Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A ASCENSÃO DO FURACÃO


O Atlético-PR foi o time que mais ganhou posições nesta reta final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Nas últimas cinco rodadas, o Furacão venceu quatro jogos e empatou um e já está em sétimo lugar com 27 pontos. Ha pouco tempo, os paranaenses estavam na zona de rebaixamento do torneio.

Desde a chegada de Paulo Cesar Carpegiani e de alguns reforços que o Atlético vem crescendo na competição. Na quarta-feira, o Corinthians será um bom teste para observarmos a evolução da equipe. Com certeza a Arena da Baixada estará completamente lotada.

Os principais destaques do time são os apoiadores Branquinho e Paulo Baier, além dos atacantes Guerrón e Maikon Leite (foto). No banco, ainda tem o oportunista Bruno Mineiro.

Na partida contra o Avaí na última rodada, os paranaenses venceram atuando fora de casa e com um jogador a menos. O gol foi marcado por Maikon Leite aos 49 minutos do segundo tempo.

Não aposto que o Atlético - PR vá brigar pela vaga na Taça Libertadores da América, mas o salto dado pelo time merece ser ressaltado. O fantasma do rebaixamento, no momento, passa longe de Curitiba.

QUE TORCIDA É ESSA?

A torcida do Santa Cruz deu mais uma prova de amor em jogo válido pela primeira partida da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Quase 51 mil torcedores ficaram extasiados com a dramática vitória do Santa para cima do Guarany de Sobral. No fim, vitória dos pernambucanos por 4 a 3 no lindo Estádio do Arruda.

Este foi o maior público do fim de semana no futebol brasileiro e já é o quarto maior do ano se compararmos as quatro divisões do Campeonato Brasileiro.

Por essas e outras que o Santa Cruz faz falta na elite do futebol brasileiro. Mesmo em crise e convivendo com uma série de rebaixamentos, os torcedores jamais abandonam o clube.

Na partida diante do Guarany, o Santa chegou a estar perdendo por 2 a 0, com dois gols contra do zagueiro Leandro Cardoso, mas virou para 4 a 2 e no fim, os cearenses ainda descontaram. No jogo da volta, o Guarany se classifica com uma simples vitória. Enquanto o time dirigido pelo rei dos acessos, Givanildo de Oliveira, joga pelo empate para alegrar ainda mais a fanática torcida Coral.

O comandante do time do Santa Cruz dentro de campo é o experiente meia Jackson que já chegou até a ser convocado para a seleção brasileira quando atuava no Sport. O atacante Brasão é o ídolo dos torcedores.

Depois de mais esta prova de amor ao time, passo a torcer e muito pelo acesso do Santa Cruz à Série C. Mas confesso que será bem difícil passar pelo Guarany em Sobral.

Confira os maiores públicos do Brasileiro no ano em todas as divisões:

1º Lugar - Partida: Vasco/RJ 2 X 2 Fluminense/RJ - Data: 22/08 - Público: 76.205

2º Lugar - Partida: Fluminense/RJ 3 X 0 Internacional/RS - Data: 15/08 - Público: 57.454

3º Lugar - Partida: Flamengo/RJ 0 X 0 Vasco/RJ - Data: 01/08 - Público: 57.035

4º Lugar - Partida: Santa Cruz/PE 4 x 3 Guarany/CE - Data: 05/09 - Público: 50.879


Confira as maiores médias de público de todas as divisões:

1º - Santa Cruz - 30.238 (em 4 jogos)

2º - Fluminense/RJ - 28.081 (em 8 jogos)

3º - Corinthians/SP - 26.148 (em 9 jogos)

4º - Ceará/CE - 21.625 (em 9 jogos)

ARMADORES E ARTILHEIROS


Um fato curioso vem chamando a atenção neste Campeonato Brasileiro. A edição de 2010 está se notabilizando por não ter um grande goleador na ponta da lista de artilheiros.

Bruno César do Corinthians e Elias do Atlético-GO, dois camisas 10 são os líderes na artilharia com nove gols cada.

Bruno César vem sendo um dos principais jogadores do Timão. Desde que chegou, vindo do Santo André, Bruno César mudou a forma do Corinthians jogar e esta era uma posição carente no elenco corintiano. Aposto que não vai demorar para Mano Menezes levá-lo para a seleção e de forma muito justa.

Já Elias sentiu gosto por marcar gols e nas últimas quatro rodadas, fez sete e entrou de vez na briga pela artilharia. Elias é bom jogador. Começou a carreira no Bahia e teve passagens apagadíssimas por Vasco e Fluminense, mas sabe jogar bola e pode ter a chance de voltar a vestir a camisa de um grande clube depois do bom campeonato que vem realizando.

Quem também está na briga para ser o goleador do Brasileirão é o atacante Jonas do Grêmio. Esse sim é um autêntico centroavante e faz muitos gols. Tem apenas um a menos que Bruno César e Elias.

O Rio de Janeiro também tem seu representante na luta pela “chuteira de ouro”. O Sheik tricolor Emerson que jogou apenas oito partidas, já balançou a rede sete vezes.

No campeonato do ano passado, Adriano (Imperador) e Diego Tardelli fizeram 19 gols. Val Baiano, por incrível que pareça, foi o vice com 18 jogando pelo Barueri (atual Grêmio Prudente). Acredito que neste ano, o artilheiro termine com menos gols que na edição passada. A minha aposta era em Fred, mas o atacante do Fluminense passa mais tempo lesionado do que em campo. Então acho que Jonas ou o colorado Alecsandro (que já tem seis) sejam os favoritos para terminar como artilheiros.