Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

RODRIGO, A REVELAÇÃO DO CARIOCA

Mesmo mal das pernas no Campeonato Carioca, o Madureira apresentou uma grata revelação no Estadual. O volante Rodrigo, 24 anos, está aparecendo muito bem na competição.
Rodrigo joga como segundo homem de meio de campo e usa a força como principal aliada. É muito difícil de ver o atleta perdendo uma dividida. O jogador também dá qualidade à saída de bola do Tricolor Suburbano.
Em minha opinião, é a grande revelação do Cariocão 2012. No ano passado, o Futebol em Foco ressaltou as qualidades de Cortez, ainda no Nova Iguaçu e o lateral chegou até à Seleção Brasileira.
Digo de Rodrigo o mesmo que falei em 2011 do são-paulino. Trata-se de um jogador com muita qualidade e que não ficará por muito tempo no Madureira. Não será novidade se já disputar o Campeonato Brasileiro em algum time grande e vaga na maioria deles, ele tem.
Poucos sabem, mas Rodrigo começou a carreira no Vasco (onde não jogou profissionalmente), depois foi para o Duque de Caxias, atuou também no Sampaio Corrêia (segunda divisão carioca) e jogou até no Vietnã, no desconhecido Cantho.
A situação do Madureira no Estadual é preocupante. A equipe está, na classificação geral, na antepenúltima posição com apenas oito pontos ganhos. O próximo compromisso será diante do Boavista no Estádio Conselheiro Galvão e a vitória é mais que necessária. Os rebaixados, no momento, seriam Americano (5) e Bangu (6). Torço pela recuperação do Madureira que já revelou tantos jogadores na história do futebol brasileiro.

O RESSURGIMENTO DO ATHLETIC BILBAO

Uma das equipes mais tradicionais do futebol espanhol, está de volta aos melhores dias. O Athletic Bilbao faz uma grande temporada e tudo graças a chegada do argentino Marcelo Bielsa que, com seu estilo "loco" faz o time jogar bola e avançar cada vez mais nas competições. O argentino assumiu a vaga do espanhol Joaquín Caparrós que passou quatro temporadas como técnico do clube.
Pode-se dizer que o Bilbao é o terceiro time da Espanha. Afinal, nunca caiu para a segunda divsão, assim como Barcelona e Real Madrid. Por tradição, é maior que Atlético de Madrid e Valencia. É o orgulho basco.
O último grande feito foi a surpreendente vitória sobre o poderoso Manchester United e a consequente eliminação dos ingleses da Liga Europa. Os espanhóis avançaram para as quartas de final com dois triunfos sobre os comandados de Sir Alex Ferguson. Venceu por 3 a 2 no Old Trafford e 2 a 1 em Bilbao. Antes, a equipe já tinha eliminado o Paris Saint Germain que caiu ainda na fase de grupos.
No Espanhol, o Athletic já esteve melhor. Atualmente, ocupa o oitavo lugar com 39 pontos. Talvez, tenha chegado a hora de priorizar a competição internacional.
Tirando "El Loco" Bielsa, os principais destaques da equipe são o meia atacante Javi Martínez e o centroavante Fernando Llorente (titular da Seleção da Espanha). O treinador inclusive já é alvo da Internazionale para a próxima temporada. Os italianos não estão nada satisfeitos com Cláudio Ranieri. Ainda mais após a prematura queda nas oitavas de final da Champions League.
Na próxima semana, começam as quartas de final da Liga Europa. O adversário será o Schalke 04, semifinalista da última edição da Champions. O desafio será deter um velho conhecido: Raul que brilhou por muitos anos na Espanha com a camisa do Real Madrid. Só que depois de passar pelos Diabos Vermelhos, os adversários já vêem o Athletic Bilbao com outros olhos.
É muito bom ver o ressurgimento de um time com muita tradição no país que atualmente tem a seleção campeã do mundo. Para quem não sabe, o Bilbao já venceu por oito vezes o Campeonato Espanhol. A últimas delas tendo sido em 1984 e ainda teve um vice-campeonato da antga Copa da UEFA (hoje Liga Europa) em 1977.

CORITIBA AINDA ACREDITA EM KEIRRISON

O Coritiba anunciou o retorno de Keirrison ao Alto da Glória. O Barcelona, dono do passe do atleta, aceitou emprestar o jogador ao clube paranaense por dois anos. O atacante de 23 anos foi apresentado antes da partida contra o Nacional-AM pela Copa do Brasil. O Coxa venceu por 2 a 0 e avançou para a segunda fase da competição.


Keirrison tinha contrato com o Cruzeiro até junho, mas o clube mineiro não opôs em liberar o jogador que só poderá voltar a jogar dentro de três ou quatro meses por causa de uma lesão no joelho direito.


Keirrison brilhou com a camisa do Coritiba entre 2006 e 2008 quando marcou 65 gols em 122 jogos. Há quatro anos, foi o maior artilheiro do futebol brasileiro ao marcar 41 gols.


Quando saiu do futebol paranaense, o atacante foi para o Palmeiras e começou muito bem. Muitos (inclusive eu) o pediam até na Seleção Brasileira. Nos primeiros 14 jogos, fez 16 gols pelo time paulista. Ficou no Alviverde só seis meses. Devido ao excelente momento que vivia, despertou o interesse do Barcelona que pagou 15 milhões de euros para levar o centroavante.


Desde que deixou o futebol brasileiro, Keirrison nunca mais se encontrou. Chegou na Espanha, mas não atuou no clube catalão. Foi emprestado para o Benfica e depois para a Fiorentina. Muito mal na Europa, retornou ao país e também fracassou no Santos. O Cruzeiro apostou na recuperação do jogador, mas o atacante se contundiu e atuou apenas em oito partidas e marcou uma única vez. Era reserva do time mineiro.


Em 2008, Keirrison foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro e é até hoje, o mais jovem a ter sido goleador do Brasileirão (na época, tinha 20 anos).


O Coritiba perdeu a dupla de ataque titular da temporada passada. Marcos Aurélio foi negociado com o Internacional e Bill retornou ao Corinthians. Quando puder jogar, K9 deve formar o setor ofensivo ao lado de Anderson Aquino que vem marcando muitos gols em 2012.


Eu sempre elogiei o futebol de Keirrison, mas desisti do jogador. Acho mesmo é que teve uma boa fase no Coritiba e mascarou após a brilhante e rápida passagem pelo Palmeiras. Como pode passar por quatro grandes clubes (Benfica, Fiorentina, Cruzeiro e Santos) e não conseguir render em nenhum deles? Também fui enganado por Keirrison.