Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2012

A REDENÇÃO DE LUCAS

O Botafogo mostrou já estar recuperado das perdas no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. O Alvinegro foi até o Couto Pereira e derrotou o Coritiba que não perdia em casa há quase ano. Nas últimas 28 partidas em casa, foram 23 vitórias e apenas cinco empates dos paranaenses.

Com a vitória, o time dirigido por Oswaldo de Oliveira chegou aos seis pontos e está na primeira posição do Brasileirão.

O grande destaque da partida foi o lateral direito Lucas (expulso duas vezes seguidas recentemente) que marcou dois gols e ainda acertou uma bola na trave de Vanderlei.

O início não foi nada bom para o Alvinegro. Com menos de 30 segundos, o meia Lincoln abriu o marcador em bola que desviou no jovem zagueiro Doria antes de entrar no gol de Renan.

Pouco depois, Lincoln quase marcou um gol de placa. Ao receber na esquerda, cruzou de letra e quase fez um golaço, mas Renan evitou tocando para escanteio.

A resposta do Botafogo veio com Lucas que mandou na trave do Coritiba. O jogo estava muito movimentado e não parava.

O Botafogo não se intimidava e em cinco minutos chegou a virada. Primeiro com Lucas que bateu cruzado para deixar tudo igual. Pouco depois, Márcio Azevedo cruzou da esquerda e Vitor Júnior tocou para marcar. Em dois jogos como titular, dois gols do ex-corintiano.

No segundo tempo, logo aos cinco minutos, o time da casa chegou ao empate. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Demerson desviou no primeiro pau e Lucas Menedes completou, também de cabeça para deixar tudo igual.

O jogo estava equilibrado, mas as duas equipes não abdicavam do ataque. Oswaldo de Oliveira colocou Cidinho e Elkeson em campo. Até que aos 40 minutos, Herrera recebeu pela esquerda e rolou para Lucas que, como um autêntico centroavante, marcou novamente. Era a redenção do lateral que foi duramente criticado pelas expulsões contra o Fluminense (Estadual) e Vitória (Copa do Brasil) em três dias.

O campeonato começou bem para os botafoguenses. Fato que não é novidade. Vamos ver se a equipe consegue manter uma regularidade, a maior dificuldade dos últimos anos. Diga-se de passagem: ganhar do Coxa no Couto Pereira não é fácil. Não por acaso ficaram tanto tempo sem perder em casa.

TÁ FEIA A COISA

A torcida do Famengo não aguenta mais ser zombada pelos rivais cariocas. Mas o que poderiam esperar depois de uma semana tão conturbada? Na reestreia de Ibson, a equipe abriu boa vantagem, mas ficou só no empate com o desfalcado Internacional. O resultado final foi 3 a 3 e os cariocas estiveram por duas vezes com com dois gols de vantagem no marcador.
 
Ronaldinho Gaúcho até marcou um gol, mas foi substituído no intervalo (pela primeira vez com Joel Santana e quarta desde que chegou ao clube) para sonoras vaias dos torcedores presentes no Engenhão.
 
O Internacional perdeu Guiñazu, Oscar e Leandro Damião servindo suas respectivas seleções, além de uma penca de jogadores contundidos. Entre eles, o argentino D'Alessandro.
 
O Flamengo saiu na frente com Aírton após cobrança de escanteio de Ronaldinho aos oito minutos. Não demooru muito para sair o segundo. O Rubro-Negro fazia uma marcação na frentee assim pressionaram a saída de bola e o experiente zagueiro Índio se enrolou e teve que cometer pênalti em cima de Ibson. Na cobrança, Ronaldinho bateu bem, deslocou Mriel e marcou o segundo. Na comemoração, sambadinha. Parecia que tudo ficaria em paz.
 
O Inter melhorou e o goleiro Paulo Victor teve de aparecer bem para evitar que Josimar diminuísse. Só que pouco depois, Dátolo, comandante da equipe, passou para Fabrício que cruzou para Gilberto escorar para as redes.
 
Ainda na primeira etapa, o Fla poderia ter feito mais um com Ibson em duas oportunidades. Primeiro, Muriel salvou, depois foi a zaga quem afastou o perigo.
 
Na etapa final, Gilberto poderia ter empatado aos dois minutos. Perdeu boa chance e, no minuto seguinte, Vagner Love passou por Rodrigo Moledo, com quem se desentendeu durante toda a primeira etapa e bateu de canhota para vencer Muriel e aumentar a contagem no Engenhão.
 
Quando a torcida já começava a respirar aliviada pensando que viria a primeira vitória, Fabrício acertou bonito chute no ângulo de Paulo Victor e diminuiu a desvantagem colorada.
 
Ronaldinho perdeu dividida no meio e o argentino Dátolo acertou bonito chute, aos 25 minutos, para deixar o jogo empatado. Foi a senha para que o técnico Joel Santana fizesse duas alterações. Sacou Ronaldinho (vaiado demais) para a entrada de Deivid e Renato Abreu foi para o jogo no lugar de Luiz Antonio.

No final, Muriel fez boa defesa em perigosa cabeçada de Welinton. Após o apito do árbitro, a torcida criticou muito a equipe e os xingamentos se dividiam entre diretoria, treinador e Ronaldinho. Posso estar enganado, mas Joel Santana pode não chegar na terceira rodada como técnico do Flamengo.  Os dirigentes precisam acordar enquanto é cedo. O roteiro até aqui é o pior possível.