Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ZAGUEIRO BRASILEIRO NA INTERNAZIONALE

O jovem zagueiro Juan trocou de Internacional. Saiu de Porto Alegre e vai atuar em Milão. O time italiano anunciou o acerto no último dia da janela de transferências. O defensor chega com moral na Itália. A negociação já se arrastava desde o final do ano passado e após a conclusão, o site oficial da Internazionale deu as boas vindas ao ex-colorado (foto).

Juan foi campeão sul-americano e mundial sub-20 com a Seleção Brasileira em 2011. O defensor está com 20 anos e, na nova equipe, terá a companhia dos brasileiros Julio Cesar, Maicon e Lúcio que pode servir como referência de como atuar na zaga.

Não acredito que Claudio Ranieri escale o garoto entre os titulares, mas já é bom ir se adaptando ao clima, ainda mais jogando em um dos maiores clubes da Europa. Para a zaga, a Inter conta com Córdoba, Lúcio, Ranocchia e Samuel. Só jogadores experientes e não será nada fácil para o brasileiro entrar no time nerazzurri.

Já vi Juan jogar algumas vezes e gostei. Acho meio cedo para ir para um gigante europeu. Pode acabar acontecendo o mesmo que houve com Philippe Coutinho, mas trata-se de um jovem com potencial. Vamos torcer para que seja mais um brasileiro a ter sucesso no Velho Continente.

MARTINUCCIO SAI DO FLU PARA O VILLARREAL

O meia Alejandro Martinuccio foi emprestado pelo Fluminense ao Villarreal-ESP até o final da atual temporada. Em seis meses nas Laranjeiras, foram 15 jogos e apenas um gol marcado. Neste ano, chegou a atuar na estreia do Campeonato Carioca, quando os reservas derrotaram o Friburguense por 3 a 0.

Depois de tanto brigar, até judicialmente, com o Palmeiras para ter o apoiador, o clube carioca resolveu mandá-lo para a Espanha com o intuito de aliviar a folha salarial.

Martinuccio, 24 anos, foi o grande destaque do Peñarol na campanha do vice-campeonato dos uruguaios na Taça Libertadores da América de 2011. O jogador tem contrato com o Fluminense até julho de 2015, mas o “Submarino Amarelo” terá a opção de compra após o término do empréstimo.

Martinuccio não emplacou nas Laranjeiras, é verdade, mas acho que poderiam ter mais paciência com o argentino. Para um jogador estrangeiro, a adaptação nem sempre é fácil. Qualidade, o meia possui. Isso ficou claro na Libertadores do ano passado. Vale lembrar que Darío Conca, ídolo dos tricolores, não deu certo quando chegou ao Brasil, com a camisa do Vasco, mas logo depois brilhou pelo Fluminense. Deve ter sido problema de adaptação ao novo país. Não estou comparando os dois jogadores, mas eu teria um pouco mais de calma antes de me desfazer de Martinuccio.

Se fosse para emprestar o jogador, porque não cedê-lo ao Palmeiras? Com certeza daria fim na briga que os paulistas movem na justiça.

Talvez o clube tenha pensado que seria muito difícil para o meia arrumar lugar na equipe, ainda mais após as chegadas de Thiago Neves e Wagner que jogam na mesma posição do argentino.

UMA DECEPÇÃO ATÉ AQUI

Ainda estamos no início da temporada, mas se perguntarmos qual time grande é a maior decepção de 2012 até o momento, a resposta está na ponta da língua: Grêmio.

Quem gastou mais de 20 milhões de reais em reforços, não pode atuar três vezes (com a equipe principal) no Campeonato Gaúcho e sair derrotado em duas ocasiões, somando apenas três pontos de nove disputados.

Na estreia do Estadual, a desculpa foi a falta de ritmo e desentrosamento. Resultado: 2 a 0 para o modesto Lajeadense em pleno Estádio Olímpico. Na rodada de meio de semana, uma vitória por 3 a 1 sobre o Canoas e parecia que tudo estava normalizado. O maior reforço para 2012, o atacante Kleber, Gladiador marcou um dos gols no triunfo. Mas no último fim de semana, atuando em Caxias do Sul, derrota diante do Juventude que em nada lembra o time que assustava os grandes do Estado.

Reforços não faltaram para o Tricolor Gaúcho. O ataque pode ser considerado, no papel, um dos melhores do país com Marcelo Moreno e Kleber. Para o meio chegaram Léo Gago e Marco Antônio, além da permanência de Douglas, maestro do time. O técnico é Caio Júnior e talvez aí esteja o problema. O "Professor Pardal" não sabe nada. Os últimos trabalhos no Brasil (Palmeiras, Flamengo e Botafogo) foram bem fracos e eu bem que falei que trocar Celso Roth por Caio Júnior era seis por meia dúzia.

É melhor o Grêmio abrir o olho enquanto é cedo. Seria bom aproveitar o fato do Internacional estar escalando o time inteiramente reserva por causa dos jogos da Pré Libertadores. A maior ambição da diretoria é a Copa do Brasil, onde a equipe já foi especialista.

Atualmente, o Grêmio ocupa o 11º lugar na tabela de classificação. O líder é o Caxias com 100% de aproveitamento, seguido por Juventude, Cuzeiro e Cerâmica, todos com sete pontos em três rodadas até aqui.