Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

DE VOLTA PARA A ANTIGA CASA


O meia atacante Edno está de volta a Portuguesa. Uma reunião entre o presidente do clube, Manoel da Lupa e o cortintiano Andrés Sanchez ficou acertado o retorno do jogador, por empréstimo, até 2012.

Edno, 28 anos, não teve muito destaque no Corinthians. A melhor fase da carreira do apoiador foi em 2008 e justamente com a camisa rubro-verde. O jogador saiu da Lusa após um episódio polêmico quando, em 2009, torcedores de facções organizadas invadiram o vestiário portando armas e xingando o atleta. Na época, Edno afirmou que não pretendia pisar nunca mais no Canindé. Vamos ver como será a recepção da torcida com a volta do atleta.

No ano passado, foi emprestado pelo Corinthians ao Botafogo, onde conquistou o Campeonato Carioca e ficou até o final do Brasileiro, mas retornou ao Parque São Jorge nesta temporada e novamente não obteve êxito com a camisa corintiana.

A Portuguesa ainda conta com um percentual do passe de Edno. O salário do jogador será pago pelos dois clubes com o Corinthians bancando a maior parte.

Vamos ver se Edno reencontra o seu melhor futebol e ajuda a Lusa na disputa da Série B do Brasileirão. Em três rodadas disputadas, a Portuguesa ocupa a oitava colocação com quatro pontos ganhos (uma vitória, um empate e uma derrota). A equipe treinada por Jorginho é considerada por muitos como uma das favoritas para buscar o acesso para a elite do futebol nacional.

TUDO IGUAL NA SAIDEIRA DE PETKOVIC

O jogo valia três pontos, mas os 42 mil torcedores que compareceram ao Engenhão estavam ali para dar adeus a Petkovic, maior ídolo do Flamengo neste século. O sérvio se despediu depois de 197 partidas com a camisa rubro-negra e teve direito a um lindo mosaico (foto) em homenagem ao homem que marcou o inesquecível gol de falta em 2001 que deu o tricampeonato carioca ao clube. Além deste, o gringo também venceu a Copa dos Campeões no mesmo ano e o Campeonato Brasileiro em 2009. Pet é o estrangeiro com mais gols no Brasileirão. Foram 83 ao todo.

O clima era festivo, mas o jogo era para valer e o Corinthians tentou ser um visitante intruso. Antes de começar o jogo, Ronaldinho Gaúcho entregou a braçadeira de capitão ao dono da festa e todos os jogadores do Flamengo entraram com o nome de Petkovic nas costas das camisas. Bela homenagem.

O Corinthians queria se aproveitar do oba oba e o técnico Tite escalou o time com três atacantes (Liedson, Jorge Henrique e Willian) e os paulistas, com menos de cinco minutos, tiveram duas boas chances. No primeiro minuto, Felipe salvou o Flamengo. O Corinthians não demorou para abrir o marcador. Aos 18, Weldinho deixou Egídio para trás e centrou para Willian abrir o placar.

No Flamengo, Ronaldinho e Petkovic estavam bem, mas era só. O sérvio fazia bons lançamentos e ainda deu um drible desconcertante em Ralf. Seria uma pena se Pet deixasse o gramado com a derrota parcial, mas os deuses do futebol corrigiram essa injustiça. Aos 39, falta próximo a área. A torcida pediu Pet, mas quem bateu foi Renato Abreu que, com categoria, deixou tudo igual. Renato empatou com gol à la Petkovic.

No intervalo, teve volta olímpica do sérvio e gritos da torcida de "Fica". A festa foi bonita, mas o combinado era de que o sérvio só atuaria nos primeiros 45 minutos. Quem entrou em seu lugar foi o menino Negueba que foi muito mal.

Na etapa final, o Corinthians seguiu na ofensiva, mas o Flamengo também teve as suas oportunidades. Felipe evitou gol de Liedson, assim como Julio César impediu que Renato colocasse o Flamengo à frente. Vanderlei Luxemburgo colocou Diego Mauricio em campo no lugar do apagado Wanderley. Ronaldinho quase fez o segundo. O R10 recebeu na intermediária e mandou uma bomba na trave corintiana.

O Corinthians cansou. Tite sacou Danilo e Jorge Henrique para colocar Morais e promover a estreia do "Sheik" Emerson. O gol da vitória poderia ter saído para qualquer dos times. Welinton e Leandro Castán subiram mais que os adversários, mas esbarraram em Julio César e Felipe respectivamente.

No final, o placar foi justo, mas o que todos vão guardar deste Flamengo e Corinthians é a despedida de um dos grandes nomes do futebol brasileiro nos últimos anos.

NA PRELIMINAR DA DECISÃO, MASSACRE DO COXA

Coritiba e Vasco fizeram uma prévia da decisão da Copa do Brasil no Estádio Couto Pereira, mas o jogo foi válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro e devido a final da competição nacional, as duas equipes entraram com os times reservas. O Expressinho do Vasco era o líder da competição, enquanto os suplentes do Coxa não tinham nenhum ponto ganho, mas a disparidade entre os dois foi tamanha e os donos da casa venceram por 5 a 1 com show do atacante Andersaon Aquino (foto), titular, mas que está suspenso e não jogará na quarta-feira, que marcou três gols em apenas nove minutos no primeiro tempo.

O Vasco perdeu uma invencibilidade que já chegava a 20 partidas (12 vitórias e oito empates), mas o Cruzmaltino não deu nem para a saída. Logo aos três minutos na primeira das muitas falhas de Jomar e Max, Tcheco recebeu na marca do pênalti e chutou sem defesa para Fernando Prass, único titular em campo. Depois começou o baile de Anderson Aquino. O matador fez aos 11, 14 e 20 minutos e com menos da metade do primeiro tempo, o placar já mostrava uma grande goleada. Aquino não encontrava a mínima dificuldade para balançar as redes dos cariocas.

O Vasco teve uma chance cara com o lateral Max que desperdiçou. Que partida infeliz deste menino. Errou tudo em campo. No Coxa, além de Aquino, o atacante Leonardo também se destacava com grandes assistências.

No segundo tempo, Ricardo Gomes mandou o menino Bernardo a campo na vaga de Enrico e o Vasco conseguiu equilibrar as ações, mas a defesa só batia cabeça e o Coxa marcou o quinto com o lateral-direito Maranhão que recebeu na da ponta e chutou forte para vencer Prass.

Estava tão fácil que Marcelo Oliveira sacou o herói da tarde, Anderson Aquino, para colocar o angolano velocista Geraldo. O meia, que pode ser o substituto de Aquino na quarta, deu novo ritmo ao time que seguiu mandando na partida. Aos 22, o Vasco fez o gol de honra com Elton em um chute errado de Bernardo que parou nos pés do centroavante vascaíno.

O Coritiba administrou a enorme vantagem, tocou a bola e deixou o tempo correr. No fim, vitória dos paranaenses para delírio dos torcedores que sonham com uma exibição parecida no meio da semana. Já para os vascaínos, resta a esperança de saber que na Copa do Brasil, quem atua são outros dez jogadores.

Outros Resultados: Grêmio 2 x 0 Bahia; América-MG 2 x 4 Internacional e Santos 3 x 1 Avaí.