Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O ALÍVIO RUBRO-NEGRO

Antes do jogo mais importante da temporada, a torcida rubro-negra ficou sabendo que o atacante Deivid entrara na justiça contra o clube e que Vanderlei Luxemburgo estava com as horas contadas no comando técnico, mas o time atuou com muita garra, luta e profissionalismo e venceu o Real Potosí -BOL por 2 a 0 no Engenhão e o Flamengo está na Taça Libertadores da América e integrará o Grupo 2 ao lado de Emelec-EQU, Lanús-ARG e Olimpia-PAR.

Desde o começo do jogo, o tima da casa partiu como um louco em busca do ataque. Foram muitas chances. A bola não entrava. Só a vitória interessava, já que na Bolívia deu Potosí por 2 a 1.

O primeiro a quase marcar foi o atacante Deivid após cruzamento da direita. Renato Abreu, em chute de longa distância, também assustou o goleiro paraguaio Lapczyk. O argentino Darío Bottinelli ainda tiraria o sono dos bolivianos em duas finalizações no final do primeiro tempo. Em uma delas, a bola chegou a beliscar a trave do Potosí.

Mas o Rubro-Negro não merecia e nem foi para o intervalo sem marcar. Aos 39 minutos, Ronaldinho cobrou falta na área e Léo Moura (craque do jogo) desviou de cabeça. Algo raro ver o lateral marcar pelo alto.

No segundo tempo, o Flamengo voltou mal e o time boliviano andou assustando. Jimenez quase deixou tudo igual aos 32 minutos. Seria bem difícil de reverter o placar, caso a tal bola entrasse.

Mas quando Real Potosí crescia no jogo, o zagueiro Centurion recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. Bom para o Flamengo.

A torcida estava apreensiva, mas a dupla Léo Moura e Ronaldinho funcionou novamente aos 46 minutos e R10 decidiu a parada em linda jogada. Após receber passe da direita, o craque colocou entre as pernas do marcador e tocou na saída do goleiro Lapczyk e correu em direção às arquibancadas para comemorar a classificação.

O Flamengo jogou bem e, apesar da fragilidade e ingenuidade do adversário, mereceu a classificação. Com certeza com a entrada de Vagner Love, o time tem muito a crescer. O grupo não é dos mais tranquilos, mas acho que tem time para se classificar. A única dúvida é sobre quem será o comandante: Vanderlei Luxemburgo ou Joel Santana? Eu apostaria que Luxa cai. Se não for agora, será no primeiro tropeço.

COLORADO ESTÁ DENTRO E NO GRUPO DO SANTOS

Apesar do susto de tomar um gol logo no início e da pressão torcida adversária na altitude, o Internacional conseguiu arrancar um empate em 2 a 2 com o Once Caldas, em Manizales, e está classificado para a fase de grupos da Taça Libertadores da América, onde estará na mesma chave dos atuais campeões, o Santos. Juan Aurich-PER e The Strongest-BOL também compõem o Grupo A.

Na primeira jogada de ataque dos colombianos, o lateral Nei, que era dúvida, deslocou Beltan na área. Pênalti marcado que Nuñez converteu e a vantagem colorada ia por água abaixo logo no começo da “guerra”. Pouco depois, com o time brasileiro ainda assustado, o Once Caldas colocaria uma bola na trave. Sorte dos Colorados.

Mais um o Inter tem time e chegou ao empate, também de pênalti. O capitão D’Alessandro assumiu a responsabilidade e bateu bem para deixar tudo igual e acalmar os torcedores brasileiros. Valeu a pena o “ El Cabezón” ficar no Beira-Rio.

Ainda no primeiro tempo e, mais calmo, o time brasileiro chegou a virada após boa jogada da dupla D’Alessandro e Oscar que terminou com conclusão perfeita de Tinga, o Mister Libertadores.

Bastou sofrer a virada para o técnico Pompilio Paez colocar o time colombiano ainda mais no ataque. E a mexida deu certo. González passou como quis por Nei e bateu forte para vencer o goleiro Muriel para deixar, novamente, tudo igual na Colômbia.

Ainda no primeiro tempo, qualquer um dos times poderia sair com vantagem no marcador. Pelo Inter, Oscar perdeu boa chance após bom passe de Leandro Damião. Do lado colombiano, González sempre levava perigo à meta de Muriel.

Na segunda etapa, o time da casa teve, acertadamente, um gol invalidado e o Internacional passou a sentir o cansaço. Tinga deu lugar a Elton e D’Alessandro não acertava tanto como na primeira metade da partida.

Porém, podemos dizer que os brasileiros ainda poderiam sair com a vitória. Antes de deixar o campo substituído, Leandro Damião teve boa chance e desperdiçou. Dagoberto foi para o jogo.

No final, o Once Caldas viu que não tinha como marcar mais dois gols para garantir a vaga e o Colorado, com uma boa marcação, segurou a igualdade e, merecidamente, está na Taça Libertadores da América e chegará com forças. Não é nada difícil passar de fase, ao lado do Santos. O pior era eliminar o Once Caldas.