Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

PIZZI É O NOVO TÉCNICO DO RACING

O Racing tem um novo treinador. Sebastián Beccacece pediu para deixar o clube que acertou a chegada de Juan Antonio Pizzi.

Pizzi não trabalha desde 2019 quando dirigiu o San Lorenzo. O ex-jogador foi campeão argentino pelo "Ciclón" em 2013, mas não obteve sucesso na última passagem. O contrato assinado deve ter a duração até o fim 2021.

Pizzi foi campeão chileno com a Universidad Católica em 2010. Conquistou a Copa América Centenário em 2016 dirigindo a Seleção do Chile e esteve na Copa do mundo da Rússia comandando a Arábia Saudita. No futebol argentino, ainda dirigiu o Colón e o Rosario Central.

Pizzi foi contratado por Ruben Capria que acabou de assumir como manager do Racing na vaga de Diego Milito. A saída do ex-atacante foi o motivo para que Beccacece pedisse para deixar o clube.

Beccacece fez um bom trabalho. Conseguiu deixar a equipe classificada para a próxima edição da Taça Libertadores da América e caiu nas quartas de final da competição nesta temporada eliminando nas oitavas o Flamengo (atual campeão) em pleno Maracanã.

Acho que existiam nomes melhores no mercado do que Pizzi e que o clube sai perdendo na troca. Beccacece é um treinador promissor e tem tudo para se tornar um dos principais do futebol argentino futuramente. Está cotado para assumir o comando da Seleção do Chile.

GALLARDO SEGUE OU DEIXA O RIVER PLATE?

O River Plate lutou, jogou muito bem em São Paulo, mas foi eliminado diante do Palmeiras e não chegará a mais uma final de Taça Libertadores da América. A tendência é que o elenco passe por um intenso processo de renovação e a pergunta que fica é se Marcelo Gallardo continua ou não no clube?

Gallardo dirige o River desde 2014. É o treinador mais vitorioso da história do clube com 12 troféus. Entre eles duas Taça Libertadores da América (2015 e 2018), uma Copa Sul-Americana (2014) e três Copas Argentina.

Gallardo tem contrato com o River até dezembro de 2021, mas o treinador disse que após a participação na Libertadores iria repensar se seguiria no clube ou não.

É certo que o River vai perder algumas peças importantes. O clube precisa fazer caixa. Durante a temporada, a venda do zagueiro Martínez Quarta desestruturou o setor defensivo. Os próximos a saírem devem ser o lateral direito Montiel e os meias Enzo Pérez e Ignacio Fernández. De La Cruz e Borré também estão em alta no mercado e devem receber propostas tentadoras.

Será que Gallardo tem gás para montar mais um time no River? O treinador precisa respirar novos ares, brilhar em outro lugar. Capacidade não lhe falta. O futebol europeu é o caminho mais provável ou quem sabe a Seleção da Argentina, mas vejo esta como uma possibilidade mais remota no momento. Esse dia deve chegar.

Gallardo tem tudo para seguir o caminho de outros treinadores argentinos consagrados internacionalmente como Diego Simeone, Eduardo Coudet, Jorge Sampaoli, Marcelo Bielsa e Mauricio Pochettino. Talvez este seja o momento exato para deixar o país.

Um título que faltou a "Muñeco" foi o de campeão argentino. Por pouco não veio em 2020 quando perdeu a liderança para o Boca Juniors na última rodada. Em compensação, na Libertadores, chegou em cinco semifinais nos últimos seis anos. Foram três finais e duas taças na bagagem.