Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2018

QUE RECOMECEM OS JOGOS

Vai começar às oitavas de final da Copa do Mundo. Agora é mata-mata. Não dá para errar. Perdeu, volta para casa. Para muitos a partir de agora é um campeonato à parte.

Dentre as maiores surpresas estão a queda da atual campeã, Alemanha e a classificação de seleções menos badaladas como Japão e as donas da casa, Rússia. Além dos alemães, outra cabeça de chave caiu na primeira fase, a Polônia. Vou deixar aqui uma breve análise de cada confronto e deixar em negrito os meus favoritos.

França x Argentina

No primeiro duelo das oitavas de final, um encontro entre duas campeãs mundiais. Talvez um confronto que acontece antes do esperado. A Argentina depende exclusivamente de Messi. Os coadjuvantes não ajudam e somem no momento em que a equipe mais precisa. O time está bem bagunçado. Jorge Sampaoli está perdido e sem comando. A França foi apontada aqui no Futebol em Foco antes do Mundial como a grande favorita ao título, mas ainda não jogou o esperado. Trata-se de um time jovem com um técnico enrolado também, mas bem mais armado que os hermanos. Conta com um ataque veloz e muito poderoso, além de uma defesa sólida e um bom goleiro. Favorito: França

Uruguai x Portugal

Os uruguaios estão com 100% de aproveitamento no Mundial e são os únicos que ainda não foram vazados na competição. Contam com a melhor dupla de zaga do Mundial e um ataque poderosíssimo com Cavani e Suárez. Portugal tem uma estrela que pode decidir qualquer partida. Cristiano Ronaldo pode fazer à equipe passar de fase, mas os outros jogadores não ajudam. O goleiro Rui Patrício é um ponto forte, mas só. Favorito: Uruguai

Espanha x Rússia

A Espanha é outra seleção que ainda não jogou tudo que pode. Mas tem muita qualidade. Diego Costa em boa fase e um meio de campo bem criativo com David Silva, Iniesta e Isco. Os donos da casa estão embalados pela classificação à segunda fase, mas já chegaram aonde podiam. Apesar do entusiasmo vindo das arquibancadas e da grande fase de Cheryshev, não devem conseguir levar muito perigo à Fúria. Favorito: Espanha 

Croácia x Dinamarca

Os croatas estão chamando a atenção na Rússia pelo bom futebol jogado na primeira fase. Terminaram como líderes do grupo que tinha a Argentina. Inclusive com baile sobre os hermanos. Modric e Rakitic são os pilares da equipe. A Dinamarca conseguiu avançar, mas venceu apenas uma partida. Em contrapartida ainda não perdeu na competição. Os maiores destaques são o goleiro Scheimechel e o camisa 10, Eriksen. Favorito: Croácia

Brasil x México

A Seleção Brasileira terá um velho freguês pela frente. Com uma zaga sólida e Philippe Coutinho jogando mais que Neymar, os brasileiros vão encarar o México que aprontaram na estreia batendo os atuais campeões que viriam a ser eliminados. O time de Juan Carlos Osório tem na velocidade a principal característica. O goleiro Ochoa e o atacante Chicharito Hernández são os maiores destaques.
Favorito: Brasil

Bélgica x Japão

Será que enfim chegou a hora da famosa geração belga? O futebol apresentado na primeira fase foi de encher os olhos. Três jogos, três vitórias. Se bem que Panamá e Tunísia não servem muito de parâmetros. De Bruyne, Mertens e Hazard formam um meio campo bem criativo. Lukaku é o homem gol. O Japão chegou como a grande surpresa da competição. Venceu a Colômbia na estreia e se classificou mesmo sendo derrotado pela Polônia na última rodada e abdicando de jogar no fim do jogo. Tem atletas experientes como Honda e Kagawa, mas acho que não devem nem fazer cosquinha nos belgas. Favorito: Bélgica

Suécia x Suíça

Este é duelo mais difícil de dar um prognóstico. Muito complicado mesmo. Os suecos passaram de fase em primeiro no grupo que tinha a Alemanha. Chegaram no Mundial após tirar Holanda e Itália nas Eliminatórias Europeias. Mesmo sem Ibrahimovic, os suecos estão surpreendendo. A Suíça não é mais aquela defesa perfeita. Agora tem qualidade na frente também. O goleiro Sommer é muito bom. Xhaka e Shaqiri comandam o time na frente. Favorito: Suíça

Colômbia x Inglaterra

Os colombianos começaram mal. Perderam na estreia diante do Japão. Se bem que jogaram com um a menos desde os três minutos do primeiro tempo. Contra a Polônia, uma atuação de gala. Cuadrado, James Rodríguez e Quintero fazem um Mundial muito bom até o momento. O zagueiro Mina aparece bem na frente e já marcou dois gols. O companheiro de zaga, Sanchez é muito bom jogador. Ospina passa segurança ao time. A Inglaterra tem um time muito jovem que conta com o matador Harry Kane, artilheiro da Copa com cinco gols com direito a hat-trick. Dele Alli e Lingard são bom alicerces no meio campo. Favorito: Colômbia 

Aqui está a minha análise. Deixem aqui seus favoritos também. Vamos ver quem chega nas quartas de final da Copa do Mundo.

ELIMINADA NA FASE DE GRUPOS, ALEMANHA JOGA MAL DESDE 2014 APESAR DO TÍTULO NO BRASIL

Fim da primeira fase da Copa do Mundo. Com certeza a maior surpresa até aqui foi a eliminação da Alemanha ainda na fase de grupos ficando em último lugar, com apenas três pontos, na chave que teve Suécia e México como classificados. A Coreia do Sul, que também caiu fora, foi a algoz alemã na última rodada.

A Alemanha era apontada por muitos como uma das favoritas. O Futebol em Foco não fugiu desta regra e colocou os atuais campeões como a quarta força na escala de favoritos ao título antes do Mundial começar.

Mas eu desconfiava um pouco do grupo que estava na Rússia. Joachim Löw errou ao abrir mão do jovem Leroy Sané. A geração é envelhecida. Até renovou um pouco, mas não com tanta qualidade.

Outra coisa: se formos pegar a campanha da Alemanha na Copa de 2014, podemos perceber que o título foi justo, mas há quatro anos, já tínhamos visto atuações bem abaixo da crítica. Na fase de grupos, empate com Gana, vitória apertada sobre os Estados Unidos. Convincente, só a goleada na estreia contra Portugal que jogou com um menos desde o primeiro tempo. 

No mata-mata, precisou da prorrogação para eliminar a modesta Argélia nas oitavas e se não fosse Manuel Neuer, teriam caído diante da França nas quartas. Na semifinal contra o Brasil, todos conhecem a história. A decisão contra a Argentina, teve os "Hermanos mais bem postados em campo, mas graças a um gol de Mario Gotze, veio o tetracampeonato mundial.

Com isso, mostro que nas 10 últimas partidas válidas pela Copa do Mundo, a Alemanha só teve uma grande atuação. Justamente contra o Brasil no fatídico 7 a 1. 

A eliminação inédita ainda na fase de grupos é apontada como a maior vergonha da história do futebol alemão em Copas. Mas será que foi tão surpreendente assim? Neste Mundial, nenhuma boa atuação. Merecidamente, os alemães estão fora e terão de acompanhar o resto do Mundial pela telinha.

URIBE CHEGA COM STATUS DE MATADOR PARA REFORÇAR O FLA-COLÔMBIA

Tem novidade no Flamengo. É mais um que nasceu na Colômbia. O clube apresentou o atacante Fernando Uribe que chega do Toluca do México com fama de goleador.

O novo reforço assinou até o fim de 2021 e recebeu a camisa 20 que pertencia Vinícius Júnior que se apresentará ao Real Madrid nos próximos dias.

Revelado pelo desconhecido Atlético Huila e com passagens por Once Caldas, Millonarios, Atlético Nacional e Chievo Verona, o atacante tem 30 anos. Estava no Toluca desde 2015. Em 116 partidas, marcou 61 gols. A média é muito boa. Superior a um gol a cada duas partidas. 

Não era novidade que a diretoria buscava um jogador para o ataque. O nome de Vagner Love chegou a ser ventilado, mas a pedida foi absurda. Com a chegada de Uribe, é pouco provável que o contrato de Paolo Guerrero seja estendido. O vínculo termina em agosto. Felipe Vizeu também não joga mais pelo clube. Está vendido para a Udinese desde o fim do ano passado e vai para a Itália agora no início da temporada europeia.

Não conheço Uribe, mas a fama no México é de goleador nato. Deixou à Colômbia em 2011, passou pelo Verona da Itália, voltou ao país de origem para defender o Nacional de Medellín e Millonarios. Antes de brilhar em solo mexicano.

O Flamengo está virando uma República de colombianos. Agora são quatro no elenco: Gustavo Cuéllar, Berrío, Marlos Moreno e Uribe.