Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2016

CONMEBOL DÁ VAGAS DEMAIS E G4 DO BRASILEIRÃO VIRA G6

A Conmebol já vinha sinalizando que teríamos profundas modificações na Taça Libertadores da América já a partir de 2017. A competição terá maior duração (de fevereiro a novembro) e com 44 participantes.

Após reunião realizada na Colômbia, ficou definido que o Brasil terá direito a mais duas vagas na maior competição entre clubes do continente. A Libertadores começará com sete representantes do futebol brasileiro. Com isso, a CBF resolveu que não mais os quatro primeiros colocados do Brasileirão estão garantidos, mas sim os seis melhores. O G4 vira G6 já nesta temporada.

Com isso, times que brigavam para terminar o campeonato de forma honrosa, podem herdar uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem.

Em minha opinião, os maiores beneficiados são Fluminense, Corinthians e Grêmio. Ainda que Atlético-PR, Ponte Preta, Botafogo, Chapecoense e até o São Paulo tenham possibilidades reais de fecharem o ano com um grande presente dado pela Conmebol e CBF.

Acho que seis vagas vindas do Campeonato Brasileiro é muita cosa. Talvez valesse mais premiar o vice-campeão da Copa do Brasil. Pelo menos seria um segundo colocado, melhor que um sexto, por exemplo.

E por que o Brasil tem direito a sete clubes? Argentina, Chile e Colômbia ganharam apenas mais uma vaga extra. O Uruguai nem isso. O critério para a distribuição não foi explicado.

Outra mudança importante é que o vencedor da Copa Sul-Americana passa a entrar diretamente na fase de grupos da Libertadores e não tira vaga do país. Ou seja, se Coritiba ou Chapecoense levantarem o caneco desta edição, o Brasil terá oito times na próxima edição da Taça Libertadores da América. É muita coisa.   

VOLTA REDONDA É O CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE D

O Volta Redonda goleou o CSA por 4 a 0 no estádio Raulino de Oliveira e sagrou-se campeão brasileiro da Série D. A conquista inédita do time do Aço foi irrepreensível, Sem uma única derrota nas 16 partidas da competição. O time comandado por Felipe Surian venceu dez jogos e empatou seis.

O Voltaço se classificou em primeiro lugar no grupo na primeira fase. Na fase seguinte, eliminou o URT. Depois, garantiu o acesso despachando o Fluminense de Feira de Santana com duas vitórias. Nas semifinais, a vítima foi o Moto Club e o caneco veio após empate sem gols em Alagoas e goleada em casa sobre o CSA.

O Volta Redonda venceu por 4 a 0 e deixou os quase oito mil torcedores eufóricos com o primeiro título brasileiro da história da equipe. O Voltaço não disputa a Série C desde 2007 e terá a companhia do Macaé em 2017 como representantes do futebol carioca.

Apenas o Sampaio Corrêa tinha conseguido conquistar o título da Série D de forma invicta. O feito ocorreu em 2012.