Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ARTILHEIRO DA SÉRIE B PODE IR PARA A EUROPA


O Vasco já pensa em alguns nomes para o ano que vem, mas a diretoria quer resolver as renovações de contratos que se encerram em dezembro. Nilton, Ramon e Elton terão os vínculos terminados em 2009. Mas segundo o presidente Roberto Dinamite, Elton é a prioridade do clube para 2010.

Dinamite pode estar falando isso, porque na última semana, saiu na imprensa que o clube corria atrás de reforços para o ataque. Essa pode ser uma forma de prestigiar o artilheiro da Série B.
Mas segurar Elton não será nada fácil. O jogador, que tem o passe preso ao São Caetano, teria recebeido proposta de quatro clubes europeus. Um deles seria o Olympiacos do brasileiro Zico. O time grego já teria entrado em contato com representantes do jogador para em janeiro já contar com o atleta. O Porto-POR que fez uma proposta em agosto, também pode voltar a carga por Elton.

Acho que Elton se acha mais jogador do que realmente é. Ele é o goleador da Série B (com 15 gols) porque a concorrência não é tão grande. Se jogasse a primeira divisão não estaria no topo da artilharia. E o Vasco já procura alguns atacantes para o ano que vem. Keirrison é um sonho de Dorival, mas o jogador não voltará ao Brasil. Chance zero. O clube corre atrás de Kléber Pereira do Santos e Felipe do Goiás. Alguns bons nomes poderiam compor o elenco vascaíno na próxima temporada. Iarley do Goiás, Ariel do Coritiba e Rafael Coelho do Figueirense, são jogadores que eu considero melhor que Elton e que não seriam tão caros para trazer para o Vasco.

CHILENOS VÃO DESFALCAR O FLAMENGO


O Flamengo segue rumo a Libertadores de 2010. As chances que já foram mínimas, hoje são de 62%, mas não acredito muito nos números destes matemáticos. A cada rodada a porcentagem aumenta. O que vale é vitória e eu acredito que vencendo domingo que vem um concorrente direto, como o Atlético-MG as chances do Fla chegar a competição internacional serão enormes e com três pontos diante do Galo, o time carioca volta a brigar pela hexa.

Mas Andrade terá duas baixas no restante do campeonato. Os chilenos Fierro e Maldonado foram convocados pela seleção para amistosos nos dias 14 e 17 de novembro, portanto ficarão de fora do importante jogo contra o Náutico nos Aflitos válido pela 35º rodada. Os dirigentes chegaram a pensar em pedir a desconvocação dos atletas, mas como é uma data Fifa, a Federação Chilena não é obrigada a ceder ao clube.

Fierro não fará tanta falta, até porque desde que está no Rubro-Negro eu nunca vi uma boa partida do meia, mas Maldonado é um desfalque considerável. Vale lembrar que quando ele deixou o campo contra o Barueri, a equipe virou um buraco. Maldonado é um dos melhores jogadores do time e não tem substitutos a altura no elenco, mas também é a chance do volante disputar a Copa do Mundo. Maldonado não era convocado por Marcelo Bielsa há muito tempo. Não seria justo impedir a convocação do jogador. A dupla jogará contra Eslováquia e Alemanha.

VITÓRIA HERÓICA NO SUL


O Botafogo vem mostrando que não merece ser rebaixado para a segunda divisão. Ontem, em Porto Alegre, o time carioca derrotou o Internacional por 1x0 numa partida em que a raça foi o principal fator. A vitória foi um presente para o aniversariante de sábado Léo Carvalho, um fanático botafoguense.

O gol alvinegro saiu logo aos dois minutos. André Lima foi derrubado na intermediária e o zagueiro Juninho fez mais uma vítima. Este foi o oitavo gol de falta do defensor nesta temporada. O gol assustou aos colorados que demoraram a tomar a iniciativa do jogo.

Vocês lembram o que eu falei quando o Inter contratou o Mário Sérgio? Disse que os gaúchos estavam se despedindo da briga pelo campeonato. Mário Sérgio é muito fraco e ontem ele deu mais provas de que não entende nada. Como pode barrar Taison para escalar Alan Kardec. Uma dupla de ataque com Alan Kardec e Alecsandro é dose. São dois jogadores com as mesmas características.

No segundo tempo, o Inter foi para cima com Andrezinho e Bolaños em campo, mas o forte calor castigava as equipes. Aos sete minutos, André Lima que já tinha amarelo, fez falta desnecessária no meio campo e foi expulso complicando a partida para os cariocas. Mário Sérgio enfim colocou Taison e aí Jefferson foi o nome do jogo. Posso afirmar que Jefferson, no momento, é um dos cinco melhores goleiros do Brasil. O goleiro alvinegro fez excelentes defesas e com saídas seguras do gol garantiu os três pontos para o Botafogo. Destaque também para as atuaçãoes de Juninho, Diego e Fahel que seguraram o ímpeto ofensivo do Internacional.

Com o resultado, o Fogão chegou a 38 pontos e segue na 16º posição. O próximo jogo será domingo no Engenhão contra o Coritiba. Por que será que o Botafogo não joga bem em casa? E contra times que brigam pelo alto da tabela, o Fogão vai tão bem?

O Fluminense conseguiu o improvável e virou para cima do Cruzeiro uma partida que perdia por 2x0. Com a vitória, o Tricolor deixou a lanterna e cada dia que passa enche mais os torcedores de esperanças quanto a fuga do rebaixamento.

O time mineiro jogava por uma vitória para chegar ao G4, e o primeiro tempo foi todo azul. Aos 13 minutos, o lateral Jonathan (destaque do time nas últimas partidas) recebeu de Gilberto e marcou o primeiro. Logo depois os mineiros tiveram a oportunidade de aumentar. Guerrón, carrasco do Flu na Libertadores do ano passado, foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti, mas Wellington Paulista bateu mal e a bola passou à direita do gol de Fernando Henrique. Mas cinco minutos depois, Wellington Paulista consertou o erro e marcou o segundo. Estava muito fácil. A torcida já comemorava o quarto lugar. Os mineiros só não fizeram mais por causa da trave e de FH.

Mas no segundo tempo tudo mudou, principalmente com a entrada de Tartá na vaga de Equi González. Sempre falei que Tartá tem bola para ser titular do Flu. O garoto merece mais oportunidades. Aos nove, Gum chutou cruzado e diminuiu para o Flu. O empate veio em seguida. O atacante Fred avançou e tocou na saída de Fábio. O centroavante não comemorou em homenagem ao seu ex-time. A virada tricolor viria novamente com Fred. Maicon fez boa jogada pelo lado do campo e tocou para o artilheiro desempatar. Fred não comemorou mais uma vez, mais a torcida tricolor, em todo Brasil, estava em êxtase com a virada. Em 25 minutos, o Flu virou um jogo em que parecia que seria goleado. Aos 34, o Cruzeiro quase empatou, mas Fernando Henrique fez linda defesa em chute de Diego Renan.

O Fluminense com Fred é outra coisa. O jogador chama a responsabilidade e amedronta os adversários. Se não tivesse ficado tanto tempo parado, com certeza o Flu não estaria nessa situação no campeonato. Desde que Fred retornou o time não perdeu para ninguém.

O próximo adversário dos cariocas será o líder Palmeiras e o Maracanã deve estar lotado, pelo menos o time merece a retribuição dos torcedores. O Flu venceu Atlético-MG e Cruzeiro, times que brigam na parte de cima da tabela e com 32 pontos já dá um sopro de esperanças para os tricolores. Já o Cruzeiro deve se contentar mesmo com uma possível vaga no G4.

Outros Resultados: Palmeiras 2x2 Corinthians; Coritiba 1x0 Vitória; Goiás 2x3 Atlético-MG, Santo André 2x0 Grêmio e Náutico 3x2 Sport.