Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2018

BARCELONA TEM UMA JOIA: RIQUI PUIG.

Cara de criança, mas futebol de gente grande. Vem aí mais uma cria das canteras do Barcelona. Riqui Puig entrou durante os amistosos da pré-temporada nos Estados Unidos e mostrou que pode, em breve, dar muitas alegrias aos torcedores do clube catalão.

Puig tem 18 anos, mas parece ser bem mais novo. Rosto de menino, mas muita habilidade, técnica e visão de jogo. O jovem impressiona. Principal destaque na conquista da Champions League sub-19, o futuro craque já teve o contrato renovado até 2021 com multa rescisória de 100 milhões de euros. Os dirigentes perceberam que tem uma joia nas mãos.

Puig quer seguir os passos de lendas que foram formadas no Barça e jogam na mesma posição: Iniesta e Xavi. O estilo chega a lembrar. Está cedo, mas já vale a observação do técnico Ernesto Valverde.

Jogar no cada vez mais concorrido meio campo do Barcelona é uma missão árdua. Só nesta temporada chegaram Arthur e Vidal. Fala-se que Pogba pode ser o próximo. Mas Riqui Puig pede passagem. Com certeza, é muito melhor apostar no talentoso jovem do que insistir com André Gomes e Denis Suárez. Esse nome promete: Riqui Puig.

CAI KLEINA E VOLTA GUTO FERREIRA NA CHAPE

Bem perto da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense resolveu trocar de técnico. Sai Gilson Kleina e chega Guto Ferreira que volta ao clube após passagem entre 2015 e 2016.

A equipe de Chapecó está em 16º lugar com 18 pontos ganhos. O Santos abre a zona de degola com um ponto a menos. Este é o perigo. O Peixe, apesar de estar muito mal das pernas, não deve continuar nesta posição ainda mais com a chegada dos reforços.

Gilson Kleina foi demitido após 51 partidas com 21 vitórias, 20 empates e 10 derrotas. O aproveitamento foi de 54%.

Além da luta contra a degola no Brasileiro, a Chape ainda está na disputa da Copa do Brasil. Vai jogar a partida de volta contra o Corinthians pelas quartas de final. Na ida em São Paulo, derrota por 1 a 0.

Guto Ferreira volta ao clube com a mesma missão de três anos atrás: evitar o rebaixamento. Em 2015 deu certo. O treinador ainda conquistou o Campeonato Chapecoense no ano seguinte. O último trabalho do treinador foi pelo Bahia até junho. 

Acho que nesta temporada, a Chapecoense corre seríssimos riscos de rebaixamento no Brasileiro. Vale lembrar que desde que chegou à elite, a equipe nunca foi rebaixada.

PRAZER, PEDRO

Artilheiro isolado do Brasileirão, Pedro vem chamando a atenção em uma posição que passava por uma escassez no país. O centroavante jogou muito bem contra o Bahia, fez um belo gol no empate em 1 a 1 e mostrou um repertório de belas jogadas no Maracanã.

Não por acaso, tem o nome cotado para defender à Seleção Brasileira em breve. A comissão técnica acompanhou a partida da última quinta-feira contra o Defensor pela Copa Sul-Americana. Por causa da ótima fase, o atacante de 21 anos já desperta o interesse de clubes europeus. O Borussia Dortmund-ALE estaria monitorando o atleta responsável por 63% (12/19) dos gols do Fluminense no Brasileirão (10 gols e duas assistências). O Bordeaux chegou a oferecer 8,5 milhões de euros, mas a diretoria negou a oferta. Vale bem mais. Está pronto.

Pedro é, sem dúvidas, o melhor centroavante do Brasil na atualidade. Tem mobilidade, é habilidoso, exerce bem a função dentro da área e chuta bem de fora como no gol marcado diante  do Bahia. O atacante foi o goleador do Campeonato Carioca deste ano com sete gols marcados em 13 jogos. Ninguém mais se lembra de Henrique Dourado nas Laranjeiras. Tem até quem não pense mais em Fred.

Não sei quanto tempo ainda vai jogar por aqui. Provavelmente não muito. Tomara que saiba escolher na hora de se transferir. Não faça igual a Roger Guedes, antigo artilheiro do campeonato, que foi se esconder na China.