Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

GRÊMIO FECHA COM ZÉ ROBERTO PARA O BRASILEIRO

Tem jogador que já disputou Copa do Mundo chegando como reforço para o Grêmio. O meia Zé Roberto acertou com o time gaúcho e deve ser apresentado até o final do mês.

Muitos imaginavam que quando retornasse ao Brasil, fosse diretamente para o Santos, mas o próprio jogador disse não ter sido procurado por ninguém da diretoria do clube e fechou com o Grêmio. O Atlético-MG também manifestou interesse, mas o tricolor gaúcho foi mais rápido e ficou com o apoiador.

Zé Roberto está no Al Gharafa-QAT e o contrato se encerra no dia 19 de maio. O atleta de 37 anos não poderá ser inscrito na Copa do Brasil e a estreia deve acontecer no Campeonato Brasileiro quando as janelas de transferências forem abertas.

Zé Roberto foi revelado pela Portuguesa em 1995. Era um dos destaques (ainda como lateral-esquerdo) do time que foi vice-campeão brasileiro do ano seguinte. Rumou para o Real Madrid e, em 1998, foi emprestado ao Flamengo, onde não teve muto sucesso. Na Alemanha, foi um dos grandes nomes na história do Bayer Leverkusen e depois transferiu-se para o Bayern de Munique. No retorno ao Brasil, comandou o Santos na conquista do Paulistão de 2007.

Zé Roberto jogou a Copa do Mundo de 2006 pela Seleção Brasileira. Depois voltou para o futebol alemão (Hamburgo) e, em 2009 foi escolhido pelo Al Gharafa para ser o substituto de Juninho Pernambucano, hoje no Vasco.

Mesmo com a idade avançada, acho que Zé Roberto pode cair bem no time do técnico Vanderlei Luxemburgo que foi quem indicou a contratação do atleta. No elenco gremista, há a necessidade de um meia pela esquerda desde a saída de Douglas. Marquinhos e Marco Antônio não conseguem assumir a titularidade. Por isso, o time é escalado normalmente com três volantes. Zé também pode ser recuado e faz bem a função de segundo homem no meio campo. Nesta posição, foi titular na Copa do Mundo de 2006. 

WILLIANS JOGARÁ NA EUROPA

O volante Willians já está de malas prontas para atuar no futebol italiano. O destino do atleta de 26 anos será a Udinese - ITA. O novo time do jogador está, atualmente, em quarto lugar com 58 pontos e com muitas chances de se classificar para a disputa da próxima Champions League (por lá, passam os três primeiros). O Napoli está ficando com a última vaga, mas possui a mesma pontuação do time em que atuou Zico na década de 80.

A Udinese vai pagar algo em torno de três milhões de euros pelo jogador brasileiro. O Flamengo possui 35% do passe do atlete revelado pelo Santo André (que levará 55% na negociação).

No Rubro-Negro, Willians chegou em 2009, atuou em 151 partidas e marcou cinco gols. Sendo um deles em um Fla-Flu pelo Campeonato Brasileiro de 2011.

Willians se destacou nos desarmes e já teve até o nome pedido na Seleção Brasileira por alguns flamenguistas. Mas nessa temporada, não está bem e a diretoria estava doida para se livrar do jogador. Falavam que o Internacional poderia ser uma opção, mas o destino será mesmo no futebol europeu. Alguns problemas disciplinares também minaram a permanência na Gávea. Vide o sumiço ocorrido no final do ano passado.

O atleta já embarcou para a Itália para realizar os exames médicos e deve ser anunciado em breve, oficialmente, pelo clube.

Não sei se o estilo de Willians encaixará na Itália. Trata-se de um jogador de muita pegação e com pouca criatividade. Acredito que não faça muita falta ao Flamengo. Os garotos Muralha e Luiz Antonio já vinham sendo preparados para assumir a titularidade da equipe.   

SANTA HELENA SERÁ TREINADO POR JUNIOR BAIANO

Quem lembra de Junior Baiano, o zagueiro que tinha habilidade, mas ficou marcado pela violência e caso fora dos gramados? Então, este é o mais novo técnico do mercado. O ex-jogador de Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco será o novo treinador do modesto Santa Helena, atualmente na segunda divisão do futebol goiano. O time foi vice campeão estadual há dois anos, mas busca voltar para a elite do Goianão.

Junior Baiano já se preparava para a função há dois anos e chegou a recusar algumas propostas. O antigo xerife disse que tem como inspiração nada mais, nada menos que o Mestre Telê Santana, treinador do jogador na época de São Paulo no início dos anos 90.

Junior Baiano encerrou a carreira em 2009 atuando pelo Miami (EUA), mas teve sucesso entre os clubes brasileiros em que atuou. Muitos não sabem, mas foi companheiro de zaga de Dedé no Volta Redonda e passou muitos conselhos ao ídolo vascaíno.No Fla, venceu três cariocas e a Copa do Brasil de 1990. No Sampa, foram Recopa e Conmebol. Já no Vasco, as conquistas foram o Brasileirão de 2000 e a Mercosul do mesmo ano.

Como jogador, sempre foi do estilo excêntrico, mas promete que trabalhou para ser um bom treinador. Além da inspiração Telê, já foi treinado por grandes nomes como Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Scolari e Oswaldo de Oliveira. Junior Baiano foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1998, na França, quando fomos vice-campeões mundiais.

Tomara que surja mais um bom profissional fora das quatro linhas para o futebol brasileiro, mas tenho certeza que resistência existirá e muita. Vamos ver como vai ser. Confesso que não acredito muito.