Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2012

PAPAI JOEL CAIU

O que era esperado aconteceu. Joel Santana não é mais o técnico do Flamengo. O diretor de futebol, Zinho disse que a pressão era máxima e não tinha como segurar o treinador.

A derrota para o Cruzeiro por 1 a 0, em Belo Horizonte, foi o último capítulo da quinta passagem do pela Gávea. Joel comandou o Rubro-Negro em 31 partidas com 17 vitórias, cinco empates e nove derrotas. Atualmente, o time está na 10ª posição no Campeonato Brasileiro.

A situação não era nada boa. A torcida já não suportava Joel que já esteve para cair algumas vezes. O clube terá de pagar uma multa rescisória de aproximadamente dois milhões de reais. Quando assinou com o clube carioca, recém saído do Bahia, Natalino fez um contrato por dois anos. Não deve ter sido por acaso.

A diretoria do Flamengo espera anunciar o substituto até a próxima terça-feira e a idéia é que o profissional já comande a equipe contra a Portuguesa, na quinta-feira, no Engenhão.

O nome mais comentado nos bastidores é o de Dorival Júnior, demitido na última semana pelo Internacional. Alguns agentes teriam oferecido Levir Culpi para a presidente Patricia Amorim. Zinho tem boas relações com Dunga e Jorginho, a dupla que comandou a Seleção Brasileira na última Copa do Mundo. Não descartaria alternativas mais viáveis, casos de Emerson Leão e Renato Gaúcho, mas se fosse apostar, cravaria Dorival na Gávea.

Sem dúvida alguma, o melhor dos nomes que estão em disponibilidade é o ex-treinador do Internacional, mas quem vier, terá muito trabalho pela frente. O Flamengo está muito bagunçado e o time precisa de reforços. Até Vagner Love que destova, entrou em má fase e não acerta nada. Vide a partida contra o Cruzeiro quando perdeu gols relativamente fáceis.

A demissão de Joel era questão de tempo e apostava que, em caso de derrota para o Cruzeiro, não haveria outro caminho.

VASCO PERDE MAIS DOIS JOGADORES

Agora é oficial: Fagner e Diego Souza foram negociados com o exterior e não jogam mais no Vasco. O anúncio foi feito pelo presidente do clube, no último sábado, antes da vitória sobre o Santos pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O dirigente disse que tentou demover os jogadores da idéia, mas não teve como e viu que os atletas queriam mesmo a independência financeira fora do Brasil.

Diego Souza tinha descartado recentemente a proposta do Al Itthad-ARA, mas parece que os árabes ofereceram uma quantia ainda maior e não teve como dizer não. No Oriente Médio, o meia ganhará cerca de 500 mil mensais. A negociação foi por 10 milhões de dólares e o Vasco ficou com 1/3 deste valor. Diego Souza tinha contrato com o Cruz-maltino até 2015.

Fagner, um dos melhores laterais do futebol brasileiro, vai atuar no Wolfsburg-ALE. O jogador tinha vínculo com o clube carioca até o final da temporada e não seria fácil mantê-lo no Brasil. Os alemães teriam pago dez milhões de reais pelo brasileiro e o Vasco fica com 20%.

Em minha opinião, Fagner será a ausência mais sentida pelo jeito do time jogar. O Vasco perderá e muito em qualidade pela direita e não conta com um substituto. Diego Souza era irregular. Fazia partidas brilhantes, mas passava quatro, cinco jogos sem ser notado. Carlos Alberto ou Felipe devem herdar a vaga.

Acredito, inclusive, que Fagner fará sucesso no futebol europeu, apesar de estar indo para um time pequeno da Alemanha. Em minha opinião, o ex-vascaíno teria vaga na seleção olímpica tranquilamente. Fagner é superior aos convocados Danilo e Rafael.

DO LANÚS PARA O RACING

Campeão mundial pela Itália em 2006, o volante Mauro Camoranesi está de clube novo na Argentina. O jogador de 35 anos trocou o Lanús pelo Racing.

Camoranesi nasceu na Argentina, mas se naturalizou italiano, por isso defendeu a Azzurra na Copa do Mundo da Alemanha. O jogador teve destaque quando atuou na Juventus-ITA, onde ficou por oito temporadas.

Camoranesi tinha contrato com o Lanús até o final de 2013, mas exigia um substantivo aumento salarial. O River Plate mostrou interesse na aquisição do volante, mas o Racing foi mais rápido e acertou a contratação.

O Lanús caiu nas oitavas de final da última Taça Libertadores da América e Camoranesi foi apenas um jogador comum no elenco. Não tem porque exigir aumento. Não fará tanta falta ao Lanús e nem deve acresecentar muito ao time de Avellaneda.


CHIMARRÃO ESTRAGA A FESTA DO HOLANDÊS

Estava tudo preparado para uma grande festa. Seedorf faria a estreia com a camisa do Botafogo. O holandês pode ser apontado como a maior contratação da história do clube alvinegro. A torcida compareceu ao Engenhão. MaIs de 30 mil torcedores estiveram presentes, o que chega a ser um fato raro ao Botafogo, mas esqueceram de combinar com o adversário. O Grêmio, que tem um bom time e vai brigar na parte de cima da tabela até o final, venceu os cariocas por 1 a 0 e Clarence pôde perceber o quanto é difícil jogar o Brasileirão.

O time treinado por Vanderlei Luxemburgo manteve a quarta posição com 21 pontos. Enquanto o Botafogo caiu para o oitavo lugar com 17.

Na entrada do time em campo, já dava para perceber que todas as atenções estariam voltadas para o camisa 10 alvinegro que foi cercado por um mar de mascotes.

O Grêmio jogou no seu estilo. Marcou muito forte e apostava em contra-ataques. Seedorf dava bons passes. Era raro ver o holandês errar. Não ousou tanto, mas foi bem regular. O meia não disputava uma partida oficial há pelo menos três meses. Quem perdeu lugar no time titular foi Andrezinho.

O novo candidato a ídolo alvinegro deu um bom passe para Elkeson que finalizou para defesa do seguro Marcelo Grohe. O camisa 10 deu um chute a gol e atuou até os 25 minutos do segundo tempo quando foi substituído pelo atacante Rafael Marques.

O Grêmio marcou o gol da vitória logo no início do segundo tempo. Aos três minutos, Elano descolou lançamento para Zé Roberto que deu açucarado passe para Marcelo Moreno, de primeira, emendar para as redes de Jefferson. É matador o atacante que atua na Seleção da Bolívia.

Depois que ficou atrás no marcador, o Botafogo melhorou no jogo. Por pouco, Rafael Marques não empatou de cabeça. Léo Gago salvou em cima da linha. Nos acréscimos, o zagueiro Antônio Carlos reclamou de pênalti de Gilberto Silva, mas a arbitragem mandou o lance seguir.

Seedorf pode e deve dar alegrias aos alvinegros, mas o maior problema do time é a falta de atacantes no elenco. Contra o Grêmio, Oswaldo de Oliveira jogou apenas com Elkeson (improvisado) na frente. Não entendi porque a diretoria se desfez de quatro jogadores da posição: Alex, Caio, Herrera e Loco Abreu. Cidinho estava contundido e também não pode ser a salvação da lavoura. Muito menos os inexperientes Willian e Sassá. Rafael Marques chegou do Japão, mas já está entre os reservas.

Outros Resultados: Figueirense 0 x 2 São Paulo; Internacional 4 x 1 Atlético-GO; Bahia 2 x 2 Coritiba e Palmeiras 3 x 0 Náutico.