Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

STJD ESTÁ ESTRAGANDO O CAMPEONATO


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva está decidindo o Campeonato Brasileiro fora das quatro linhas. Não concordo que o Tribunal tome uma decisão contrária ao que o árbitro viu em campo. Por exemplo, no clássico entre Palmeiras e Corinthians, o zagueiro Alviverde Danilo fez falta dura em Jorge Henrique e recebeu apenas cartão amarelo, mas foi o que o juiz considerou necessário no lance. Aí me vem o STJD e julga uma situação que já foi analisada. Isto é um absurdo! Assim como querem fazer no caso dos brigões são paulinos André Dias e Hugo. Se o árbitro deu amarelo é amarelo é não cabe a ninguém querer contestar a autoridade máxima dentro de campo.

Ontem, três jogadores do São Paulo foram julgados e receberam a mesma pena por infrações diferentes. Como pode o Borges que foi expulso por agressão no jogo contra o Grêmio levar o mesmo ganho que o Jean que foi advertido por segundo cartão amarelo? E o Dagoberto também pegou três jogos. Acho que o Borges deveria ter pego muito mais que três partidas e o Jean tinha que ser absolvido, já com o Dagoberto, a punição pode ter sido justa. Parece que o São Paulo entrou com um efeito suspensivo para escalar os atletas. Olha o tapetão aí de novo.

Os relatores do STJD não entendem nada de futebol e estão querendo aparecer com situações que podem definir o campeão. É inadmissível, um auditor julgar as cores da trancinha do Vagner Love. Quem não se lembra quando este individuo disse que se o atacante usasse tranças rubro-negras não pegaria dois jogos de suspensão há algumas semanas?

Outra decisão que merece explicação é a alteração de local da partida entre Corinthians e Flamengo. Por que mudar para Campinas? Por que nenhum time carioca joga isoladamente na quarta-feira e sempre entra em campo sabendo o resultado do adversário paulista? A CBF precisa responder essas questões para a credibilidade do Brasileirão não ficar sob suspeita. E chega do STJD se meter onde não tem competência.

QUE VITÓRIA!


O Fluminense mostrou porque não perde há tanto tempo. Se as coisas não dão certo na técnica, o time usa a raça e não se entrega nunca. Foi o que aconteceu essa noite no Maracanã e o clube carioca derrotou o Cerro Porteño por 2x1, de virada, com os gols marcados nos acréscimos e vai decidir a Copa Sul-Americana.

O Maracanã estava cheio, com mais de 50 mil pessoas que levaram um susto logo aos seis minutos, quando Cáceres fez o gol dos paraguaios. O goleiro Rafael ainda tentou evitar, mas não conseguiu. O time brasileiro ainda perderia mais tarde o atacante Maicon que sentiu o músculo posterior da coxa ao dar uma arrancada, em seu lugar entrou mais um jovem de Xerém: Alan.

As melhores chances do Flu no primeiro tempo saíram em chutes do lateral Mariano (que não repetiu as boas atuações que vinha tendo). No segundo tempo, Cuca perdeu o zagueiro Digão que também se machucou sozinho e foi obrigado a mexer no esquema. Uma coisa ficou clara na partida de hoje. As opções de Cuca no banco de reservas não são tão vastas.

Aos 11 minutos, o matador Fred recebeu de Marquinho na pequena área e mandou a bomba, mas o goleiro Barreto fez uma defesa sensacional (há muito tempo que não vejo uma defesa tão bonita). O Flu seguia insistindo e acreditando. O Cerro era perigoso nos contra-ataques, mas a defesa, liderada por Dalton ganhava a maioria. Por sinal, estou encantado com o futebol deste menino Dalton. Se continuar assim, pode se tornar o novo Thiago Silva do Fluminense e com a vantagem de ter sido criado nas divisões de base do clube.

O time paraguaio mostrou mais uma vez que é muito bem treinado pelo argentino Pedro Troglio. Eles não sentem a pressão de jogar fora de casa, mas o que tem de arrumado o time tem de violento, principalmente o atacante Nanni que usa a catimba originária de seu país. O argentino acertou uma cotovelada em Gum, de forma intencional, mas o castigo estava guardado e quis o destino que o próprio Gum desse o troco, na bola. Aos 47 minutos, quando tudo levava a crer que teríamos uma decisão por pênaltis, após bate rebate na área, a bola sobrou para o enfaixado Gum que girou o corpo e mandou rasteiro, sem chances para o ótimo Barreto.

Depois do empate, o Cerro se mandou ao ataque e até o goleiro saiu da área para tentar o gol milagroso, mas aos 50 minutos, em um chutão de Diogo (que também fez excelente partida), a bola sobrou na lateral para o jovem Alan. Barreto foi pra cima e tomou um drible desconcertante e com o gol vazio só restou rolar a bola para delírio de Cuca e toda a torcida tricolor. Após o gol, os catimbeiros do Cerro começaram uma confusão generalizada e o árbitro Carlos Chandía foi obrigado a encerrar a partida para festa do Fluminense que amanhã saberá quem será o adversário na grande decisão da Copa Sul-Americana: River Plate-URU ou a temida LDU-ECU. Os tricolores aqui do Futebol em Foco preferem pegar quem na grande final? O primeiro jogo no Uruguai terminou com vitória do River por 2x1.

Hoje teve início a antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro e o Grêmio que não perde em casa há mais de um ano fez mais uma vítima: o Palmeiras, que com a derrota por 2x0 se despede da chance de conquistar o título brasileiro e ainda corre o risco de ficar fora do G4 do Brasileirão, o que seria uma vergonha.

O jogo no Olímpico, já seria difícil em situações normais, mas o Alviverde fez questão de dificultar ainda mais. Após o primeiro gol gremista aos 45 do primeiro tempo, marcado pelo zagueiro Rafael Marques, dois jogadores do Palmeiras discutiram (está virando moda). No intervalo, o zagueiro Maurício e Obina chegaram a trocar socos na saída de campo e o árbitro Héber Roberto Lopes expulsou os brigões deixando o time paulista com nove jogadores em campo. A expulsão foi correta e digo mais, os jogadores merecem ser punidos pelo ato. Foi banal ver dois jogadores da mesma equipe se socando em campo.

A diretoria do Palmeiras disse, após o jogo, que Maurício e Obina não vestem mais a camisa do Palmeiras. Apóio a medida. Seria o retorno de Obina ao Flamengo?

No segundo tempo, tudo ficou mais fácil para o Grêmio, que foi muito profissional, mesmo sabendo que uma derrota do Palmeiras beneficiaria o rival, Internacional, os jogadores correram e deram o melhor de si.

O segundo gol saiu novamente dos pés do argentino Maxi López que dessa vez não serviu e sim matou e fez o segundo do Tricolor Gaúcho e Marcelo Rospide segue sem perder no comando interino do Grêmio.

Agora a questão do título parece estar decidida entre Flamengo e São Paulo. A não ser que os dois percam seus jogos no domingo. O que é pouco provável. O Flamengo recebe o Goiás no Maracanã e o São Paulo vai até o Engenhão jogar contra o Botafogo. Outro confronto importante acontecerá no Mineirão entre Atlético-MG e Internacional. Essa 36º rodada pode decidir muita coisa neste Campeonato Brasileiro tão disputado.