Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de julho de 2016

FLU TRAZ DE VOLTA HERÓI DE 2009

A diretoria do Fluminense apresentou um reforço bem conhecido da torcida tricolor. O meia Marquinho, autor do gol que evitou o rebaixamento na histórica reação em 2009, está de volta para um contrato de três temporadas.

O meia deixou o Fluminense em 2011 após o título brasileiro da temporada anterior e foi para a Roma. Ainda defendeu Hellas Verona e Udinese no Cálcio. Passou também pelo mundo árabe jogando no Al-Ittihad e no Al-Ahli.

O meia volta e está ansioso pelo reencontro com a torcida do Fluminense. O nome de Marquinho chegou a ser ventilado em outros clubes brasileiros no ano passado como Botafogo e Grêmio, mas a preferência em um retorno seria o Fluminense, pois segundo o próprio atleta, foi o time que mais se identificou na carreira. No Tricolor, Marquinho jogou de 2009 a 2011 disputando 158 partidas e marcando 18 gols.

Há muito tempo não vejo Marquinho em ação. Quando chegou na Roma, começou bem. Não entendi ter saído da Europa para o mercado que foi. Com certeza, tem tudo para ajudar na crescida da equipe dirigida por Levir Culpi e a diretoria segue correndo atrás de reforços. A campanha no Brasileirão é muito instável. O time ocupa apenas a 11ª colocação na tabela de classificação.

LEANDRO DAMIÃO CHEGA AO FLAMENGO E QUER REVIVER OS BONS TEMPOS

Depois de passar por exames médicos, o atacante Leandro Damião foi apresentado como reforço do Flamengo e assinou por um ano. O centroavante de 26 anos estava no Real Bétis-ESP e chegou a ser cogitado no Vasco para a disputa da Série B do Brasileiro. O Rubro-Negro arcará com 300 mil mensais ao jogador que tem o passe pertencente ao Santos. O Peixe deve pagar a diferença.

Revelado pelo Internacional em 2010 e autor de um dos gols na decisão da Taça Libertadores da América, Damião já foi apontado como um dos principais centroavantes do futebol brasileiro. Marcou também o gol do título gaúcho de 2013. Mas desde que foi negociado com o Santos, o rendimento caiu muito. Foi emprestado ao Cruzeiro, onde foi campeão mineiro em 2015 e até jogou bem durante o Estadual, mas depois caiu novamente de produção.

Na Europa, a passagem pelo Bétis é para ser esquecida como disse o próprio jogador na apresentação ao Flamengo. Foram apenas três partidas disputadas e nenhum gol marcado.

Leandro Damião chega com vontade de reviver os bons tempos quando era temido pelas defesas adversárias. Pelo que vem demonstrando ultimamente, é considerado um investimento de alto risco, pois o salário é alto e a produção nem sempre.

Convocado pela primeira vez para a Seleção em 2011 por Mano Menezes, Damião tem 17 partidas com a Amarelinha e três gols anotados. Era o centroavante titular da seleção olímpica na conquista da medalha de prata em Londres em 2012.

O novo reforço terá que disputar vaga com Paolo Guerrero e o jovem Felipe Vizeu para ser titular do time de Zé Ricardo. Não é garantido que o peruano continue e a promessa já é observada por alguns times de fora do país. Como a Lazio, por exemplo.

Eu ainda acredito que Damião não possa ter esquecido o bom futebol de quando surgiu no Internacional, mas concordo que o investimento é mais do que arriscado. Não pagaria nem perto de 600 mil ao jogador (salário que ganhava no Santos).

DE NOVO BORJA ACABA COM O SÃO PAULO E TIME BRASILEIRO CAI NA LIBERTADORES

A missão do São Paulo era árdua. Enfrentar o time de melhor campanha da Taça Libertadores da América, fora de casa e ter de vencer por três gols de diferença. O time brasileiro até começou bem e saiu na frente graças ao artilheiro Calleri, mas Borja voltou a assombrar os brasileiros e o Atlético Nacional venceu por 2 a 1 e está na final da competição depois de 21 anos.

Borja foi o autor dos dois gols no Morumbi e voltou a marcar duas vezes na cidade colombiana. Que reforço para a disputa das semifinais da Libertadores. Vale lembrar que o atacante foi oferecido a alguns times brasileiros recentemente.

O São Paulo foi valente, lutou e pode reclamar da arbitragem que deixou de dar pênalti claro quando a partida estava empatada, no final do primeiro tempo. O time brasileiro saiu na frente logo aos oito minutos. Michel Bastos cruzou da esquerda e Calleri acertou linda cabeçada encobrindo o goleiro Armani. O argentino não deve mais vestir a camisa são-paulina, já que deve ser negociado com a Europa.

O time da casa não demorou a empatar com Miguel Borja aos 15 minutos. Mas o São Paulo não sentiu o golpe e quase faz o segundo. Novamente com Calleri que mandou no travessão.

O Nacional teve boas chances de virar ainda no primeiro tempo. Marlos Moreno desperdiçou duas oportunidades. Uma delas clara ao chutar por cima. Nos acréscimos do primeiro tempo, Hudson foi derrubado, mas a arbitragem ignorou a penalidade máxima.

No segundo tempo, Edgardo Bauza colocou Alan Kardec na vaga de Hudson. O São Paulo precisava de dois gols para se classificar. Mas o Nacional era melhor. Bruno salvou uma vez, mas aos 30 minutos não deu para evitar. Guerra cruzou e a bola bateu na mão de Carlinhos na área. Pênalti marcado e convertido pelo carrasco tricolor, Miguel Borja.

Tudo piorou de vez para o São Paulo com as expulsões de Lugano e Wesley. O time brasileiro foi valente, mas perdeu a vaga em casa com a derrota no Morumbi na expulsão do zagueiro Maicon.

O Atlético Nacional aguarda pelo vencedor de Independiente Del Valle e Boca Juniors. No primeiro jogo, vitória equatoriana. A grande decisão será disputada nos dias 20 e 27 de julho. Uma coisa é certa: o jogo da volta será em Medellín, graças à melhor campanha do time colombiano desde o início da Taça Libertadores. Campeão em 1989 e vice em 1995 ao perder para o Grêmio, o time colombiano busca o bi da Libertadores. A vaga na final desta edição é mais do que merecida.