos e acompanhado do presidente Andrés Sanchez reafirmou tal decisão.

Ronaldo ainda revelou que as suas constantes dores foram a principal vilã na carreira. O atacante também falou sobre sua dificuldade em se manter peso, gerado graças a um problema de hipotireoidismo, descoberto há quatro anos quando estava no Milan.

Muito emocionado, o atleta falou que sente muitas dores até ao subir uma escada e afirmou que perdeu para o corpo e foi vencido pelas dores. Quando lembrou de todas as lesões que teve na carreira, mais lágrimas.

Ronaldo agradeceu por todos os clubes em que atuou e fez uma homenagem em especial ao Corinthians ao chamar Andrés Sanchez de irmão. O atacante ainda se desculpou por não ter dado o título da Libertadores aos fiéis torcedores.

A carreira do R9 foi marcada por muitas conquistas. Na Seleção Brasileira, venceu as Copas de 1994 e 2002, além de ter chegado a final em 1998. O atacante ainda venceu a Copa América em 1997 e 1999 e mais uma Copa das Confederações de 1997. Nos clubes, mais títulos. O início de carreira foi no modesto São Cristóvão do Rio de Janeiro. Ao chegar no Cruzeiro, ganhou a Copa do Brasil de 1993 e o Estadual no ano seguinte.

Na Europa, a Copa dos Países Baixos Baixos no PSV em 1997, além da Copa da Espanha e a Recopa Européia pelo Barcelona em 1997. Na Internazionale, a Copa da UEFA em 1998. Só que onde mais venceu foi no Real Madrid com dois campeonatos espanhóis em 2003 e 2007, e ainda uma Champions League e o Mundial de Clubes em 2002 e mais uma Super Copa da Espanha de 2003.

Na volta ao futebol brasileiro com o Corinthians recém saído da Serie B, Ronaldo foi um dos principais nomes nas conquistas da Copa do Brasil e do Paulistão de 2009.

Pela FIFA, ganhou três prêmios de melhor jogador do mundo (1996/97 e 2002). Outro prêmio individual muito importante é a artilharia máxima na história de todas as Copas do Mundo. Em quatro edições de Mundial, Ronaldo marcou 15 gols e ultrapassou o francês Fontaine, antigo detentor das marca com um gol a menos.

Ronaldo foi um dos melhores centroavantes da história do futebol mundial. Pessoas de todas as épocas, não esquecem da qualidade de Ronaldo. Dos que vi atuar, logicamente, foi um dos tops. Vejo Romário como mais decisivo na área, mas é inadimissível não salientar a qualidade do centroavante que marcou muitas gerações e terá seu nome, merecidadamente, marcado no futebol mundial em todos os tempos.

Boa sorte a Ronaldo nesta vida fora dos gramados e que os gols, a conquista e a superação deste excelente jogador nunca sejam esquecidos. Para o bem dos amantes do futebol.

HE-MAN SALVA E FLU FICA EM PRIMEIRO DO GRUPO

O Fluminense entrou em campo no castigado gramado do Estádio da Cidadania em Volta Redonda precisando vencer o Madureira e torcer por um tropeço do Botafogo contra o Macaé para garantir o primeiro lugar do Grupo B e fugir de um confronto contra o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara e tudo deu certo graças ao atacante Rafael Moura que marcou o gol da vitória sobre o Tricolor Suburbano.

Muricy Ramalho escalou um time misto para o jogo. A principal novidade foi a volta de Ricardo Berna como camisa 1. Diego Cavalieri, muito criticado pela torcida, foi barrado. O zagueiro Digão, que estava muito tempo contundido, também estava de volta. Apesar de escalar time misto, o Flu contava com Conca e Fred, mas quem salvou foi o He- Man que marcou seu quinto gol em três jogos nesta volta ao Tricolor.

No primeiro tempo, pouca emoção. Na etapa final, já sabendo do resultado do Botafogo, o Fluminense foi a frente, mas esbarrava na boa atuação do goleiro Cléber que salvou em chute de Conca e em cabeçada de Digão. Souza também tentou, mas Cléber levou a melhor.

Estava difícil superar o arqueiro do Madura. O zagueiro Gum também não venceu Cléber. De tanto insistir saiu o gol da liderança. Conca cruzou e Rafael Moura mandou de cabeça para o fundo das redes e garantiu a vitória tricolor.

No Engenhão, o Botafogo tropeçou em mais um time pequeno. Desta vez no Macaé ao empatar em 1 a 1 e ficou com a segunda vaga do grupo.

Os macaenses ainda saíram na frente com um gol do atacante Robson em que a bola entrou lentamente no gol de Jefferson. Mas no início da etapa complementar, Renato Cajá, um dos destaques do Alvinegro no Carioca, empatou em bonita cobrança de falta.

Herrera, Cajá e Alex ainda tentaram, mas o jogo terminou empatado e agora teremos mais um confronto decisivo entre Flamengo e Botafogo que já se notabilizaram por duelar em jogos no Rio de Janeiro.

FLA 100%

O Flamengo venceu o Resende por 1 a 0 em Macaé e encerrou a Taça Guanabara com 100% de aproveitamento. Nas semifinais, o adversário será o Botafogo, algoz em 2010.

Ronaldinho Gaucho não esteve bem e fez, até agora, a pior partida com a camisa rubro-negra. O jogo começou com o Resende bem fechado, principal característica da equipe serrana que jogava por um empate para chegar às semifinais como segundo lugar do Grupo A.

O primeiro chute a gol do Fla só saiu depois dos 30 minutos com Léo Moura (melhor jogador do time), mas Eduardo defendeu.

No segundo tempo, Fernando chutou e Eduardo, mais uma vez, levou vantagem. O Resende ameaçou com Marcel e Felipe espalmou para escanteio em linda defesa.

Vanderlei Luxemburgo viu que faltava ofensividade ao Fla e lançou Negueba e Fierro nos lugares de Marquinhos e Willians e a mexida surtiu efeito. Aos 31, Léo Moura veio pelo meio, descolou excelente lançamento para Fierro que cruzou para Deivid se antecipar à marcação e marcar o gol da vitória.

Ronaldinho e Thiago Neves estavam apagados, tanto que Luxemburgo sacou R10 para dar chance ao garoto Muralha (destaque na Copa São Paulo de juniores).

O Resende precisava de um gol e foi ao ataque. Faltando dois minutos para o término, o zagueiro Anderson cabeceou e Felipe, milagrosamente, salvou o Fla e garantiu a sétima vitória no sétimo jogo do primeiro turno.

Com o gol do Boavista nos acréscimos para cima do Nova Iguaçu, o Resende caiu na Taça GB e a vaga ficou com a equipe de Saquarema.

Está certo que o Flamengo venceu todas as suas partidas, mas não convenceu na maioria delas. O melhor jogo do Fla no campeonato foi no primeiro tempo no clássico contra o Vasco. Nos últimos quatro confrontos, vitórias apertadas e por diferença mínima de gols.

O Flamengo tem que melhorar para chegar a final do primeiro turno. Até porque enfrentará Joel Santana e sua retranca, mas acho que o Rubro-Negro tem mais time e apostaria no Fla como favorito no duelo do próximo domingo.

Outros Resultados: América 0 x 9 Vasco; Cabofriense 2 x 0 Duque de Caxias; Americano 2 x 1 Volta Redonda; Nova Iguaçu 3 x 5 Boavista e Olaria 1 x 0 Bangu.