Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

JOGO QUE PODE VALER VAGA NA LIBERTADORES 2012

Teremos em Macaé, um jogo que vale diretamente uma vaga na próxima Taça Libertadores da América. Flamengo ( 6º lugar com 57 pontos) vai receber o Internacional (4º colocado também com 57). O Rubro-Negro não vence e nem marca gols há três jogos. Já o Inter finalmente chegou ao G-5, posição que perseguia há muito tempo.



Se o Flamengo não conquistar, ao menos, uma vaga na Libertadres, a crise será instalada na Gávea e cabeças vão rolar. O Inter tem time para chegar à Libertadores. sempre elogiei o Colorado, muito bem comandado pelo excelente Dorival Junior. Um time que conta com Kleber, Oscar, D'Alessandro e Leandro Damião, deve ser apontado sempre como postulante às primeiras posições do campeonato. Para falar a verdade, eu ainda esperava mais do time gaúcho, mas perderam pontos bobos no decorrer da competição.



O Flamengo não vive um bom momento. Apenas uma vitória nos oito últimos jogos e a chance de título ficou para 2012. Vanderlei Luxemburgo não consegue encontrar um padrão ideal para a equipe. O lateral-esquerdo Junior Cesar não joga. Renato Abreu, improvisado, vem treinando por ali e Luxa pode usar o esquema 3-5-2 com Alex Silva, David Braz e Welinton na zaga. Dorival terá todos os jogadores à disposição e vai repetir o time que bateu o Botafogo, na última rodada, no Engenhão.


Ronaldinho Gaúcho não joga bem há muito tempo. A sorte é que R10 gosta de enfrentar o Colorado, antigo rival na época de Grêmio. No jogo do turno, quando ainda estava na disputa pelo título, o Fla empatou em 2 a 2 no Beira-Rio e Ronaldinho marcou o seu de falta. Mas quem roubou a cena na partida foi o atacante Leandro Damião que deu um belo passe para o primeiro gol marcado por Índio e ainda fez o segundo em uma linda bicicleta. Com certeza, um dos três gols mais bonitos do Brasileirão - 2011.


Durante a semana, os jogadores do Flamengo reclamaram do Estádio Moacyrzão. Falam que o campo é pequeno. Na competição, o Fla venceu apenas um jogo atuando em Macaé. O Rubro-Negro deve encarar a partida como uma grande decisão, já que se perder para o Inter, não conseguirá mais alcançar o Colorado em pontos ganhos por causa do critério de desempate. Se o Flamengo demorar a acertar na partida, a torcida pode virar inimiga e começar a vaiar como fez diante do Figueirense no Engenhão há duas rodadas.


Acho que, por merecimento, as duas últimas vagas da Libertadores deveriam ficar, justamente, com Flamengo e Internacional.

JOGO QUE VALE A FUGA DO REBAIXAMENTO

Ceará e Cruzeiro se enfrentam no próximo domingo, às 17 horas, no Estádio Presidente Vargas e uma vitória pode selar o rebaixamento do oponente para a Série B em 2012. Atualmente, o Vozão está na zona, em 17º lugar com 38 pontos. Já o Cruzeiro (campeão brasileiro em 2003) vem uma posição acima com 39 pontos. As duas equipes estão com dez vitórias na competição.



O jogo carrega uma carga intensa de drama. Por camisa e time, o Cruzeiro é melhor, mas ganhar do Ceará no caldeirão do PV não é nada fácil. No jogo do turno, vitória cruzeirense por 1 a 0 com gol de Montillo que é o único lúcido do time mineiro. O Ceará terá um desfalque importante. Felipe Azevedo, autor dos três gols comtra o Grêmio na última rodada, está suspenso. Washington deve ser o companheiro de Osvaldo (melhor do time) no setor ofensivo.



Outra curiosidade da partida será o técnico Vágner Mancini que passou pelo Ceará no Brasileirão e agora está no Cruzeiro. Mancini até fazia um trabalho regular no Vozão, mas foi demitido, em minha opinião, erradamente.



Acredito que se o Cruzeiro vencer, dificilmente cairá, mas não cravo os mineiros como favoritos. Pela dramaticidade da partida, deve dar um empate em Fortaleza.

O QUE ACONTECE COM O CHELSEA?

Alguma coisa muito estranha está acontecendo com o elenco do Chelsea. O time do milionário russo Roman Abramovich se tornou uma equipe bem comum na Europa.



Nesta temporada, o time londrino corre sérios riscos de ser eliminado na primeira fase da Champions League. Em cinco jogos no Grupo E, os ingleses estão com oito pontos ganhos (duas vitórias, dois empates e uma derrota). O líder da chave é o Bayer Leverkusen-ALE com nove e o Valencia está em terceiro, também com oito. A vaga será decidida na próxima semana no jogo contra os espanhóis no Stamford Bridge. Basta um empate para o Chelsea.



Na Premier League, o Chelsea aparece apenas na quinta posição e luta para conquistar uma vaga na próxima edição da Champions (atualmente estaria fora). O líder é o Manchester City com 34 pontos, seguido do Manchester United com 29. O Chelsea está apenas com 22, atrás ainda de Tottenham e Newcastle (ambos com 25).



Não é de hoje que falo que o time londrino precisa de uma rejuvenescida. Já passou o tempo de jogadores experientes como Ivanovic, John Terry, Lampard, Malouda e Anelka. Até, os antes inquestionáveis, Petr Cech e Drogba já são criticados.


O técnico português André Villas-Boas, multicampeão na temporada passada pelo Porto, ainda não achou um padrão tático para a equipe. Não é todo dia que acham um José Mourinho em Portugal. Trataram Villas-Boas como o sucessor do atual treinador do Real Madrid, mas Mourinho é diferente, especial.


Ou o Chelsea reformula e volta a pensar grande ou então o investimento de Abramovich não terá valido a pena. Até porque, o grande sonho do dirigente que é a Champions League, ainda não veio e nem deve vir por sinal.