Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MAIS UMA GOLEADA VASCAÍNA

O Vasco estreou na Copa do Brasil contra o limitadíssimo Comercial-MS que não disputava um jogo desde junho e o placar não poderia ser outro que não fosse uma goleada cruzmaltina. No fim 6 a 1 para os cariocas e eliminação do jogo da volta. Esta foi a terceira partida sob o comando de Ricardo Gomes que manteve os 100% de aproveitamento na Colina. O que surpreende é o poderio ofensivo. Nos três últimos jogos, foram 18 gols marcados.

A partida no Morenão nem mal tinha começado e o Vasco já abriu o placar. Éder Luis avançou e o zagueiro Kanu cometeu falta próxima a área. Fellipe Bastos encheu o pé e abriu o placar. O segundo gol saiu de bola parada também. Marcel foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti que o próprio Marcel bateu, com categoria, para aumentar a vantagem.

Em 15 minutos, o Vasco já havia feito a vantagem suficiente para eliminar o jogo de volta. Mas tinha mais. Muito mais. Ramon avançou pela esquerda e cruzou na medida para cabeçada de Marcel. 3 x 0 Vasco.

Da metadse até o final da primeira etapa, o Vasco passou a tocar a bola e tirou o pé do acelerador, mas ainda teve tempo de Felipe dar um passe de gênio para Jeferson tocar na saída do goleiro Rodolfo e fazer o quarto.

No segundo tempo, nada mudou. Comercial não conseguia jogar. Até porque não tinha qualidades para isso. O quinto gol do Vasco nasceu em um lançamento de Dedé em que a zaga sul-matogrossense falhou e Éder Luis avançou e tocou por baixo de Rodolfo. Na comemoração, o atacante tirou a inhaca que vivia na temporada.

Para alegria dos torcedores locais, o Comercial diminuiu após uma falha da defesa vascaína que fez linha de impedimento e o atacante Anderson entrou livre e foi derrubado por Fernando Prass na área. Pênalti batido e convertido por Anderson. Mas o Comercial já se deu por satisfeito com o gol de honra e o Vasco ainda fez mais um com Rômulo de cabeça.

O Vasco, que na última partida venceu o América por nove, poderia até ter feito mais que isso em Campo Grande, mas os jogadores abusaram de perder gols no final. Só o meia Bernardo, que estreava, perdeu duas boas chances.

A vitória não dá para emplogar e nem iludir demais os vasvcaínos, mas é sempre bom golear. É bom para a moral e o Vasco precisava e muito elevar a sua moral depois de um terrível início de temporada.

VEXAME ALVINEGRO

O Botafogo foi até Aracaju e perdeu para o River Plate-SE por 1 a 0 na estreia da Copa do Brasil. Engana-se quem pensa que o placar foi injusto. O time de Joel Santana não mostrou organização tática e foi derrotado com muita justiça. Agora, no jogo da volta, no Engenhão, apenas uma vitória por dois gols dá a vaga aos cariocas.

O Botafogo achou que faria o gol na hora que quisesse. A primeira chance foi com o uruguaio Loco Abreu, mas o goleiro Max pegou. Por falar em Abreu, este era o único jogador lúcido do Alvinegro ao tentar fazer boas tabelas com companheiros.

No primeiro tempo, os donos da casa esperaram para ver a reação do Botafogo e o River nem ameaçou o gol defendido por Jefferson.

No intervalo, Joel colocou Everton no lugar do lateral Márcio Azevedo, mas o Botafogo não criava nada. Por pouco Bibi não abriu o placar para o River. O zagueiro Márcio Rosário estava muito mal e fazia uma bobeira atrás da outra. Renato Cajá não entrou em campo e Joel percebendo isso colocou Caio na vaga do camisa 10. Mas de nada adiantou.

O River demonstrava muito mais vontade e quase não perdia as divididas e a torcida passou a acreditar no time local. Até que aos 41 minutos, em contra-ataque, Pedrinho avançou e tocou para o centroavante Bebeto Oliveira dar um toquinho e vencer o goleiro Jefferson. Alegria total no Batistão.

O River que já estava satisfeito com o empate, ficou em êxtase com a vitória. No fim do jogo, o Botafogo ainda tentou com Loco Abreu e o River se soubesse aproveitar melhor os contra-ataques ainda poderia ter feito o segundo no último minuto. Agora, o Botafogo terá de correr e mostrar muito mais disposição no jogo da volta. Vale lembrar que o Alvinegro é mestre em dar vexames na Copa do Brasil. Quem não se lembra do Santa Cruz em 2010 em pleno Engenhão?

SEGUINDO ROBERTO CARLOS

O volante Jucilei, recentemente convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, não é mais jogador do Corinthians. O caminho do cabeça de área foi o mesmo de Roberto Carlos. Jucilei jogará no Anzhi Makhachkala-RUS.

A negociação foi fechada por 10 milhões de euros e o atleta estava com vontade de atuar no Velho Continente. Jucilei assinará com os russos por quatro temporadas.

Há pouco tempo, mas precisamente no final de 2010, Jucilei despertou o interesse da Fiorentina, mas o Timão segurou o jogador pensando na Taça Libertadores da América, mas como aconteceu o vexame da eliminação na primeira fase, não tem porque mais o Corinthians negar boas propostas. Apesar de considerar Jucilei um dos melhores volantes do futebol brasileiro, a investida dos russos era quase que irrecusável. Qual volante no Brasil já foi vendido por 10 milhões de euros?

Só acho que para o jogador pode ter sido uma furada. Será que Mano Menezes vai acompanhar o futebol da Rússia? E o Anzhi é uma equipe pequena e recém chegada na primeira divisão. Acho que Jucilei dará uma sumida e pode ter aberto mão da Seleção, mas vale lembrar que Mano conhece bem o jogador desde os tempos em que trabalharam juntos no Corinthians.