Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A VOLTA DE DOIS CAMPEÕES MUNDIAIS COM A SELEÇÃO BRASILEIRA

Ainda não é oficial, mas será. Luiz Felipe Scolari está de volta à Seleção Brasileira depois de dez anos. Felipão foi o escolhido por José Maria Marin para ocupar o lugar que era de Mano Menezes.
 
As novidades não param por aí. O diretor de seleções, Andrés Sanches pediu demissão como já esperado e o cargo está extinto. A partir de 2013 teremosa volta de um coordenador técnico (assim como em 1994, 1998 e 2002). E o nome deste profissional também já foi escolhido: Carlos Alberto Parreira, tetracampeão mundial, será o anunciado.
 
A CBF resolveu antecipar a escolha do novo treinador por um motivo simples: durante a semana, teremos várias reuniões da Fifa visando à Copa das Confederações, inclusive com sorteio dos grupos e coletiva dos treinadores e, logo o Brasil, país sede, não teria um representante.
 
Antes de sair, Andrés Sanches já tinha falado que existia um acordo fechado para Felipão assumir. Já que a informação vazou, é melhor confirmar logo e não passar vergonha perto da comitiva da Fifa.
 
O presidente da CBF, José Maria Marin vai dar uma coletiva amanhã e anunciar, de forma oficial, o nome de Luiz Felipe e Carlos Alberto Parreira. O dirigente lembrou que uma Copa do Mundo não é fase para testes e por isso recorreu à experiência de dois campeões mundiais (Parreira em 1994 e Felipão em 2002).
 
Muitos podem questionar pela escolha do novo treinador, já que Scolari foi um dos personagens principais na queda do Palmeiras para a segunda divisão. Foi treinador do clube por grande parte do Campeonato Brasileiro.
 
Gostei da escolha de Felipão. A base já está montada. É preciso sequência ao time. Também acho que Copa do Mundo não é período para experiências. Felipão saiu vencedor na Ásia e foi muito bem quando dirigiu a Seleção de Portugal em 2006. Chegando às semifinais na Alemanha.
 
Carlos Alberto Parreira irá exercer uma nova função na carreira. Trata-se de um estudioso e com muitas Copas no currículo. Como técnico, triunfou há 18 anos, mas fracassou em 2006.
 
Das opções que vinham sendo citadas, Felipão é muito melhor que Tite. Muricy poderia ser uma boa, mas lhe falta bagagem internacional. Acho que pode ser o nome ideal para depois da Copa do Mundo de 2014. Aí sim, seria a hora do técnico santista.

OS SONHOS DE KALIL NO ATLÉTICO-MG


Ainda lutando pelo vice-campeonato do Brasileirão, o Atlético-MG já começa a pensar em 2013, quando voltará à Taça Libertadores da América depois de 13 anos de ausência.

Após acertar a permanência do técnico Cuca, o presidente do clube, Alexandre Kalil quer reforçar o elenco. Para isso, disse que trará jogadores de renome e já disponibilizou cinco milhões de euros para contratações.

Os sonhos atleticanos são repatriar o ídolo Diego Tardelli, que está no AL Gharafa-QAT e fechar com o meia Juninho Pernambucano, do Vasco.

A questão menos complicada é o retorno de Tardelli, mas para isso, terá de gastar, no mínimo, quatro milhões de euros. A diretoria considera a quantia exagerada. Ainda mais se tratando de um jogador que não é tão novo (27 anos). Mas acho que o negócio tem boas chances de acontecer. O atacante nunca teve uma fase tão boa na carreira quanto à vivida no Atlético-MG entre 2009 e 2011. O centroavante já  marcou 73 gols em 114 partidas com a camisa do time mineiro.

Juninho também está longe de ser um garoto. Está prestes a completar 38 anos, mas ainda tem fôlego de jovem. O apoiador terá seu contrato com o Vasco se encerrando no final deste ano, mas devido à forte ligação que tem com o clube carioca, acredito que dificilmente jogaria em outra equipe do futebol brasileiro. O Atlético-MG quer aproveitar a crise financeira que vive o Vasco e oferecer um salário sedutor ao jogador, que atualmente recebe 50 mil por jogo. O Galo pensa em pagar 300 mil mensais em dia, algo que não acontece no clube carioca.

O sonho de Alexandre Kalil é manter o jovem Bernard, ao menos para a disputa da Libertadores, renovar com Ronaldinho Gaúcho e trazer Diego Tardelli e Juninho Pernambucano. Possivelmente, seria o melhor quarteto ofensivo do país e com a segurança do goleiro Victor e da boa zaga formada por Leonardo Silva e Réver, o Galo entraria como favorito em qualquer competição que disputasse. 

ZICO PEDE O BONÉ NO IRAQUE


Chegou ao fim mais um trabalho de Zico como treinador. O maior ídolo da história do Flamengo divulgou uma nota em seu site oficial em que dizia que pediu demissão da Seleção do Iraque por descumprimento de questões assinadas no contrato.

O Galinho logo fez questão de deixar claro que o pedido de demissão em nada tem a ver com o processo eleitoral do Flamengo. Alguns dizem que Zico poderia participar de alguma chapa nas eleições da próxima segunda-feira em oposição a Patricia Amorim.

Zico assumiu o comando técnico do Iraque em agosto de 2011 com o objetivo de classificar o país para a Copa do Mundo de 2014. Nas eliminatórias asiáticas, os ex-comandados do brasileiro ocupam a terceira posição em um dos dois grupos. Os dois primeiros de cada chave garantem vaga no Mundial que será realizado no Brasil daqui a um ano e meio.

No mês de julho, o treinador já dava sinais de descontentamento ao reclamar da Federação Iraquiana de falta de estrutura e de salários atrasados.

Não é só a Seleção Brasileira que fica sem treinador a pouco mais de um ano da Copa do Mundo. Confesso que não acreditava que o Iraque conquistasse a vaga para o Mundial.