Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

URUGUAI GARANTE VAGA NA COPA COM EMPATE EM CASA

A vaga do Uruguai na Copa do Mundo estava praticamente selada após a goleada na última semana por 5 a 0 fora de casa, mas o empate sem gols contra a Jordânia em Montevidéu deu uma decepcionada nos torcedores que esperavam comemorar com um show.

O jogo foi todo dos uruguaios. No primeiro tempo, Cavani perdeu boa chance e Godín chegou a acertar o travessão aos 43 minutos.

Na etapa complemantar, o time da casa foi novamente superior e Lugano quase marcou, mas não acertou a meta de Mohamad.

Antes da partida, os torcedores viram no telão imagens da final da Copa do Mundo de 1950 (vitória sobre o Brasil, no Maracanã). Ghiggia foi homenageado e muito aplaudido.

A Celeste é a última seleção a garantir vaga para o Mundial. Agora, conhecemos as 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo de 2014.

CONTRA O CHILE? CHAMA O ROBINHO

A Seleção Brasileira encerrou 2013 com uma vitória sobre o Chile por 2 a 1 no frio de Toronto, no Canadá e manteve o tabu de não perder para o rival há 13 anos. 

O teste foi bom, já que os chilenos têm uma boa equipe, apesar de estarem desfalcados de Vidal (um dos melhores jogadores do país) e Isla. Para alguns, é o melhor Chile de todos os tempos. O Brasil contou com o retorno de Julio César ao gol e do capitão Thiago Silva. 

O primeiro tempo não foi nada empolgante, mas os brasileiros saíram na frente com uma bomba de Hulk que não deu tempo nem do goleiro Bravo tentar evitar. Vale destacar a boa assistência de Oscar.

O técnico Jorge Sampaioli colocou Valdivia em campo, mas o Chile não atacava.

No segundo tempo, a partida melhorou consideravelmente. O Brasil quase marcou o segundo. Hulk acertou a trave em mais um tirambaço e Paulinho chutou para defesa de Bravo. No rebote, Oscar furou.

Vendo que estava com pouco poder no meio campo e sem velocidade, Felipão fez duas mudanças que mudaram o rumo da partida. Saíram Oscar e Jô para as entradas de Willian e Robinho que foram muito bem.

Mas foi o Chile quem conseguiu chegar ao gol. Bravo deu um chutão para frente e o gremista Vargas arriscou de fora da área e acertou no cantou de Julio César.

Logo depois, o Brasil até desempataria, mas foi marcado impedimento em lance que teve a finalização de Neymar. Por falar nele, o craque brasileiro quase marcou um gol de placa após aplicar dois balões em Bravo, mas na hora do chute, o goleiro pegou.

Até que aos 33 minutos, veio o gol da vitória. Maicon cruzou na medida para cabeçada de Robinho que não marcava pela Seleção desde agosto de 2011, mas quando o adversário é o Chile, não tem jeito. Este foi o nono gol do atacante contra os chilenos, o que faz dele o maior artilheiro da história dos confrontos superando até mesmo um tal de Pelé, que marcara oito vezes.

Robinho estava mesmo querendo mostrar serviço e quase faz um golaço no último lance da partida, mas a bola foi para fora.

Deu para perceber que Felipão tem poucas dúvidas para definir o grupo de jogadores que vão à Copa. Falam em três posições em aberto. Acho que Robinho convenceu o treinador e deve disputar mais um Mundial. Talvez, as dúvidas sejam em relação ao terceiro goleiro, o último zagueiro e um meia que ficaria entre Willian e Lucas. 

O Brasil chegou à sexta vitória consecutiva, feito alcançado pela segunda vez na temporada. Em 2013, foram 19 jogos, com 13 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. A temporada teve o ápice com o título da Copa das Confederações. Se 2014 for tão bom, há grandes chances de conquista do hexacampeonato mundial. Veremos!

REPETECO ENTRE OS AFRICANOS NA COPA DO MUNDO

Já estão definidas as seleções africanas que virão à Copa do Mundo de 2014. As classificadas estiveram no último Mundial e vão repetir a dose no Brasil.

Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria venceram respectivamente Burkina Faso, Tunísia, Senegal, Egito e Etiópia e conseguiram as vagas.

Com isso, devemos ter estrelas do porte de Asamoah Gian, Samuel Eto'o, Didier Drogba, Yaya Touré por aqui.

Gostei das seleções que conseguiram a classificação, apesar de achar que cinco vagas para o continente africano seja um número exagerado. Assim como nos dois últimos Mundiais, apostaria na Costa do Marfim como a melhor entre eles.

Mas vale lembrar que em 2010, Gana surpreendeu e chegou até às quartas de final quando foi eliminado pelo Uruguai nos pênaltis e poderia ter avançado, caso não desperdiçasse uma penalidade máxima já nos acréscimos.