Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ESCOLHIDAS AS SEDES DAS COPAS DE 2018 E 2022


A Fifa anunciou nesta quinta-feira os países que receberão a Copa do Mundo de 2018 e 2022. Daqui a oito anos, o Mundial será disputado na Rússia. Já em 2022, o Qatar ganhou o direito de sediar o torneio. Os dois países nunca haviam ganho a oportunidade de serem anfitriões de um Mundial de futebol.

Muitos apostavam que a candidatura conjunta de Espanha e Portugal levaria o direito de sediar em 2018, mas o forte poderio econômico da Rússia bateu os dois países. Inglaterra e Holanda/ Bélgica (candidatura conjunta) também foram superados.

Os russos ainda prometem investir bilhões de dólares em estádios e infraestrutura. Os embaixadores da Russia nesta vitória foram a atleta de salto com vara Yelena Isimbayeva e o craque e capitão da seleção Andreyi Arshavin.

Ja a vitória de Qatar já era esperada, tanto que há pouco mais de 15 dias, citei aqui no Futebol em Foco que os árabes eram os favoritos e mereciam levar a Copa do Mundo para o Oriente Médio pela primeira vez. Veja o link ao lado. (http://tanoesporte.blogspot.com/2010/11/catar-apresentas-suas-forcas-para.html)

Qatar bateu a Austrália, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Gostei da vitória de novos países que ganham o direito de sediar o Mundial, principalmente por Qatar que vem investindo tanto no futebol ultimamente. Assim como o povo africano, será bom para o país receber uma competição tão importante como a Copa do Mundo.

O Qatar teve um embaixador de peso na candidatura. Ninguém menos do que o genial Zinedine Zidane era um dos "cabeças" . Além do francês, os ex-jogadores Roger Milla, Pep Guardiola e Ronald de Boer também participaram da campanha dos asiáticos.

Gostaria de saber a opinião dos leitores sobre as sedes escolhidas pela Fifa. Parabéns a russos e qatarianos e que façam uma Copa do Mundo grandiosa.

ELANO ESTÁ DE VOLTA AO PEIXE


O Santos anunciou seu primeiro reforço para 2011. Trata-se de um velho conhecido dos torcedores. Elano, 29 anos, que estava no Galatasaray-TUR será um dos jogadores do Peixe para a disputa da Taça Libertadores da América.

Neste ano, o meia foi um dos destaques da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, mas não vivia boa fase no futebol turco e pretendia voltar ao futebol brasileiro.

O Flamengo também já havia demonstrado interesse no atleta, mas o fato de poder retornar à Vila Belmiro pesou na decisão do jogador.

O Santos que terá Adilson Batista como treinador na próxima temporada, deve montar uma grande equipe para ir em busca do tricampeonato da Libertadores.

O Santos precisou desembolsar cerca de três milhões de euros para ficar com o jogador até o fim de 2013. No clube, Elano foi bicampeão brasileiro (2002/2004) e fez parte da geração que revelou Diego e Robinho.

Elano deve formar um meio campo de respeito ao lado de Arouca e Paulo Henrique Ganso. A diretoria está certa em trazer grandes jogadores, já que a Libertadores 2011 será muito disputada. Entre os brasileiros, além do Peixe, já estão confirmadas as presenças de Internacional (atual campeão), Fluminense, Corinthians e Cruzeiro.

GOIÁS VENCE JOGO EM QUE PODERIA TER GOLEADO


O Goiás saiu na frente na primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana ao bater o Independiente-ARG por 2 a 0 com o Estádio Serra Dourada com quase 40 mil pessoas.

Na próxima quarta-feira em Avellaneda, os brasileiros podem perder até por um gol de diferença que serão campeões. Em caso de dois gols a favor dos aregentinos, a disputa irá para os pênaltis. Se a vantagem for maior, os Rojos levam a vaga na Taça Libertadores de 2011.

A decisão vale muito também para Botafogo e Grêmio que brigam para ficar em quarto lugar no Brasileirão. Se o Goiás for campeão da Sul-Americana, não existirá G4 no Brasileiro.

O Goiás partiu para cima desde o início. Aos 14 minutos, Carlos Alberto fez jogada pela direita e mandou para o matador Rafel Moura marcar o primeiro ao tocar sem chances para o goleiro Navarro.

Pouco depois, Douglas encontrou Otacílio Neto que marcou o segundo do Esmeraldino. Com tanta facilidade,em tão pouco tempo, dava a impressão que teríamos uma goleada no Serra Dourada, mas os brasileiros tiraram o pé do acelerador e cozinharam o jogo até o intervalo.

No segundo tempo, o Independiente perdeu o atacante Silvera logo aos 12 minutos que recebeu cartão vermelho por ter dado uma cotovelada no zagueiro Rafael Toloi. Era o momento do Goiás buscar ampliar o marcador para garantir uma vida mais sossegada na Argentina.

Otacilio Neto ainda carimbou a trave argentina, mas o time insistia em tocar bolas para o lado. O técnico Artur Neto colocou os atacantes Everton Santos e Felipe em busca de um maior poderio ofensivo, mas o time não ia para cima.

O Independiente apenas se defendia e não queria tomar mais gol para o prejuizo não ser maior. A torcida pedia mais um, mas o Goiás foi muito mal no segundo tempo. Na verdade, o jogo foi bem monótono na etapa final e por isso não tivemos mais gols.

Acho que o Goiás construiu uma boa vantagem, mas não será nada fácil jogar com a Avellaneda lotada. Considero os goianos favoritos depois do resultado de hoje, mas acho que dava para fazer mais. O Goiás perdeu a chance de já sair do Serra Dourada com o título garantido.