Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VEM AÍ O BRASILEIRÃO - 2012

Vai começar a 57ª edição do Campeonato Brasileiro. Como sempre, no início, apenas os clubes que não estão na disputa da Copa do Brasil ou da Taça Libertadores da América é que levam a competição a sério. Por exemplo, Corinthians, Santos, Fluminense e Vasco vão de time misto ou completamente reserva na rodada inicial. Mas estes pontinhos de agora podem acabar decidindo o título. Tal equilíbrio da competição.

Neste ano, teremos o retorno de Ponte Preta, Portuguesa, Náutico e Sport que conseguiram o acesso na Série B de 2011. Caíram América-MG, Atlético-PR, Avaí e Ceará.

Creio que os favoritos sejam as equipes que ainda estão na disputa da Libertadores (Corinthians, Fluminense, Santos e Vasco) , por possuírem elencos de melhor qualidade. Mas não descartaria Grêmio, Internacional e São Paulo. E cravo que o melhor é o Peixe do campeoníssimo Muricy Ramalho.

Outra característica que pode decidir o campeonato é o fechamento das janelas de transferências para o mercado europeu entre julho e agosto. Os times que perderem menos jogadores, sempre levam vantagem.

Entre os favoritos ao rebaixamento, cravaria Atlético-GO, Figueirense, Portuguesa e Náutico. Alguns times grandes não souberam se reforçar e não devem arrumar nada na competição, casos de Botafogo, Flamengo e Palmeiras. A não ser que ainda cheguem alguns astros.

Entre os artilheiros, Fred, Luis Fabiano e Vagner Love sempre são bons nomes para apostar. Destacaria também uma dupla que atua em Minas Gerais: André e Wellington Paulista (sempre marcam muitos gols). 

No ano passado, o Corinthians foi o merecedor por ter sido a equipe mais regular durante a competição, mas em minha opinião, o melhor time do Brasil desde aquela época até hoje segue sendo o Santos.

Tomara que tenhamos um belo campeonato com os nossos craques dando mais um show de bola neste que é o nacional mais equilibrado do futebol mundial e com equipes com maiores possibilidades de se sagrarem vencedoras. O verdadeiro número 1 só vamos saber no dia 2 de dezembro. Até lá, os corintianos podem se gabar de serem detentores do caneco. Bom campeonato a todos. E que role a bola!

Segue a primeira rodada:
Palmeiras x Portuguesa - Pacaembu
Sport x Flamengo - Ilha do Retiro
Figueirense x Náutico - Orlando Scarpelli
Botafogo x São Paulo - Engenhão
Corinthians x Fluminense - Pacaembu
Internacional x Coritiba - Beira-Rio
Ponte Preta x Atlético-MG - Moisés Lucarelli
Vasco x Grêmio - São Januário
Cruzeiro x Atlético-GO - Parque do Sabiá
Bahia x Santos - Pituaçu

GUERREIRO TINGA VOLTA VESTIR AZUL

O Cruzeiro segue reestruturando o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro. Tinga, que estava no Internacional, foi anunciado como novo reforço do time mineiro. Foi uma indicação do novo treinador, Celso Roth que trabalhou e foi campeão da Libertadores em 2010 com o meia.

Tinga está com 34 anos e vivia altos e baixos em Porto Alegre. Ás vezes era titular, mas passou boa parte do ano como reserva no time de Dorival Júnior.

Tinga foi um dos jogadores mais vitoriosos dos últimos anos no Internacional. O que muitos não lembram é que o atleta foi revelado pelo Grêmio, mas a garra e espírito de luta fizeram com que a torcida colorada esquecesse o passado tricolor.

Parece que a posição de volante é a mais carente mesmo no elenco cruzeirense. Tanto que o clube deixou praticamente acertada a chegada de Willian Magrão que estava na Ponte Preta, mas tem seus direitos pertencentes ao Grêmio. O atleta deve ser anunciado em questão de horas. Magrão também pode atuar como zagueiro como fez na reta final do último Campeonato Paulista.

Acho que Tinga preencherá uma lacuna inexistente no Cruzeiro. Celso Roth não contava com jogadores capazes de distribur bem a saída de bola para o ataque. Mesmo aos 34 anos, a vitalidade segue em dia e Tinga irá atrás de títulos que ainda não tem na carreira.

CHELSEA JÁ FEZ A PROPOSTA PARA TER FALCAO GARCIA

Um nome que vem sendo muito sondado no  mercado europeu é o centroavante Falcao Garcia, do Atlético de Madri. O Chelsea já preparou uma proposta para tirar o colombiano do futebol espanhol. Os Blues pensam em oferecer 15 milhões de euros mais o passe de Fernando Torres que já brilhou e foi ídolo no "Colchonero".

A diretoria do clube inglês e o técnico Roberto di Matteo negam a investida por causa da decisão da Champions League, no próximo sábado, diante do Bayern de Munique. A ideia é não desestabilizar o clima. Torres é reserva atualmente em Londres.

Falcao Garcia foi  grande nome na conquista da Liga Europa e, novamente, foi o goleador máximo na competição. Vale lembrar que, em 2011, também saiu com o título e o prêmio de goleador quando jogava pelo Porto. No Espanhol desta temporada, o centroavante só não marcou mais gols que os geniais Cristiano Ronaldo e Messi, mas mesmo assim balançou as redes 24 vezes.

Falcao é um dos centroavantes mais completos do futebol mundial na atualidade. Os dois golaços que marcou na decisão européia contra o Athletic Bilbao mostram a qualidade do colombiano que dificilmente seguirá no Atlético de Madri. Até porque, os espanhóis precisam pagar uma quantia ao Porto. Dos 40 milhões de euros investids, o clube espanhol só quitou a metade e ainda havia uma cláusula no contrato falando que, em caso de título da Liga Europa, o montante ficaria sete milhões de euros mais caro. Será praticamente impossível conseguir este dinheiro sem vender o atleta.

Pela dificuldade financeira, acredito que não seria tão interessante a troca por Fernando Torres e "apenas" mais 15 milhões de euros. Além de perder a estrela maior, não conseguirá pagar a dívida com os portugueses. Se bem que Fernando Torres foi um dos melhores atletas que vi vestir a camisa do clube madrilheno. Mas Falcao não está muito longe desta proeza não.

SALVE, DIEGO CAVALIERI

Todo torcedor tricolor deve agradecer a Diego Cavalieri pelo time ter sido derrotado apenas por 1 a 0 diante do Boca Juniors, em Buenos Aires. O arqueiro pegava tudo e, jogando desde o primeiro tempo com um jogador a menos (Carlinhos foi expulso), a derrota não foi tão ruim assim.

No jogo da volta, na próxima quinta-feira, no Engenhão, o Tricolor precisará vencer por dois gols de diferença.

Na Bombonera foi pressão total e o árbitro colombiano José Buitrago era do estilo caseiro. Sem Deco e Fred, contundidos, Abel resolveu manter Rafael Moura na frente e escalar Wagner no meio campo ao lado de Thiago Neves na armação das jogadas.

Para variar, Riquelme comandava as ações ofensivas do Boca. Até porque, o meio campo só pode depender dele. Os outros três são bem burocráticos.

No lado esquerdo da defesa tricolor é que estava o problema. Por ali, Roncaglia tinha uma avenida e tudo ficou ainda pior com a expulsão de Carlinos aos 34 do primeiro tempo.

Numa falha da defesa do time da casa, Jean perdeu a chance de deixar o Flu em vantagem ao bater fraco, por cobertura aos 12 minutos.

Pelo Boca, Cvitanich perdeu duas boas chances. Schiavi, pelo alto, sempre levava perigo nas cobranças de escanteio.

No final do primeiro tempo, a arbitragem ignorou uma penalidade máxima a favor do Fluminense. Após bola levantada na área, Anderson cabeceou e Roncaglia tirou com os braços que estavam esticados. O juizão não deu porque não quis.

No segundo tempo, Abel voltou com Thiago Carleto no lugar de Rafael Sobis, enquanto Julio Falcioni lançou o atacante Blandi na vaga do volante Erbes. Não demorou e saiu o gol argentino. Aos seis minutos, Cvitanich descobriu o perigoso Mouche sozinho na esquerda. Não precisou nem ajeitar. De primeira mesmo saiu o chute cruzado e certeiro.

Por pouco, o zagueiro Schiavi não se aproveitou de uma linha de impedimento mal feita e marcava o segundo. Abel colocou Marcos Junio em campo. O garoto foi caçado e a arbitragem nada fazia. Riquelme estava sumido, mas deu o ar da graça aos 44 minutos e a bola raspou a trave de Diego Cavalieri, que sem dúvidas, foi o nome do jogo, na Bombonera.

É bom torcer pelas voltas (pouco prováveis) de Deco e Fred. O Flu não jogou bem e os argentinos são copeiros toda vida e jogarão com o regulamento embaixo do braço, explorando o nervosismo do time carioca.

VÉLEZ PARA NEYMAR E COMPANHIA

E não é que seguraram o Santos? O Vélez Sarsfield, atuando no Estádio José Amalfitani, venceu os atuais campeões da Taça Libertadores por 1 a 0 na partida de ida das quartas de final da competição. Na próxima semana, em São Paulo, "El Fortín" jogará pelo empate, enquanto o Peixe precisará vencer por dois gols de diferença.

O atacante Neymar teve uma atuação muito abaixo do que pode render e foi facilmente marcado pelo jovem Peruzzi. Se não fosse a ótima atuação do goleiro Rafael, o prejuízo teria sido maior. É o que eu falo, é muito ruim encarar equipes argentinas em mata-mata, mas os brasileiros seguem sendo favoritos para avançarem para às semifinais.

No primeiro tempo, o time da casa ensaiou uma pressão e chegava constantemente ao ataque, principalmente pelo lado direito com Fernández (melhor em campo) e o "burrito" Martínez.

O time de Muricy Ramalho só chutou uma única vez com Paulo Henrique Ganso e o goleiro Barovero encaixou a bola. O Vélez marcou o gol da vitória aos 35 minutos em bonita cabeçada de Obolo que aproveitou cruzamento de Papa e se antecipou à marcação.

Na etapa final, Neymar continuou sumido e até levou um cartão amarelo por simulação. Já o Vélez esbarrava na boa atuação de Rafael, que fez pelo menos três belas defesas.

Já no final, Bella que tinha acabado de entrar, bateu de longe e quase marcou o segundo do time treinado por Ricardo Gareca.

Ainda acho que dá Santos, mas pode ser preocupante esse apagão do Alvinegro Praiano. Se o bom Vélez fizer um gol na Vila Belmiro, o Peixe precisará marcar três. Tudo em aberto.