Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

URUGUAI JOGA BEM E VENCE NA COPA DEPOIS DE 20 ANOS


O Uruguai abriu a segunda rodada da Copa do Mundo com uma boa vitória por 3 a 0 sobre a África do Sul em Pretória. Os sul-americanos não venciam uma partida do Mundial desde 1990. O destaque da partida foi o atacante Diego Forlán (foto) que fez os dois primeiros gols.

A África do Sul jogou muito recuada e o Uruguai mostrou um futebol muito diferente do apresentado na estreia diante da França. Mais uma vez, Tshabalala foi o jogador mais perigoso dos donos da casa. O Uruguai ameaçou com Suarez, mas Khune fez a defesa. Logo depois, Forlán arriscou de longe, a bola desviou em Mokoena e encobriu o goleiro Khune e assim nasceu o primeiro gol do jogo.

Após sofrer o gol, os africanos sentiram e Mphela ainda tentou chegar ao gol de Muslera, mas não obteve sucesso. Na etapa final, tudo piorou depois que Khune derrubou Suarez na área, foi expulso e o árbitro assinalou penalidade máxima que Forlán bateu bem para marcar o segundo e se tornar o artilheiro da Copa com dois gols até aqui.

O Uruguai não deixou de atacar, já que esta era uma boa chance de fazer saldo de gols em um grupo tão equilibrado e a Celeste aumentou nos acréscimos com Álvaro Pereira que fez de cabeça depois de falha do goleiro reserva Josephs.

Com este placar, é bem provável que o Uruguai avance para as oitavas de final. Já a África do Sul deve se despedir da Copa na próxima rodada contra os franceses. Vai restar aos africanos, torcer por outra seleção e fazer barulho com as chatas vuvuzelas.

Eu já imaginava uma vitória uruguaia. Muitos acharam que o Uruguai foi mal na estreia, mas aquela atuação pode ter sido uma estratégia do técnico Oscar Tabárez já que estava enfrentando a França. Tabárez considera os franceses os melhores do grupo e um empate naquela ocasião foi considerado um bom resultados pelos sul-americanos.

A PRIMEIRA ZEBRA NA ÁFRICA DO SUL

Se existe um ditado certo no futebol é o de quem não faz leva. A poderosa Espanha estreou na Copa do Mundo com derrota para a Suiça por 1 a 0. O jogo foi em Durban.

O time espanhol mandou no jogo e atacou desde o início. Mas a Suiça que não leva gol há mais de oito horas em Copas (em 2006, o time suiço foi eliminado na Alemanha sem ter levado um único gol) possui uma defesa muito forte. O goleiro Benaglio é muito segurou e conseguiu conter o ataque da Fúria.

Na Espanha, o jogador que mais levava perigo era o atacante David Villa, mas como estava sozinho no ataque, não conseguiu furar a retrança dos suiços.

Na etapa final, o panorama não mudou, mas logo no início, a Suiça fez um gol meio sem querer, mas foi o que valeu os três pontos para a equipe dirigida por Ottmar Hitzfeld. Aos seis minutos, Gelson Fernandes (foto) marcou após indecisão entre Piqué e Casillas.

O técnico Vicente del Bosque resolveu colocar Fernando Torres e Navas em campo. Até que a decisão foi muito demorada, mas tudo seguiu na mesma. A Espanha atacava e não vencia o sistema defensivo dos suiços.

Xabi Alonso acertou uma bomba na trave de Benaglio. Por pouco, a Suiça não faz o segundo em um rápido contra-ataque e seria o gol mais bonito da Copa até aqui. O atacante Derdiyok avançou em disparada, passou por três marcadores e na saída de Casillas deu um lindo toque na bola, mas a jabulani teimou em bater na trave esquerda por capricho.

A Espanha seguiu martelando até o final, mas não conseguiu chegar ao empate. Está certo que apostei nos espanhóis como campeões no meu Bolão, mas a Furia mostrou que tem uma bela equipe e só não venceu porque achou que poderia fazer o gol quando quisesse.

Apesar da derrota, a Espanha mostrou ter muito mais time que a Suiça e jogou mais que o Brasil, mas o que vale é resultado e o Brasil venceu e a Espanha perdeu. Essa derrota espanhola pode acabar sendo ruim para os torcedores brasileiros. Quem sabe já não teremos um Brasil e Espanha logo nas oitavas de final na África do Sul?

Outro Resultado: Chile 1 x 0 Honduras.

O ARTILHEIRO DO CANINDÉ CHEGOU


A Portuguesa apresentou seu mais novo atacante para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Dodô, 36 anos, que estava no Vasco, chega para ser o homem gol da Lusa. O atleta assinou até o fim do ano.

Dodô ficou quase dois anos sem jogar e voltou ao futebol no início da temporada e até começou bem, mas ultimamente vinha amargando o banco de reservas no clube carioca. Dodô volta ao futebol paulista, onde fez muito sucesso com as camisas de São Paulo e Santos.

A Portuguesa está em 6º lugar com 13 pontos e o objetivo da equipe de Vadão é voltar à elite do futebol brasileiro, da qual a equipe não faz parte desde 2008.

Atualmente, o ataque da Lusa é formado por Luis Ricardo e Luiz Carlos, mas certamente o setor ganha em qualidade com a chegada do Artilheiro dos Gols Bonitos.

Dodô não vivia um bom momento no Vasco, mas jogar uma Segundona pode fazer com que ele recupere a confiança. Todos sabem que futebol não se esquece e Dodô sempre foi um diferenciado tecnicamente. No Vasco, a pressão é muito grande e desde aquela partida contra o Flamengo, onde o atacante perdeu dois pênaltis no mesmo jogo, Dodô caiu em desgraça com os torcedores cruzmaltinos e a saída foi inevitável.