Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2012

BOTAFOGO É O CAMPEÃO DA TAÇA RIO 2012

O Botafogo venceu o Vasco, com autoridade, por 3 a 1, conquistou a Taça Rio e está na final do Campeonato Carioca, onde enfrentará o Fluminense nos dois próximos finais de semana.

O invicto time comandado por Oswaldo de Oliveira foi bem melhor durante toda a partida. Com muito mais disposição, os alvinegros não deram chance ao Vasco que em nada lembrou o time que bateu o Flamengo no último domigo. Os gols foram marcados por Loco Abreu, duas vezes e Maicosuel. 

Os dois times tinham desfalques muito importantes. No Bota, Renato, contundido, foi substituído por Fellype Gabriel. Dedé seguiu fora e fez muita falta à defesa do Vasco que não ganhava uma bola no alto.

O Glorioso teve uma atuação impecável, principlamente os jogadores de meio campo como Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Andrezinho e Maicosuel. Abreu foi o finalizador de outros tempos. Se não marca de pênalti, faz com bola rolando. Isso é que importa para os torcedores. E como gosta de marcar em cima do Vasco.

O primeiro gol saiu logo aos quatro minutos em contra-ataque e com a ajuda de uma gandula. Após a bola sair pela lateral, a reposição foi imediata. Maicosuel mandou para Márcio Azevedo que estava livre na esquerda e cruzou para a área, onde esperava Loco Abreu para mandar para o fundo das redes de Fernando Prass.

O Vasco respondeu pouco depois em chute cruzado de Eder Luis que completava 100 jogos com a camisa cruz-maltina.

Após mais uma falha da defesa vascaína, quase que Loco Abreu conseguiu marcar mais um ao tentar dar um chapéu em Prass dentro da área. Elkeson também teve uma boa chance, mas o chute saiu fraco e torto, sem assustar muito.

O Vasco poderia ter empatado com Eder Luis, mas o atacante recebeu na marca do pênalti e mandou por cima do gol de Jefferson. Dois minutos depois, aos 45, o Bota ampliou  a vantagem. Elkeson cobrou falta para a área, o zagueiro Fábio Ferreira escorou e Loco Abreu, livre de marcação, aumentou a contagem no Engenhão.  

No intervalo, Cristóvão Borges fez duas mexidas. Entraram Allan e Juninho Pernambucano nos lugares de Alecsandro e Felipe. O Maestro esteve muito mal e errou vários passes, assim como todo time vascaíno que abusou da violência.

Logo no começo do segundo tempo, Fellipe Bastos acertou uma bomba que explodiu na trave de Jefferson. Quando parecia que o Vasco iria atrás do empate, mais um gol alvinegro. Aos sete minutos, Antônio Carlos lançou, Fagner falhou ao não subir e a bola sobrou para Maicosuel entrar na área, escolher o canto e aumentar para o Fogão.

Cristóvão Borges ainda colocou Carlos Alberto no lugar de Fagner e o meia entrou bem novamente. No Botafogo, Andrezinho e Fellype Gabriel, muito cansados, pediram para sair. Oswaldo de Oliveira mandou Jadson e Gabriel para a partida.

O Vasco ainda diminuiu aos 35 minutos com Carlos Alberto que tabelou com Rodolfo e tocou no canto de Jefferson. Pensava-se que o Vasco ensaiaria uma reação, mas não foi o que aconteceu. Apenas em um lance (muito bonito) de Diego Souza é que o time arriscou, mas a bola foi para fora. Seria um golaço. O meia chapelou o marcador e bateu de primeira.

O Botafogo jogava nos contra-ataques. O argentino Herrera ainda entrou no lugar de Maicosuel (melhor em campo). O Vasco foi muito mal e o Botafogo esteve bem demais. Vitória mais do merecida. 

Agora teremos uma final que não acontece desde 1971. Botafogo e Fluminense vão decidir o Cariocão 2012. Acho que o Flu tem mais time, mas Oswaldo de Oliveira deu uma cara ao time do Botafogo. Não é por acaso que é o único time da Série A do Brasileiro que ainda não perdeu na temporada. Quem sabe, podemos ter o Botafogo como campeão invicto no Rio de Janeiro. Será? Gostaria de parabenizar os amigos Carlos Batista e Elthon Bernardes que devem estar comemorando e muito a passagem para a final do Estadual e mais um vice do Vasco da Gama.

SHOW DE NEYMAR NO MORUMBI

Faltam adjetivos para qualificar Neymar. O craque santista foi o nome na vitória por 3 a 1 contra o São Paulo pela semifinal do Campeonato Paulista. O atacante marcou os três gols contra o Tricolor e garantiu o Peixe na decisão em busca do tricampeonato consecutivo.

Assim como nos dois últimos anos, os santistas eliminaram os são-paulinos na semifinal e partem como favoritos para conquistar mais um caneco. O adversário será o Guarani que derrotou a Ponte Preta na outra semifinal.

São Paulo estava desfalcado do capitão Luis Fabiano. Emerson Leão escalou Willian José entre os titulares.

O primeiro gol saiu aos três minutos. Alan Kardec (que barrou Borges) entrou na área e foi derrubado por Paulo Miranda. Neymar cobrou no alto e abriu o marcador no Morumbi. Este foi o centésimo gol pelo clube praiano.

O mesmo zagueiro que cometera a penalidade máxima, por pouco não empatou ao cabecear uma bola na trave de Rafael aos dez minutos. O São Paulo melhorou teve mais posse de bola. Só que quem marcou foi o Santos e novamente com Neymar. Depois de um passe errado da defesa, Paulo Henrique Ganso descolou belo passe para o atacante ganhar na corrida de Paulo Miranda e tocar na saída de Denis.

No final do primeiro tempo, o lateral direito Piris foi bagunçado por Neymar e teve de recorrer à violência para parar o santista e recebeu apenas o cartão amarelo do árbitro Paulo Cesar de Oliveira.

No intervalo, Leão sacou  Piris (pendurado) e Jadson (mais uma vez muito mal) para as entradas de Rodrigo Caio e Fernandinho. O time até que melhorou, mas a primeira chance de gol no segundo tempo foi do Santos. Alan Kardec bateu, Denis pegou e, no rebote, Neymar finalizou na trave.

Depois, Alan Kardec chegou a marcar, mas Paulo Cesar de Oliveira invalidou o lance apontando falta de Edu Dracena em Paulo Miranda.

No São Paulo, o atacante Willian José também mandou uma na trave. Só que logo depois, o substituto do Fabuloso marcou e diminuiu a diferença. O centroavante estava em posição irregular ignorada pela arbitragem.

Só que quando o jogo estava ficando duro, apareceria Neymar para decidir mais uma vez. O camisa 11 arriscou de fora da área e contou com falha de Denis para aumentar o placar, fazer o terceiro gol e pedir música em programa de televisão.

No fim do jogo, Cícero foi expulso após caçar Neymar e após o apito do árbitro, a torcida do Santos, apesar de estar em menor número, fez a festa no Morumbi. Os jogadores comemoraram com dancinhas no gramado comandadas por Neymar.

O Santos é o melhor time do futebol paulista. Em minha opinião, é o mais forte do futebol brasileiro e é super favorito na decisão contra o Guarani. Desde a década de 60 que um time não conquista um tricampeonato paulista. Parece que a geração de Neymar e Ganso vai derrubar esse tabu.

EM PORTO ALEGRE, VENCEU O MELHOR

O Internacional venceu o Grêmio no Beira-Rio por 2 a 1 e conquistou a Taça Farroupilha (2º turno) se credenciando para a decisão do Gauchão contra o Caxias que venceu a Taça Piratini (1º turno). Os gols da vitória foram marcados por Dátolo e Fabrício com Werley descontando para o Tricolor.

O técnico Dorival Junior não pôde contar com Nei, Kleber, D'Alessandro e Dagoberto. O que prova o quanto o Colorado é superior.

O primeiro gol saiu aos 36 minutos. Bola levantada na área, Leandro Damião não conseguiu o domínio. A zaga gremista afastou mal e Dátolo chutou para marcar. Sem chances para Victor. 

O Grêmio fez muito pouco na primeira etapa e o resultado parcial foi justo. No segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo trocou os atacantes André Lima e Miralles por Marcelo Moreno e Marquinhos. O time cresceu de produção e ameaçou. Primeiro com o lateral esquerdo Pará e depois em cabeçada de Moreno.

O gol de empate saiu aos nove minutos. Fernando cobrou falta na trave e, no rebote, o zagueiro Werley estava atento para mandar para o gol. Tudo igual no Beira-Rio.

Um lance curioso aconteceu na metade do segundo tempo. Vanderlei Luxemburgo se revoltou com um dos gandulas por ter feito uma reposição de bola rápida em córner do Internacional e partiu para cima do mesmo. O árbitro Márcio Chagas acabou expulsando o treinador gremista e mandou repetir a cobrança.

O Inter era melhor e chegou ao gol da vitória aos 31 minutos com Fabrício (substituto de Kleber), marcando de cabeça. Depois da vantagem, coube apenas administrar o resultado. Por pouco, o limitado Jajá não marca mais um.

Agora, o Colorado buscará o bicampeonato estadual e não deve ter dificuldades para derrotar o Caxias e deve vencer no Rio Grande do Sul pela 41º vez na história.