Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

VAI COMEÇAR A MAIOR FESTA DO FUTEBOL MUNDIAL


Estamos na véspera da 19º Copa do Mundo e o clima do Mundial já está no ar. Todos estão com os olhos voltados para a África do Sul, que tem tudo para fazer uma grande Copa e mudar a história deste país tão sofrido e marcado por preconceitos e guerras.

A Seleção Brasileira vai em busca do hexacampeonato mundial. Nesta edição da Copa, teremos em campo todas as seleções que já foram campeões do mundo (Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra, França). Muitos (inclusive eu) não concordam com a lista do Dunga, mas agora é hora de dar forças aos 23 jogadores que estão representando mais de 180 milhões de pessoas.

Os adversários da Seleção Brasileira na primeira fase serão: Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal. Não podemos subestimar forças tradicionais como Itália (atual campeã do mundo), Alemanha, Argentina e Inglaterra. Times como Espanha e Holanda também são apontadas como seleções aspirantes a um inédito título mundial.

Para muitos, esta é a maior oportunidade de uma Seleção africana chegar longe em Copas. A melhor participação de um país africano foi na Copa da Itália em 1990 quando Camarões chegou até as quartas de final, mesma fase que Senegal alcançou em 2002.

Eu tenho uma simpatia muito grande por Argentina e Portugal e nunca escondi isso aqui no Futebol em Foco, mas não sou capaz de torcer contra o Brasil, mas ficaria muito feliz se argentinos ou portugueses levassem a taça FIFA.

Vou deixar registrados os meus palpites para a primeira fase da Copa e quero saber também a opinião de vocês, leitores. No fim a gente compara e vê quem acertou mais. A grande surpresa entre os meus pitacos é que, em minha opinião, a França não passa nem da primeira fase, já que caiu em grupo complicado e os Blues não possuem time e nem técnico.

Acho que Itália e Alemanha não vão chegar tão longe como costumam. A Azurra está envelhecida e os alemães que já não contam com muitos bons jogadores, ainda perderam o melhor, o capitão Ballack. A minha previsão é de que italianos e alemães não superem as quartas de final.

O time que joga o futebol mais bonito do mundo é a Espanha, mas os espanhóis sofrem da sina de amarelar em Mundial e por isso não banco aqui como favorito absoluto. A Holanda também vem encantando. A Argentina, na frente, é a melhor do mundo, mas tem uma retaguarda fraca e Maradona também não sabe nada de táticas. A Inglaterra tem um bom time e um excelente treinador, mas os ingleses não contam com um bom goleiro.

É muito difícil apontar a favorita. Tenho minhas preferências, mas acho que a melhor é a Espanha, porém a falta de tradição pode pesar. A melhor participação da Fúria em Copas foi em 1950 com um quarto lugar.

Palpites em negrito:

Grupo A: África do Sul, França, México e Uruguai
Grupo B: Argentina, Coreia do Sul, Grécia e Nigéria
Grupo C: Argélia, EUA, Eslovênia e Inglaterra
Grupo D: Alemanha, Austrália, Gana e Sérvia
Grupo E: Camarões, Dinamarca, Japão e Holanda
Grupo F: Eslováquia, Itália, Nova Zelândia e Paraguai
Grupo G: Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
Grupo H: Chile, Espanha, Honduras e Suiça

SERÁ QUE ELE ESTÁ MESMO RECUPERADO?


Acho que acontece algo estranho nos treinamentos da Seleção brasileira na África do Sul.

Essa contusão lombar do Julio Cesar sofrida no amistoso contra o Zimbábue pode ser mais séria do que muitos pensam. Acho que a comissão técnica da Seleção sabe que o problema é sério, mas não quer deixar vazar.

Todos falam que o goleiro está recuperado, mas Julio Cesar não vinha treinando com o grupo, não atuou no amistoso contra a Tanzânia e no treinamento desta manha em Johanesburgo, foi nítido o desconforto que o jogador sentia ao realizar alguns movimentos básicos de goleiro.

Não me surpreenderia se na estréia contra a Coreia do Norte na próxima terça-feira, Gomes seja o dono da meta brasileira. A comissão técnica vai falar que está poupando Julio Cesar, mas eu acho que tem algo a mais neste caso. Não tenho nenhuma informação oficial. É apenas uma desconfiança que quero retribuir com os leitores.

Gomes fez uma temporada irretocável pelo Tottenham, mas ser titular em Copa do Mundo é outra coisa. Nenhum goleiro brasileiro seria um substituto à altura de Julio Cesar, que hoje, seguramente, é um dos três melhores goleiros do Mundo.

O BOM FILHO À CASA TORNA

Felipe está de volta ao Vasco, clube que o revelou para o futebol em 1996. O apoiador estava há quatro anos no Al-Sadd do Catar e já acertou todas as bases com a diretoria do clube carioca. Para desembarcar no Rio de Janeiro, só falta a liberação do time árabe, que não será problema devido aos serviços prestados por Felipe. O jogador de 32 anos ainda tinha um ano de contrato com o Al- Sadd.

Pelo Vasco, foi campeão brasileiro em 1997 e 2000, ganhou a Taça Libertadores da América em 1998, além do Estadual no mesmo ano, do Rio-São Paulo em 1999 e da Copa Mercosul de 2000. No Brasil, Felipe ainda atuou no Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo e Fluminense. Pela Seleção brasileira, ganhou a Copa América em 2004.

O jogador já disse que vai usar a camisa 6 no Vasco, número que se tornou marcante na sua passagem por São Januário. Na época, era lateral-esquerdo.

Felipe foi um dos últimos grandes jogadores revelados pelo Vasco. Depois dele, apareceram Pedrinho e Morais, mas nenhum dos dois são do mesmo nível de Felipe.

A diretoria do Vasco está se mexendo para reforçar o time que está em penúltimo lugar no Campeonato Brasileiro. O projeto oferecido ao reforço foi o mesmo que o Vasco preparou para trazer Juninho Pernambucano de volta, mas o Reizinho preferiu seguir no Oriente Médio. Felipe deve ganhar algo em torno de 300 mil mensais.

Felipe só poderá estrear pelo Vasco em agosto na abertura da janela de transferências, assim como Zé Roberto que segue mantendo a forma no clube.

Os dirigentes do Vasco ainda esperam anunciar mais alguns reforços nesta semana. Os nomes do lateral-direito paraguaio Irrazábal e os atacantes Washington e Eder Luis estão bem encaminhados.

Acho que foi uma grande contratação. É um jogador com uma técnica acima da média e pode se tornar o grande ídolo deste time, já que Carlos Alberto não consegue assumir este papel.