Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CAPITÃO EM 1998, DESCHAMPS É O NOVO TÉCNICO DA FRANÇA

A França está de técnico novo. Após a eliminação nas quartas de final da Eurocopa, a federação local resolveu demitir Laurent Blanc e o escolhido para a função foi Didier Deschamps, capitão dos "Bleus" na Copa do Mundo de 1998.

Deschamps, que assinou até 2014, estava no Olympique de Marselha, onde conquistou duas Copas da Liga Francesa, uma Supercopa e o Francês em 2010. O primeiro trabalho profissional foi no Monaco e mais uma Copa da Liga Francesa no curriculo. O que mais impressionou no time francês foi a campanha do vice-campeonato da Champions League em 2004. Fora derrotado pelo Porto-POR na decisão.

Deschamps foi o responsável por devolver o Juventus à elite do futebol italiano após os escândalos de manipulação de resultados. Em 2007, venceu a Série B do Cálcio.

Poucos no país são tão ligados a história da Seleção da França. Como jogador, foi capitão nos títulos da Copa de 1998, além da Eurocopa dois anos mais tarde. Foram 103 partidas e 52 gols. Deschamps sabe tudo de França. 

Deschamps e Blanc foram companheiros no time que conquistou o Mundial há 14 anos. Agora, um substitui o outro no comando da Seleção. Achei uma boa. Se pegarmos o curriculo de Deschamps vamos encontrar alguns bons títulos e belos trabalhos. Como no caso do Monaco, em 2004. Aprovado!

FAIXA CARIMBADA NO PACAEMBU

E o campeão da Taça Libertadores da América teve a faixa carimbada pelo Botafogo. No Pacaembu, os cariocas atroplearam o Corinthians em grande exibição do meia Elkeson. O Alvinegro venceu por 3 a 1 e chegou ao quarto lugar do Campeonato Brasileiro com 15 pontos.

Antes do jogo começar, os corintianos receberam a faixa pela conquista da Libertadores, mas dentro de campo, o Botafogo não deu mole e passou por cima dos paulistas que estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O técnico Tite não pôde contar com o ataque titular e jogou com Elton e Romarinho na frente. No Bota, Seedorf ainda não estreou.

O primeiro gol dos cariocas saiu aos 27 minutos. Andrezinho avançou pela direita e cruzou, a bola tocou no zagueiro Paulo André, enganou Cássio e entrou.

Com o ataque reserva, as maiores armas do Corinthians eram os volantres Ralf e Paulinho que chegam muito bem na frente e volta e meia marcam gols.

No segundo tempo, o esperado era de que o Corinthians fosse em busca do empate, mas o que vimos foi um Botafogo com uma disciplina tática impressinante.

O segundo gol saiu aos 11 minutos. Lucas fez bonita jogada pela direita e cruzou para Elkeson, como um autêntico centroavante, se antecipar à marcação e marcar. O terceiro não demoraria e seria novamente do meia. Elkeson bateu de canhota e marcou mais um.

No final do jogo, o árbitro inventou um pênalti de Lucas em Fábio Santos. O zagueiro Chicão cobrou bem e diminuiu, mas não dava mais tempo para nada. Já era 44 minutos do segundo tempo e o Botafogo venceu com autoridade o atual campeão da Libertadores.

WENDEL CHEGA AO VASCO COMO PEÇA DE REPOSIÇÃO

O Vasco apresentou o volante Wendel de 30 anos. O jogador, que estava no futebol árabe, chega para ocupar as lacunas deixadas por Rômulo e Allan.

Wendel fez parte do time do Cruzeiro que em 2003 conquistou a Tríplíce Coroa (Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro). O volante também foi campeão francês de 2009 pelo Bordeaux e desbancou o Lyon que vinha de sete títulos consecutivos. Foi na França que Ricardo Gomes observou o atleta e partiu dele a indicação para a diretoria do Vasco. O treinador já falava no nome de Wendel desde a temporada passada. Ambos trabalharam juntos na Seleção Pré Olímpica de 2004. O último clube de Wendel foi o Al Shabab-ARA.

Lembro um pouco de Wendel no Cruzeiro. Também teve uma breve passagem pelo Santos em 2006 e, desde então, está fora do país. É um jogador experiente e com rodagem. Não é melhor que Rômulo, mas pode ser uma alternativa para a saída de Allan, já que também é coringa e pode quebrar o galho na lateral esquerda, posição carente em São Januário. 

PALMEIRAS É O CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL 2012

Após 14 anos, o Palmeiras volta a ser campeão nacional. Com o empate em 1 a 1 com o Coritiba no Estádio Couto Pereira, o Alviverde foi o vencedor da Copa do Brasil e estará na próxima edição da Taça Libertadores da América.

Os gols saíram no segundo tempo. Ayrton, em linda cobrança de falta abriu o placar para os donos da casa e o atacante Betinho deixou tudo igual de cabeça. O Coritiba perdeu novamente a decisão dentro de casa. Em 2011, foi diante do Vasco. 

O primeiro tempo não teve muitas emoções. A chance mais clara aconteceu em uma falha do zagueiro Thiago Heleno. Everton Costa roubou a bola e rolou para Rafinha que bateu e a bola raspou a meta de Bruno.

No intervalo, Marcelo Oliveira trocou o lateral direito e veio com Ayrton no lugar de Jonas. Para dar maior  experiência ao time, o treinador colocou Lincoln na vaga de Sérgio Manoel. A dupla foi decisiva para o gol do Coxa que sairia aos 16 minutos. O meia sofreu falta na entrada da área e o lateral bateu com extrema categoria. Sem chances para Bruno. Festa no Couto Pereira.

A torcida sonhava que o inédito título viria, mas ainda faltava pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis e ele saiu, só que do lado errado. Quatro minutos depois, Marcos Assunção (sempre ele) colocou a bola na cabeça do centroavante Betinho, substituto do argentino Barcos, que deixou tudo igual.

Com o empate, a missão ficou praticamente impossível para o clube paranaense. Luan foi heroi ao atuar 25 minutos sem condições, mas como Felipão já tinha realizado as três alterações, teve de ficar no campo.

Bastava aos palmeirenses esperar pelo apito final do árbitro Sandro Meira Ricci para comemorar o segundo título da competição. Vale lembrar que em 1998, Felipão também era o treinador. Scolari é o Rei do mata-mata.

Não acreditava no Palmeiras e não é porque foram campeões que vou dizer que trata-se de um bom time. O elenco carece de reforços e não são poucos, mas o time passou pelo Grêmio (que era o meu favorito) e venceu o Coritiba que tem mais time, porém menos camisa e tradição. Parabéns aos torcedores em especial o amigo Raphael Oliveira.