Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ALGUÉM TEM DÚVIDA DE QUEM SERÁ O CAMPEÃO BRASILEIRO?


O Campeonato Brasileiro chega a última rodada com quatro times na briga pelo caneco. Esta foi, sem dúvidas, a edição mais equilibrada desde que os pontos corridos foram implementados aqui no Brasil.

Muitas equipes estiveram com a taça nas mãos e deixaram escapar. O Palmeiras chegou a ser apontado como campeão, depois foi o São Paulo quem entregou de bandeja para o Flamengo que chega na última rodada com a vantagem. E posso afirmar que o time carioca será campeão, visto que o Grêmio já mostrou total desinteresse e anti- profissinalismo. O presidente do Grêmio, Duda Koeff afirmou que deve antecipar as férias dos titulares e o meia Souza, principal jogador da equipe lembrou que em 2008 quando precisou da ajuda do Internacional, o rival pouco fez e agora seria a hora do troco. Torcedores gremistas já fazem campamnha na internet para que a equipe entregue o jogo no Maracanã para prejudicar o rival.

O Internacional teria boas chances de ser campeão, já que enfrenta o virtual rebaixado Santo André no Beira-Rio, mas contar com a ajuda do Grêmio é algo pouco provável. O Flamengo está com 64 pontos e logo atrás vem Internacional, Palmeiras e São Paulo com 62. O Palmeiras pega o desesperado Botafogo no Engenhão, enquanto o São Paulo encara o já rebaixado Sport.

O campeonato foi emocionante, mas não tivemos nenhuma equipe que jogasse um futebol brilhante, por isso, o Flamengo veio lá de trás e vai faturar a competição de forma merecida, afinal de contas nenhum time do Brasil tem em seu elenco jogadores capazes de desequilibrar uma partida como Bruno, Léo Moura, Adriano e Petkovic. Vale lembrar que o Fla perdeu durante a reta final o volante Maldonado contundido e o atacante Adriano que não jogou contra o Corinthians, o que comprova a força do elenco rubro-negro.

Pela primeira vez, quatro times chegam com chances de conquistar o título na última rodada. Parece que os times brasileiros já pegaram o estilo dos pontos corridos. O fiel da balança a favor do Flamengo pode ter sido o Botafogo. O time alvinegro derrotou São Paulo e Internacional (este por duas vezes) e arrancou um empate com o Palmeiras no Palestra Itália. Estes pontos perdidos pelos adversários estão fazendo toda a diferença a favor do Mengão. Já tem torcedor do Fla dizendo que no ano que vem irá deixar o Botafogo ser campeão carioca.

FLA VENCE E LIDERA E FLU SAI DA ZONA DE REBAIXAMENTO


O Flamengo venceu mais uma fora de casa. Desta vez foi contra o Corinthians em Campinas e a vitória por 2x0 somado a derrota do São Paulo para o Goiás fez do time carioca o novo líder do Campeonato Brasileiro. Faltando apenas uma rodada, o Fla só depende de si e caso vença o Grêmio, domingo no Maracanã, o hexa estará garantido.

No início do jogo, o Timão parecia querer dificultar os planos do Flamengo. Mas o time carioca assustou com Álvaro e Willians logo no começo da partida.

O Corinthians perdeu Ronaldo que sentiu a coxa, mas olhando o lance, tive a impressão de que o coração do Fenômeno falou mais alto. Ronaldo entrou na área e nem foi tocado para sentir a coxa. Acho que foi migué para não jogar contra o time do coração. Em seu lugar entrou Souza, ou seja, o Corinthians perdeu seu poderio ofensivo, até porque Souza não faz mal a ninguém, apenas à bola. Logo depois, aos 26, saiu o gol rubro-negro. Toró fez excelente lançamento para Zé Roberto que avançou na área, ganhou de Chicão na corrida e tocou por baixo das pernas de Felipe. Zé Roberto jogou muito hoje.

O Fla que estava desfalcado de Adriano e com Pet pouco inspirado, pôde contar com um Zé Roberto muito bem em campo. Quase que no mesmo momento do gol do Flamengo, o Goiás empatava o jogo no Serra Dourada, o que já garantia a liderança ao clube da Gávea. O Corinthians quase empatou após linda jogada do argentino Matias Defederico, melhor alvinegro em campo, o meia chegou a driblar Bruno, mas na hora da conclusão o chute saiu fraco e Ronaldo Angelim conseguiu salvar na linha.

Talvez por sair para o intervalo como líder, o time de Andrade voltou para o segundo tempo com menos poder ofensivo. O time jogou de forma inteligente para segurar o resultado. O árbitro paranaense Evandro Rogério Roman deu uma complicada no jogo, deixando jogadores muito nervosos em campo. Em um mesmo lance, ele deu cartão amarelo para três jogadores do Corinthians e o zagueiro Álvaro que já havia sido advertido, fez falta dura e não recebeu o vermelho. O técnico Mano Menezes foi reclamar e acabou sendo expulso pelo enrolado juiz.

O Corinthians pouco ameaçou no segundo tempo, apenas Defederico parecia querer jogo. A partida no segundo tempo não manteve o nível da etapa inicial. O zagueiro Chicão foi expulso e aí que as coisas complicaram de vez para a equipe paulista. Restou ao Flamengo controlar o jogo.

No fim, mais polêmica. Léo Moura avançou pela direita e o menino Dodô esbarrou no jogador, mas para o árbitro, o toque foi significativo para marcar a penalidade. Depois de muita reclamação e até invasão de campo por parte de um torcedor do Corinthians, Léo Moura bateu e o goleiro Felipe nem foi na bola em retaliação a marcação de Roman. O pênalti não existiu, mas não foi o responsável pela derrota do Corinthians. O Fla mostrou que tem elenco e que merece o título brasileiro, afinal de contas, quando precisou, o time não bobeou e a provável conquista será um prêmio para o técnico Andrade que fez um belo trabalho e agora terá seu valor reconhecido por toda mídia esportiva.

Nem preciso falar que o Maracanã estará lotado no domingo e com certeza teremos mais uma grande festa, com direitos a mosaicos e muita alegria. Só não pode repetir o resultado de semana passada, mas como o vice-líder é o Internacional, eu não acredito que o Grêmio complique para o Fla. O Mengão está a uma semana de comemorar o hexacampeonato. Depois de 17 anos, o Fla se aproxima de mais uma conquista de Campeonato Brasileiro e de forma merecida.

Após 27 rodadas, o Flu finalmente saiu da zona de rebaixamento ao vencer o Vitória por 4x0 essa tarde no Rio de Janeiro e agora joga por empate contra o Coritiba para permanecer na primeira divisão. O novo integrante do G4 do mal é o Botafogo. A torcida do Flu compareceu, mesmo depois da goleada sofrida pela Copa Sul-Americana contra a LDU e empurrou a equipe para vencer.

A festa começou cedo. Logo com quatro minutos, Alan recebeu entre os zagueiros e fez o primeiro. Um minuto depois, o matador Fred pegou de fora da área e viu o goleiro Gléguer adiantado. O artilheiro colocou com categoria no ângulo. Golaço! Era o segundo do Fluzão. Os baianos estavam atônitos em campo. Aos 16, o Vitória mandou uma bola na trave e Magal ainda obrigou o goleiro Rafael a fazer uma ótima defesa.

No segundo tempo, o Flu logo matou o jogo e contou com a genialidade de Conca. Após passe do compatriota Equi Gonzaléz, Conca recebeu e mandou uma bomba, sem chances para Gléguer.

O Vitória teve o zagueiro Fábio Ferreira expulso e quase diminuiu novamente com Magal, mas a bola toucou no pé da trave e não entrou. No contra-ataque, Conca recebeu de Adeílson e marcou o quarto encerrando a goleada para festa dos mais de 55 mil torcedores que estiveram no Maracanã e cantaram “LDU pode esperar que a sua hora vai chegar”.

É muito difícil reverter na decisão da Sul-Americana no meio de semana, mas eu não duvido de mais nada deste time do Fluminense. Eu que bancava o rebaixamento, agora vejo o time em 15 º lugar dependendo apenas de um empate para se livrar da degola. E volto a dizer: Flamengo e Fluminense, hoje, praticam o melhor futebol do Brasil. Por isso, o domingo foi tão feliz para as duas torcidas e daqui a uma semana a alegria de flamenguistas e tricolores poderá ser completa. Vamos aguardar.

Outros Resultados: Palmeiras 3x1 Atlético-MG; Santo André 5x3 Náutico (Rebaixado), Atlético-PR 2x0 Botafogo; Grêmio 4x2 Barueri; Goiás 4x2 São Paulo; Sport 1x2 Internacional, Avaí 2x2 Santos e Cruzeiro 4x1 Coritiba.