Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

GRANDE COMO É, URUGUAI VENCE ESTÁ NA FINAL DA COPA AMÉRICA

O Uruguai enfrentou o Peru em La Plata na abertura das semifinais da Copa América e venceu por 2 a 0 credenciando-se como o primeiro finalista da competição. A última vez em que o país chegou a disputar o título fora há 12 anos quando perdeu para o Brasil por 3 a 0. O rival do Uruguai será Paraguai ou Venezuela que se enfrentam nesta quarta-feira.

O time uruguaio é bem superior e conta com estrelas do futebol mundial, casos de Diego Forlán, eleito o melhor da última Copa do Mundo e Luis Suárez, perigosíssimo atacante que decidiu a semifinal ao anotar os dois gols da vitória. Destaque também para o goleiro Muslera, a segura zaga formada por Coates e o capitão Lugano e a importância de Álvaro Pereira que corre o tempo todo.

O jogo começou bem truncado. Com um minuto, o árbitro boliviano Raul Orozco já tinha dado cartão amarelo para Balbín. A primeira boa chance de gol foi da Celeste. Após lateral batido da esquerda, Álvaro Pereira desviou, mas Fernández (que mais uma vez usou a camisa verde em homenagem ao ex-goleiro Quiroga) fez a defesa no reflexo.

Aos 29 minutos, o Uruguai voltou a assustar com o zagueiro Lugano. Mas foi só. Os uruguaios encontravam dificuldades para chegar à área adversária, porque o Peru, diferentemente dos argentinos nas quartas de final, não buscavam o ataque. Os peruanos não deram um chute sequer ao gol de Muslera na etapa inicial. Chegaram apenas em um cruzamento de Vargas pela esquerda.

No segundo tempo, a Celeste seguia procurando o gol e achou aos sete minutos. Forlán bateu de longe, o goleiro deu rebote e Luis Suárez (melhor jogador da competição até o momento) acreditou e tocou para abrir o marcador. O detalhe é que o chute do camisa 10 iria para fora. Falhou Fernández.

Após sofrer o gol, o técnico Sergio Markarián colocou Chiroque em campo. Só que cinco minutos depois, Álvaro Pereira deu bela assistência para Luis Suárez que driblou Fernández e tocou para o gol vazio. Bastou atacar com mais eficiência que o jogou ficou fácil para os uruguaios. Teria o dedo de Oscar Tabárez que pode ter mexido com os jogadores no intervalo?

Depois do segundo gol, os peruanos não tiveram mais forças. Ainda mais com a expulsão de Vargas que deu uma cotovelada em Coates na frente do juiz. A partida estava tão tranquila que Tabárez resolveu poupar Suarez que estava pendurado com um cartão amarelo.

A partida terminou e o time de Tabárez pôde comemorar a merecida classificação. Será que a Celeste vai quebrar o jejum de 16 anos sem vencer a Copa América? Caso saia da Argentina como campeão, o Uruguai será o recordista de títulos sul-americanos, já que está empatado com os hermanos com 14 canecos cada. O adversário ainda não foi definido, mas já cravo o Uruguai como favorito. A fase do futebol uruguaio é boa e não é de hoje. Semifinalista da Copa do Mundo e com um time finalista na Taça Libertadores da América, o Uruguai voltou a mostrar a sua grandeza.

FERNANDÃO ASSUME CARGO EXECUTIVO NO INTERNACIONAL

O Internacional, ainda sem treinador, apresentou seu novo diretor-técnico de futebol. A escolha foi uma surpresa. Fernandão, maior ídolo do clube neste século, virou dirigente. O cargo era ocupado por Newton Drummond. A chegada do antigo atacante aconteceu após uma reunião com o presidente Giovanni Luigi.



O curioso é que o ex-jogador ainda não tinha se aposentado oficialmente. Agora, Fernandão, 33 anos, vira diretor remunerado e trabalhará diretamente no local, onde deu as maiores glórias da história do Colorado.



O agora dirigente, era o capitão da equipe que conquistou a Taça Libertadores da América e o Mundial Interclubes em 2006 e a Recopa no ano seguinte, além do Gauchão de 2005 e 2008. A saída do eterno capitão foi há três anos quando transferiu-se para o Al Gharafa (QAT). Na volta ao futebol brasileiro, escolheu o Goiás, mas foi lá que o atleta apareceu para o cenário nacional e ganhou cinco Estaduais.



Ao deixar o Esmeraldino, todos pensavam que a volta ao Beira-Rio para encerrar a carreira seria o caminho natural, mas Fernandão foi para o São Paulo, onde jogou a Libertadores de 2010, mas as seguidas contusões resultaram na saída do clube paulista.



Depois que deixou o Morumbi, Fernandão recebeu uma proposta do Palmeiras e de uma equipe norte-americana, mas preferiu não se comprometer com ninguém pois ainda sentia fortes dores no púbis.



Agora, a diretoria, já com o respaldo de Fernandão, terá que contratar um treinador. O nome de Cuca é o mais cotado, mas ainda tem gente que tentará trazer Dunga para o Beira-Rio.



Só espero que não façam com Fernandão, o mesmo que fizeram com Falcão que foi demitido sem nenhuma justificativa. Não se deve manchar nunca a imagem de um ídolo.

O NOVO XERIFE RUBRO-NEGRO

O Flamengo anunciou a contratação do zagueiro Alex Silva de 26 anos. O defensor, que já atuou na Seleção Brasileira e venceu a Copa América (2007), além de ter sido medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim (2008) chega para ser o novo xerife rubro-negro.




Além do Flamengo, Grêmio e Santos estavam interessados no jogador que foi bicampeão brasileiro pelo São Paulo (2006 e 2007). O passe de Alex Silva pertencia ao Hamburgo-ALE. O Clube carioca pagou 2,5 milhões de euros para adquirir metade dos direitos federativos do atleta. Os outros 50% pertencem aos empresários Juan Figger e Sergio Malucelli.



Alex Silva assinou contrato por três temporadas e deve formar a zaga titular ao lado de Ronaldo Angelim, já que Welinton é muito criticado pelos torcedores. Além de Pirulito, o Fla já acertou com Gustavo e Airton para melhorar o sistema defensivo. Acho que a contratação do ex-sãopaulino foi uma boa para o Flamengo. Trata-se de um jogador experiente e com liderança em campo. O Flamengo, atualmente, está na terceira colocação com 19 pontos, mas tem um jogo a menos que o São Paulo que soma 21. O líder do Brasileiro é o Corinthians com 26. pontos ganhos.



Além da defesa, a diretoria corre contra o tempo para anunciar um reforço para o ataque. A janela de transferências se encerra nesta quarta-feira. Depois de fracassar com Vágner Love, Kleber e não conseguir chegar a um acordo com André (que pode ir para o Atlético-MG), o modesto Jael está bem próximo de fechar com o clube. Jael estava na Portuguesa e teve passagens pelo futebol sueco, além de Criciúma, Bahia e Atlético-MG.



Mas com certeza, este não é o centroavante que a torcida estava esperando. Até amanhã, algum nome de maio impacto deve ser anunciado.