Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

GRANDES CAIRÃO NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES

A Taça Libertadores da América está chegando ao fim da primeira fase e muitos times ainda buscam vaga nas oitavas de final. Alguns brasileiros e outras equipes tradicionais do continente podem ser eliminados de forma precoce e surpreendente.

Entre os times daqui, o São Paulo é quem está mais ameaçado e não depende apenas de seus esforços. Tem de vencer o Atlético-MG (time que já garantiu a melhor campanha na fase de grupos) e torcer contra o Strongest-BOL.

Grêmio e Fluminense ficaram em uma chave bem equilibrada e com a surpreendente campanha do desconhecido Huachipato-CHI, é bem possível que apenas um brasileiro avance para a segunda fase.

O Palmeiras já esteve mais ameaçado, mas ainda não está com a situação definida. Jogará duas partidas e precisará, ao menos, de mais três pontos para carimbar a vaga.

Das equipes estrangeiras, o Peñarol-URU caiu na primeira fase. No Grupo 4, Vélez Sarsfield-ARG e Emelec- EQU passaram. No Grupo 6, o Cerro Porteño-PAR, com quatro derrotas e nenhum ponto ganho foi a grande decepção. Enquanto no Grupo 7, o Universidad de Chile precisa de um verdadeiro milagre para ficar entre os 16 melhores. Olimpia-PAR (já garantido) e Newell´s Old Boys-ARG do artilheiro Ignacio Scocco devem passar.

As duas próximas semanas vão definir todos os integrantes das oitavas de final. Uma coisa é certa: haverá surpresas e alguns outros times grandes vão ficar pelo caminho. Provavelmente, não teremos todos os brasileiros na segunda fase.

MILAGRE EM DORTMUND

O Borussia Dortmund fez história na Champions League. Não por ter chegado às semifinais, mas sim pela forma em que alcançou a vaga. Com dois gols nos acréscimos, os alemães eliminaram a boa surpresa, Málaga com uma épica vitória por 3 a 2. O feito lembrou muito a virada do Manchester United sobre o Bayern de Munique na decisão de 1999.

Muitos apostavam em vitória tranquila dos comandados de Jurgen Klopp por causa da força do Borussia em casa, mas o Málaga foi valente e chegou a ficar duas vezes na frente do marcador.

Os espanhóis, que participaram da competição pela primeira vez, saíram na frente com um gol aos 25 minutos. O brasileiro Julio Baptista tocou para Isco e Joaquín mandou para as redes.

Ainda no primeiro tempo, o time da casa chegou ao empate em linda jogada. Reus, um dos melhores em campo, tocou de calcanhar e o centroavante Lewandowski ainda driblou o goleiro Caballero antes de marcar.

No segundo tempo, o Borussia foi para cima. O empate favorecia ao Málaga. E a vantagem espanhola ficou imensa com o gol de Eliseu aos 36 minutos. Faltavam menos de dez e os alemães precisam virar o placar.

Mas como diz a máxima, no futebol, o jogo só acaba quando termina. O Borussia não deixou de acreditar um minuto sequer e, empurrado pela fanática torcida, conseguiu o milagre da classificação. Reus aos 46 e o brasileiro Felipe Santana, em posição de impedimento, sacramentaram a vaga para às semifinais. No fim do jogo, o estádio explodiu em festa. Ao Málaga, resta o lamento e os parabéns por ter ido tão bem na estreia na competição mais disputada do mundo.

Outro Resultado: Galatasaray 3 x 2 Real Madrid (classificado).