Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de julho de 2010

HOLANDA VENCE E VOLTA A UMA FINAL DE COPA DO MUNDO

A Holanda venceu o Uruguai por 3 a 2 na Cidade do Cabo e está de volta a uma final de Copa do Mundo depois de 32 anos. O adversário sai do jogo entre Alemanha e Espanha.

Os holandeses começaram melhor e o tradicional toque de bola foi a tônica na partida. O Uruguai estava fechado na defesa e tentava explorar contra-ataques.

Mas a Holanda abriu o placar com um golaço do lateral Van Bronckhorst. O capitão acertou o pé e mandou no ângulo de Muslera. O chute foi de longe, mas foi perfeito e o goleiro uruguaio nada pôde fazer.

No final da primeira etapa, o Uruguai cresceu e chegou ao empate em um chute de fora da área de Forlán, craque do time. O camisa 10 mandou de longe, mas diferentemente do gol dos holandeses, nesse caso, a bola não era indefensável.

No segundo tempo, o Uruguai voltou melhor e dava a impressão de que logo marcaria o segundo gol. Mas a Holanda não se desespera e com toque de bola, consegue fazer a partida a seu feitio.

A Holanda conta com Sneijder e Robben. O camisa 11 teve uma boa chance de marcar o segundo, mas a bola caiu na perna direita e Robben isolou. Pouco depois foi a vez de Sneijder arriscar de fora da área e vencer Muslera para fazer o segundo da Laranja. O golpe de misericórdia veio três minutos depois. Kuyt cruzou e Robben mandou de cabeça fora do alcance de Muslera e marcou o terceiro.

Com uma boa vantagem no placar, os holandeses passaram a jogar como se a fatura estivesse decidida. Robben perdeu um gol feito ao querer enfeitar na frente do goleiro adversário e o Uruguai, com muita garra, passou a buscar o ataque.

Só que o segundo gol uruguaio só saiu aos 46 da etapa final com Maxi Pereira e não dava mais tempo de realizar mais um milagre nesta Copa. Mas com certeza, o povo uruguaio está muito orgulhoso de Oscar Tabarez e seus jogadores.

A Holanda conseguiu chegar a mais uma final de Copa e esta equipe pode fazer nem o que monstros como Johan Cruijff, Ruud Gullit, Van Basten e Bergkamp conseguiram.
Será que chegou a hora da Holanda ser campeã do mundo? Domingo saberemos.

O CRAQUE DA COPA?


A Copa do Mundo da África do Sul ainda não apresentou um grande craque. Ainda não temos aquele que podemos chamar de craque da Copa. Muitas foram as decepções. Cristiano Ronaldo e Rooney foram bisonhos. Kaká e Messi poderiam render muito mais do que renderam.

Até agora destaco Sneijder da Holanda, Forlán do Uruguai, Özil e Schweinsteiger da Alemanha.

Por falar em Schweinsteiger (foto), este talvez venha sendo o melhor jogador do Mundial até aqui. Lembro dele como meia atacante na Copa de 2006 na Alemanha e hoje em dia, joga como volante e é o toque de qualidade no meio campo alemão. Não sei se todos vão concordar comigo, mas a melhor coisa aconteceu para a seleção de Joachim Löw foi a contusão do capitão Ballack.

Ballack jogava em outro ritmo e cadenciava demais o jogo alemão. Com Özil e Schweinsteiger, a Alemanha apresenta um futebol nunca visto no país. Até parece o Brasil dos bons tempos jogando.

Beckenbauer, maior ídolo da Alemanha, afirmou que Schweinsteiger é o craque da Copa, eu também estou quase indo nessa. O jogo contra a Espanha será fundamental para me convencer, mas a partida que Schweinsteiger fez contra a Argentina foi de encher os olhos.

Será que o Bayern de Munique vai conseguir segurar o agora volante Schweinsteiger. Vindo de trás, Schweinsteiger dá qualidade a saída de bola e o atleta aprendeu marcar. Hoje, Schweinsteiger marca e sai jogando com a mesma categoria. É um jogador completo.

HORA DA DECISÃO


Nesta terça-feira, começam as semifinais da Copa do Mundo. Poucos apostariam que o Uruguai estaria entre os quatro e que Brasil e Argentina já estariam em casa assistindo pela televisão. Mas acho que os países que chegaram foram os que apresentaram o melhor futebol até aqui.

Alemanha, Espanha, Holanda e Uruguai chegaram com méritos até a fase semifinal. A Alemanha goleou Inglaterra e Argentina em dois mata-matas e o time dirigido por Joachim Löw apresenta uma técnica pouco comum para o futebol alemão que é muito vitorioso, mas nunca demonstrou tamanha categoria. Os destaques dos alemães são Schweinsteiger (que se tornou um excelente volante) e Özil (maior revelação do Mundial). Ainda tem Klose que pode se tornar o maior artilheiros de todas as Copas.

O adversário da Alemanha na semifinal será a Espanha (reedição da final da Eurocopa de 2008), que eu aponto desde antes da Copa começar como a melhor Seleção tecnicamente, mas eu esperava mais dos espanhóis. Até aqui, o time treinado por Vicente Del Bosque não deu show. O melhor jogador da Fúria é o atacante David Villa, artilheiro da Copa até o momento com cinco gols marcados e olha que ele ainda perdeu um pênalti.

No outro duelo, a Holanda que passou por cima do Brasil nas quartas de final, vai encarar o Uruguai. Acho a Laranja favorita. Sneijder e Robben vêm jogando muito bem. Coloco Sneijder como um dos três melhores jogadores da Copa. A Holanda é muito bem armada por Bert van Marwijk e conta com a segurança de Stekelemburg (melhor goleiro da Copa em minha opinião).

O Uruguai já chegou onde ninguém acreditava. Depois de 40 anos, a Celeste está entre os quatro finalistas e voltou a ser motivo de orgulho nacional. A defesa é muito bem comandada por Lugano e o ataque conta com Diego Forlán e Luis Suarez (talvez seja a dupla de ataque que melhor funcionou nesta Copa). Se bem que Suarez não jogará na semifinal por causa da expulsão heróica no jogo contra Gana.

Os meus palpites são para que a Holanda passe pelo Uruguai e no outro jogo, apesar da Alemanha estar jogando mais, acho o time da Espanha melhor. Aposto em um empate com classificação da Fúria para a final. Sendo assim teríamos uma final entre duas seleções que nunca venceram uma Copa do Mundo e aí voltaria ao tema aquele papo de tradição em Copas. Será que a camisa ainda ganha jogo?