Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2009

O G4 É LOGO ALI


O Flamengo deu mais um passo rumo ao G4 do Brasileirão nesta tarde ao bater o São Paulo de virada por 2x1. Além da vitória rubro negra, outros resultados ajudaram o time a se aproximar ainda mais do grupo das equipes que vão para a Libertadores da América em 2010.

O time da Gávea chega a sequencia de oito partidas sem derrotas e o momento é muito bom. A equipe conseguiu somar quatro em seis pontos possíveis sem a presença de Adriano que está na Seleção, mas no domingo que vem contra o Palmeiras, em São Paulo, já estará em campo.

Os cariocas foram melhores durante toda a partida, só que aos 25 minutos do primeiro tempo, o São Paulo achou um gol. Dagoberto fez um preciso lançamento e Hernanes aproveitou um cochilo da zaga para dar um toque na bola tirando de Bruno e empurrá-la para o gol vazio. Mas o time do Flamengo estava bem e o empate não saiu no primeiro tempo graças a boa atuação de Rogério Ceni. Juan que voltou ao time titular, jogando no meio quase marcou, mas a zaga tricolor salvou em cima da linha.

No segundo tempo, Andrade perdeu a paciência com Denis Marques que deixou o campo muito vaiado pelos 60 mil torcedores que estiveram presentes ao estádio. Bruno Mezenga entrou e não foi tão melhor que Denis Marques. O Flamengo precisa de um atacante para compor o banco, talvez Gil seja o nome, mas o jogador está com caxumba e impossibilitado de atuar.

O rubro negro seguiu tentando, até que aos 20 minutos foi premiado. Toró(que entrou no intervalo no lugar de Juan) foi derrubado na área. Pênalti marcado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio. Petkovic bateu e Rogério Ceni se adiantou e defendeu a cobrança, mas o auxiliar anotou a irregularidade para desespero dos são paulinos. Novamente Pet bateu e desta vez com um toquinho na bola, a lá Djalminha, empatou a partida.

Depois de conseguir a igualdade, o Flamengo partiu com tudo para a virada, já que só a vitória interessava para manter o time com esperanças de chegar ao G4. E o gol da virada veio após linda metida de bola de Petkovic, por trás da zaga, o sérvio encontrou Zé Roberto (que vive a melhor fase desde que chegou ao Flamengo). O meia só teve o trabalho de deslocar Rogério Ceni.

Com o resultado, o Flamengo continua em sexto lugar, mas o time chega a 45 pontos. O Atlético MG que está na quarta posição e ainda vai jogar na rodada tem 47. No próximo jogo, o Fla vai até o Parque Antarctica duelar contra o líder Palmeiras. Já sei que teremos previsões aqui no Blog Futebol em Foco, especialmente dos flamenguistas Alexandre, Ian Sena e Rodrigo Mendes que devem estar eufóricos com mais uma vitória do Mengão.

O Fluminense venceu a primeira partida fora de casa, contra o Santo André e por enquanto largou a lanterna. O Sport que joga na segunda-feira pode devolvê-la ao Fluzão.

O técnico Cuca surpreendeu e escalou o time com três zagueiros. Equi González atuou no meio e o atacante Fred voltou como titular.
O tricolor nem parecia que estava fora de casa. Em todos os momentos, o time tomou a iniciativa. Aos 20 minutos, o jovem e mais novo xodó Alan fez linda jogada individual e acertou uma bomba sem chances para Neneca. Golaço! Tem futuro esse Alan.

Ainda na primeira etapa, o lateral Dieguinho foi derrubado por Gustavo Nery (que deveria ter sido expulso no lance). O atacante Fred cobrou a penalidade com paradinha e voltou a marcar no retorno aos campos com a camisa tricolor.

No segundo tempo, o time recuou demais e chamou os paulistas para cima. Sorte que o Santo André é muito fraco (aposto que o Ramalhão em 2010 estará na série B ao lado do Fluminense).

Os paulistas chegaram ao gol com a bola parada, única jogada utilizada pelos donos da casa e Camilo marcou de cabeça. Hoje mais uma vez o goleiro Rafael salvou o time do Fluminense. Fred ficou em campo até os 40 da segunda etapa. Se voltar bem, o centroavante pode pegar onda quando quiser, é só cumprir com a obrigação dentro de campo.

O Tricolor chegou a 24 pontos e passou o Sport pelo menos até segunda-feira. Agora faltam nove jogos e para escapar do rebaixamento a equipe precisa vencer de seis a sete partidas, ou seja, muito improvável. Mas a torcida deve acreditar até o fim e apoiar o time em todos os jogos aqui no Rio. Como já disse antes: é melhor abraçar a equipe agora do que no ano que vem na Série B.

Falando em Série B do Campeonato Brasileiro, quatro partidas fecharam hoje a 29º rodada. O Vasco segue líder, mas completou três jogos sem vencer ao empatar com a Ponte Preta em Campinas em 1x1. Os campineiros saíram na frente com Evando e os cariocas chegaram a igualdade após um pênalti mal marcado em que Carlos Alberto deixou tudo igual. Vale registrar que no primeiro tempo, o juiz anulou, também erradamente um gol de Carlos Alberto. Talvez a marcação deste pênalti tenha sido ligado ao erro do primeiro tempo.

O Guarani foi até Brasília e derrotou o Brasiliense por 2x1 com gols de Walter Minhoca e Léo Mineiro com Fabio Jr marcando para o time candango e o Bugre está apenas a um ponto do Vasco. No Castelão, o Fortaleza derrotou a sensação Figueirense e saiu da zona de rebaixamento. O Bahia é quem está no G4 do mal, junto com Campinense, ABC e América-RN. Desde que Roberto Fernandes assumiu o comando do Fortaleza que o time melhorou. Há poucas rodadas, o Leão era lanterna e agora nem está mais na zona do mal e na minha opinião o Fortaleza não cai. O Campinense foi até Caxias do Sul e venceu o Juventude por 1x0 com gol de Fabio Jr, mas os paraibanos ainda estão em situação muito complicada na competição.

Outros Resultados: Corinthians 2x1 Grêmio; Internacional 1x1 Atlético-PR e Barueri 2x1 Coritiba.

SÃO PALERMO

A Argentina quebrou uma sequência de três derrotas consecutivas e venceu o Peru por 2x1 em partida emocionante. O gol da vitória foi marcado aos 47 minutos do segundo tempo por Palermo.

A partida aconteceu no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, que não estava tão cheio como deveria. Maradona escalou a seleção com Aimar na criação e três atacantes na frente: Di Maria (que foi uma excelente opção pela esquerda), Messi e Higuaín. A seleção peruana era o adversário ideal para a Argentina sair da crise, afinal, como visitantes, o lanterna Peru perdeu todos os oito jogos disputados nestas Eliminatórias.

O time argentino esbanjava nervosismo. A ansiedade e o difícil momento na competição atrapalhavam a seleção. No primeiro tempo, muitas chances foram desperdiçadas. O atacante Higuaín perdeu dois gols feitos, aos 19 e 20 minutos, um dels na pequena área. Enquanto isso, do banco de reservas, Maradona lamentava os gols perdidos e o placar na primeira etapa não saiu do zero. Na volta do intervalo, o treinador colocou Palermo em campo.

O sufoco argentino terminaria logo no começo do segundo tempo, quando aos dois minutos o estreante Higuaín fez o gol para alívio dos torcedores e do técnico. Aos 13 minutos, por pouco não saiu o gol de empate do Peru. Sete minutos depois, outra vez os hermanos passaram um aperto e por isso, Maradona mexeu no time, reforçando o sistema defensivo com a entrada de Demichelis no lugar do autor do gol, Higuaín.

Com o passar do tempo, os argentinos se preocuparam mais em segurar a magra vitória do que arriscar e buscar o segundo gol, mas o time dava muito espaço em campo. Em determinados momentos, pude perceber a Argentina com medo do time peruano (nunca imaginei que fosse ver isso um dia no futebol). No fim da partida, o vento e a chuva forte castigavam o gramado.

O castigo para os argentinos veio no último minuto do tempo regulamentar. O atacante Rengifo, de cabeça, fez o gol de empate. Sorte que aos 47 minutos, em um abafa argentino, a bola sobrou na pequena área e sem goleiro para Martín Palermo fazer o gol da emocionante vitória para alegria de Don Diego que comemorou com um peixinho no encharcado gramado.

Depois do apito final do árbitro René Ortubé, todos os jogadores comemoram como se tivessem sido campeões do mundo e o contestado Dieguito deixou o campo chorando de emoção. Foi um jogão de bola. E volto a repetir: Torço e torço muito para a Argentina ir à Copa. Os hermanos dependem de apenas um empate na próxima quarta-feira, às 20 horas, em Montevidéu para pelo menos garantir uma vaga na repescagem. Uma vitória contra o Uruguai garante os argentinos na África do Sul em 2010. Os uruguaios também se classificam em caso de vitória. Mais um jogaço se aproxima.

Outros Resultados: Equador 1x2 Uruguai; Colômbia 2x4 Chile (classificado para a Copa do Mundo) e Venezuela 1x2 Paraguai.

RUMO AO PENTA


Em jogo dramático, a Seleção Brasileira Sub-20 derrotou a Alemanha de virada pelas quartas de final do Campeonato Mundial. A partida foi realizada na cidade de Cairo. E na próxima terça-feira, às 15horas, os brasileiros jogarão pelas semifinais.

O jogo começou muito bem disputado. No primeiro tempo, a igualdade no placar refletiu o que foi a partida. O Brasil teve mais posse de bola, mas não soube traduzir em chances de gol. Os alemães chutaram mais vezes a meta.

Já na segunda etapa, logo aos três minutos os brasileiros ameaçaram o gol alemão e por pouco Alex Teixeira não faz o primeiro. Depois foi a vez do goleiro Rafael(muito bem na partida) evitar em duas oportunidades que os atuais campeões europeus saíssem na frente. Até que aos 28 minutos não teve jeito. Depois de receber cruzamento na pequena área, Holtby apenas escorou jogando no contrapé do goleiro canarinho.

O Brasil tinha menos de 20 minutos para buscar o empate e o técnico Rogério Lourenço fez a mudança que decidiria a partida. Colocou Maicon na vaga de Boquita, antes o treinador já tinha sacado Paulo Henrique Ganso – que mais uma vez não esteve bem – para a entrada de Douglas Costa. O jogador do Grêmio entrou e incendiou a partida e junto com Alex Teixeira foram as melhores opções de jogo da seleção. O craque Giuliano não estava tão inspirado como de costume.

Aos 38 minutos, Douglas Costa quase empata em cobrança de falta. O gol estava amadurecendo e saiu a dois minutos do fim. O tricolor Maicon recebeu passe de Douglas Costa e chutou no cantinho de Zieler. O resultado levou jogo para a prorrogação.

Logo no primeiro minuto do tempo extra, o zagueiro Fabrício lançou o talismã Maicon que deu um leve toque encobrindo o goleiro alemão e a bola morreu no fundo das redes. Maicon realmente foi decisivo.

Depois foi só esperar o tempo passar e aguentar enquanto haviam pernas. Lá atrás Renan e Fabrício não perdiam uma disputa de bola, enquanto no ataque Alex Teixeira e Douglas Costa tocavam a bola para gastar o tempo.

No apito final do árbitro, os jogadores desmoronaram em campo por causa do cansaço. O lateral esquerdo Diogo não teve forças para ficar em pé. A emoção foi geral e o Brasil alcançou a classificação para as semifinais do Mundial. O próximo adversário sairá do confronto entre Emirados Árabes e Costa Rica. Já derrotamos os costariquenos na primeira fase por goleada. Somos favoritíssimos para chegar a decisão. A outra semifinal será entre Gana e Hungria. Depois de passarmos por Uruguai e Alemanha chegamos com força para buscar o tão esperado Pentacampeonato mundial da categoria.

CRISE NO RIVER PLATE


Um dos gigantes do futebol sul – americano, o River Plate, atravessa uma das maiores crises de sua história. A equipe de Buenos Aires que já conquistou a Taça Libertadores da América duas vezes (1986 e 1996), foi campeã mundial em 86 e já venceu o Campeonato Argentino em 33 oportunidades, atravessa um momento crítico.

Na semana passada, Néstor Gorosito pediu demissão por causa dos maus resultados que colocam o time na 16º posição. Em seu lugar assume Leonardo Astrada (foto) que já foi campeão como jogador e treinador da equipe. Astrada jogou no futebo, brasileiro com a camisa do Grêmio.

Em 2008, no Apertura, o River ficou em último lugar. Na Libertadores e na Copa Sul-Americana deste ano, o time foi desclassificado ainda na primeira fase. O que será que aconteceu com o River? A diretoria do clube também vem cometendo muitas bobagens. Os “reforços” do elenco para 2009 foram o volante Almeyda que já tinha encerrado a carreira e estava no Showboll argentino e o “burrito” Ortega, que sofre com problemas alcoólicos e está com 35 anos.

Uma torcida que até pouco tempo idolatrava astros como Crespo, Saviola, Aimar, Sorín, D’Alessandro, Mascherano e o gênio Francescoli não pode passar pelo que vem passando. O River precisa se reerguer urgentemente.

Vale lembrar que o Boca Juniors também não vive uma boa fase. Talvez seja por isso que a seleção nacional esteja passando por sérias dificuldades para se classificar para a Copa do Mundo. O futebol argentino parece viver uma das piores fases de sua história e isso é muito ruim. Sou admirador da classe, categoria e garra argentina. Sou daqueles que não quer que os hermanos fiquem de fora do mundial. Uma Copa sem a Argentina não teria a mesma graça.

Salvem o River! Salvem o futebol argentino!