Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

VASCO VENCE, MAS A VAGA É DO VITÓRIA


Era difícil. Não faltou luta e determinação ao time do Vasco, mas o Vitória saiu classificado mesmo sendo derrotado por 3 a 1 na Copa do Brasil. O adversário dos baianos na semifinal será o Atlético-GO que eliminou o Palmeiras.

O Vasco começou todo a frente. O técnico Gaúcho veio com Magno no lugar de Rafael Carioca e o time estava mais adiantado que no jogo de ida no Barradão.

Desde o início, os cariocas procuravam o ataque e o primeiro gol saiu logo aos 11 minutos. Magno recebeu pela esquerda, avançou e bateu cruzado. A bola desviou no zagueiro Reniê e entrou para alegria dos vascaínos.

O Vasco seguiu buscando o ataque para reverter logo a vantagem. Mas o Vitória se aproveitou que os cariocas se lançaram ao ataque e teve uma excelente chance de responder. Neto Berola partiu sozinho para o gol de Fernando Prass, mas antes do atacante chutar, Nilton chegou por trás e cometeu o pênalti e o árbitro Evandro Rogério Roman ainda expulsou o volante vascaíno. Na cobrança, o goleiro Viáfara chutou com categoria para empatar a partida. Este foi o segundo gol de Viáfara de pênalti nesta edição da Copa do Brasil.

O Vasco sentiu o gol e passou a errar passes que não errava. Philippe Coutinho não aparecia pelo jogo e o time só usava o lado esquerdo, que tinha Ramon como principal opção. No outro lado, Elder Granja não estava bem e ainda se contundiu e precisou ser substituído por Paulinho que entrou improvisado para atuar no setor.

No segundo tempo, mesmo com dez jogadores, o Vasco logo deu esperança aos torcedores ao desempatar com três minutos. Philippe Coutinho tocou para Ramon que chutou cruzado, por baixo de Viáfara.

Pouco depois, quase que o Vasco comete o mesmo erro do primeiro tempo. Schwenck entrou livre na área e deu um toquinho para tirar de Fernando Prass, mas a bola foi para fora. O Vitória também ficaria com dez jogadores em campo após a expulsão de Rafael Cruz aos 13 minutos. Estava tudo igual em número de atletas em campo, mas o Vasco ainda precisava fazer dois gols e o time foi ao ataque. As 30, Elton recebeu na área, driblou Viáfara e foi derrubado pelo goleiro colombiano. Pênalti que Carlos Alberto bateu com firmeza para marcar o terceiro do Vasco. Ainda tinha 15 minutos de jogo e bastava um gol ao Vasco. A torcida acreditava.

Inexplicavelmente, Gaúcho tirou o capitão Carlos Alberto para colocar o improdutivo Robinho. Será que alguém em São Januário ainda espera alguma coisa do Robinho? Carlos Alberto incomoda a defesa adversária e em um lampejo pode definir o jogo. Realmente não deu para entender. Dodô que entrou no lugar de Magno teve uma chance pelo alto, mas a cabeçada saiu torta. Elton também teve uma chance de cabeça, mas Viáfara fez bela defesa no canto.

O Vitória não passava do meio de campo e o técnico Ricardo Silva botou o time ainda mais atrás ao sacar o atacante Junior (que até ontem estava preso por falsificação de documentos) para colocar o zagueiro Vilson (ex-Vasco). Os baianos não queriam jogo.

No final, Schwenck ainda arrumou tempo para ser expulso e ganhar mais alguns minutos até sair de campo. No último minuto, o Vasco teve dois escanteios a favor. Fernando Prass foi para a área e a bola caiu em seus pés, mas faltou intimidade ao goleiro.

O jogo terminou e a torcida do Vasco reconheceu o esforço do time, apesar da desclassificação. O Vasco foi eliminado na partida em Salvador, quando jogou covardemente e perdeu muitos gols. Gaúcho jogou o primeiro jogo para perder por 1 a 0 e foi castigado com o segundo no final. Gol este que deu a vaga ao Vitória.

Agora, os vascaínos se preparam para o Campeonato Brasileiro e se o time não se reforçar, as perspectivas são negras. O elenco do Vasco é muito fraco e a diretoria precisa também acertar com um treinador de nome. Gaúcho ainda é muito cru e o Vasco não é lugar para experiências.

Outro Resultado: Atlético – GO 1 x 0 Palmeiras (Pênaltis 2 x 1 ).