
O técnico Ricardo Gomes resolveu deixar Juninho Pernambucano como opção no banco de reservas. O Cruz-maltino perdeu uma invencicbilidade de seis rodadas e se manteve na quarta posição com 27 pontos. Já o Botafogo ocupa o sexto lugar com dois pontos a menos.
Caio Junior escolheu Felipe Menezes para ser o substituto de Maicosuel suspenso e na lateral, Alessandro foi barrado e deu lugar a Lucas.
O jogo começou com o pontapé inicial de Mário Jorge Lobo Zagallo que na próxima terça-feira completará 80 anos. Homenagem merecida e o Velho Lobo terá uma estátua no Engenhão. Seria coincidência a boa atuação de Loco Abreu que joga com a camisa 13?
O primeiro gol saiu logo aos dez minutos. Renato (melhor exibição desde que chegou ao Botafogo) bateu escanteio e Antônio Carlos, o zagueiro-artilheiro, marcou o primeiro. O Vasco não se abateu e quase empatou logo depois, mas Jefferson fez linda defesa em cabeçada de Alecsandro. Pouco depois, em bonita jogada estilo futevôlei, quase que Fagner marcou.
O Botafogo deu uma recuada, mas chegou ao segundo em um contra-ataque. Cortês (jogou muito) deu lindo passe para Herrera chutar, Prass defendeu, mas no rebote ninguém marcou Loco Abreu que tocou para o gol vazio.
A torcida do Vasco perdia a paciência com Marcio Careca e Alecsandro. Já era possível, na metade do primeiro tempo, ouvir gritos de Elton vindo das arquibancadas.
O Botafogo, que nada tinha a ver com isso, continuou jogando e fazendo gols. Lucas cruzou, Fernando Prass falhou e Elkeson tocou para Loco Abreu marcar o seu segundo e terceiro do Fogão na partida.
No intervalo, o técnico Ricardo Gomes sacou Marcio Careca e colocou Juninho para alegria dos torcedores. O lateral-esquerdo passou a ser Jumar como nas duas últimas partidas, mas estava tarde demais.
O Botafogo apenas administrava a larga vantagem e tocava muito bem a bola. Loco Abreu quase fez mais um, só que o travessão impediu o terceiro do uruguaio. Além dele, Renato e Cortês estavam muito bem em campo. Esta foi a melhor atuação do Botafogo no campeonato. Será que foi para calar a minha boca?
O Vasco ainda perdeu Diego Souza, expulso infantilmente. Após receber cartão amarelo por falta cometida em Cortês. O meia não gostou e resolveu discutir com o árbitro Marcelo de Lima Henrique que não pensou duas vezes antes de mandar o jogador para o vestiário mais cedo.
O Botafogo ainda aumentaria e faria o placar virar goleada, talvez para responder o resultado de 2010 no lançamento de um outro uniforme. Renato tocou e Herrera fez o último da goleada.
No fim, os torcedores deixaram o Engenhão de alma lavada e ainda teve tempo para o lateral-esquerdo Cortês deixar o campo aplaudido pelos botafoguenses. Jogou muito o menino, assim como já fizera contra o Vasco pelo Carioca quando atuava no Nova Iguaçu.
Será que o Botafogo agora engrena ou vai continuar enganando? A partida do time neste domingo foi sublime. Maicosuel provou que não faz falta. A fase do ex-mago é muito ruim e o time rodou bem sem o camisa sete.