Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

QUEM É QUEM NA TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Não é apenas a Copa do Brasil que chega às oitavas de final, a Taça Libertadores da América também atinge o mata-mata. Cinco brasileiros ainda seguem na briga pelo título. Dos times daqui, apenas o Flamengo caiu na fase de grupos. Entre os estrangeiros, a maior surpresa pode ter sido a queda do Peñarol (URU), atual vice-campeão da competição e que ficou na lanterna da chave.

O time de melhor campanha entre os 32 foi o Fluminense, mas não sei se foi tão bom negócio, já que vai encarar a boa equipe do Internacional de Dorival Junior. Além disso, o Tricolor terá de lutar contra o retrospecto recente do primeiro colocado. Nas duas últimas edições, as equipes que terminaram em primeiro caíram nas oitavas de final. Mas elenco por elenco, acho que o de Abel Braga é melhor e o Inter terá uma baixa considerável: o argentino D'Alessandro. Vale ressaltar que o Flu estará desfalcado de Wellington Nem.

O Santos, atual campeão, não deve ter dificuldades contra o Bolívar. Mas o treinador do time local, o argentino Ángel Guillermo Hoyos afirmou não saber quem é Neymar. Então, o Bolívar deve ser uma superpotência. É de estranhar estarem na antepenúltima colocação no Boliviano.

O Corinthians recebe o Emelec (EQU), uma das grandes surpresas na fase inicial. O time equatoriano eliminou o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love. Não sei se terão moleza os corintianos. Sem contar que a sorte não costumar acompanhar o clube na competição. É bom ter também muita atenção na bola aérea do centroavante Figueroa.

O Vasco passou em segundo lugar na chave (atrás do Libertad), mas como foi um dos melhores segundos, não terá uma missão tão árdua. O adversário dos vascaíno será o Lanús (ARG). Nunca é bom enfrentar equipes argentinas, mas se for para pegar alguém, que seja da qualidade do Lanús. O hermanos até possuem bons valores como os meias Camoranesi, Valeri e o atacante Pavone, mas a 16ª posição no Clausura explicam que o time não deve meter medo no Vasco.  

Entre os estrangeiros, destacaria os argentinos Boca Juniors e Vélez Sarsfield que sempre chegam bem e o Universidad de Chile que, mesmo não sendo o mesmo da última Copa Sul-Americana, ainda é um time muito bem armado e que pode chegar longe.

Abaixo, as datas das partidas de ida e, em negrito, os meus favoritos para chegarem às quartas de final:

25/4 - Internacional x Fluminense
25/4 - Bolívar x Santos
01/5 - Nacional (COL) x Vélez Sarsfield (ARG)
01/5 - Cruz Azul (MÉX) X Libertad (PAR)
02/5 - Boca Juniors (ARG) X Union Espanola (CHI)
02/5 - Emelec (EQU) x Corinthians
02/5 - Deportivo Quito (EQU) x Universidad de Chile (CHI)
02/5 - Vasco x Lanús (ARG)




AS OITAVAS DE FINAL DA COPA DO BRASIL


As oitavas de final da Copa do Brasil estão definidas e os jogos mata-mata começam a partir da próxima quarta-feira (26/04). Até aqui, nenhuma grande surpresa. Nenhum time que podiam ser considerados como favoritos foi eliminado até o momento. Talvez, a maior ausência seja o Sport, eliminado na fase anterior pelo Paysandu, maior candidato a zebra desta edição ao lado da Ponte Preta.

Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e São Paulo seguem na disputa e são os melhores times em minha opinião. Não podemos desprezar também o Botafogo e o Coritiba. O Palmeiras eu não levo fé alguma.

Nas oitavas de final, teremos alguns bons duelos. Atlético-MG e Goiás pode ser um confronto equilibrado, mas a fase do Galo é muito boa. O maior problema são os micos recentes nesta competição, e nunca ter passado pelos goianos em mata-matas, porém o fato de decidir em casa deve ser levado em conta. Ponte Preta e São Paulo também pode ser interessante. Este duelo pode acabar se repetindo na decisão do Paulistão, caso os dois passem por Guarani e Santos, respectivamente, nas semifinais. Não duvidem do time dirigido por Gilson Kleina.

Outro jogo que merece atenção é entre Atlético-PR e Cruzeiro. A equipe de Vagner Mancini ainda não engrenou na temporada e terá de ter muita atenção com a fase goleadora do equatoriano Guerrón. Seria capaz até de apostar no Furacão. Botafogo e Vitória também não destoa tanto. Assim como a Raposa, é bom o Alvinegro abrir o olho com o centroavante Neto Baiano, autor de três gols na heroica classificação baiana sobre o ABC.

Abaixo, seguem os duelos nas partidas de ida. Deixo em negrito, os meus favoritos para avançarem de fase. Quero saber a opinião dos leitores:

25/4 - Portuguesa x Bahia
25/4 - Paraná x Palmeiras
25/4 - Goiás x Atlético-MG
26/4 - Coritiba x Paysandu
26/4- Ponte Preta x São Paulo
2/5 - Fortaleza x Grêmio
2/5 - Atlético-PR x Cruzeiro
2/5 - Vitória x Botafogo

RAMIRES BRILHA E BARÇA ESTÁ FORA DA CHAMPIONS LEAGUE


Quem esperava por Messi viu Ramires. Quem achava que o Barça estaria em Munique no próximo dia 19, como afirmara na véspera o técnico Pep Guardiola, terá de acompanhar Chelsea contra Bayern de Munique ou Real Madrid. O oponente dos ingleses sai na próxima quarta-feira.

Mais uma vez, os "Blues" armaram um forte esquema de marcação e seguraram o melhor time do mundo. Com o empate em 2 a 2, a equipe treinada pelo italiano Roberto di Matteo está na final da Champions League.

Como de costume, a equipe da casa tinha muito mais posse de bola e presença no ataque. Só a vitória interessava ao time Culé. A primeira chance foi com Messi, após lindo toque de letra de Cesc Fàbregas, mas Petr Cech (excelente atuação) fez a defesa. Já dava para ver que não era dia de Lionel.

Pouco depois foi a vez de Mascherano arriscar de fora da área e assustar o arqueiro tcheco. O Barça ainda perdeu o zagueiro Piqué que colidiu com Victor Valdés e sofreu uma forte pancada na cabeça. Guardiola mandou o brasileiro Daniel Alves para campo.

O gol não demorou. Aos 25 minutos. Cuenca recebeu na esquerda e cruzou para Busquets que estava livre na área para marcar.

A situação dos ingleses piorou após a agressão de Terry em Alexis Sánchez e o zagueirão foi expulso. No final do primeiro tempo, Messi achou Iniesta que deu um toquinho na saída de Cech. 2 a 0 Barcelona. Resultado que dava a vaga aos espanhóis.

Mas nos acréscimos do primeiro tempo, Lampard fez belo lançamento para Ramires que deu um toque por cobertura à la Messi e marcou para o Chelsea. Como está jogando o ex-atleta do Cruzeiro. Só Mano Menezes não enxerga.

O resultado do primeiro tempo dava a vaga aos londrinos, mas no início da etapa complementar, Drogba fez pênalti em Fàbregas. Messi foi para a cobrança e acertou o travessão. O hermano não consegue mesmo marcar contra o algoz chamado Chelsea.

O Barcelona tentou até o final. O Chelsea só se defendia. Drogba tentou do meio da rua . O centroavante, como no jogo de ida, era um dos que mais ajudavam na defesa. Messi ainda acertaria a trave, graças a tapinha salvador do goleiraço chamado Petr Cech.

Já no último minuto, um chutão para frente deu o gol de empate e da classificação aos visitantes. Da defesa, a bola chegou até ao centroavante Fernando Torres que tinha entrado minutos antes no lugar de Drogba. O espanhol driblou Váldes e mandou para as redes, decretando a eliminação, em casa, do poderoso Barcelona. Agora, resta ao Chelsea esperar por Bayern de Munique ou Real Madrid (que deve estar em êxtase com a queda do rival). Será que teremos o tão sonhado título inédito dos "Blues"?

E ao Barça, só restou a Copa do Rey, onde decidirá contra o Athletic Bilbao. Já imaginaram uma temporada de seca da equipe catalã? Até há pouco tempo, o fato era impensável.