Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A APOSENTADORIA DE UM ÍDOLO


O argentino Juan Pablo Sorín de 33 anos deixou os campos oficialmente com uma grande festa ontem à noite no Mineirão. O Cruzeiro enfrentou o Argentino Juniors, time em que o lateral começou a jogar profissionalmente em 1994. O resultado do jogo festivo de ontem foi 2x1 para o Cruzeiro. Sorín jogou um tempo em cada clube. Os gols foram marcados por Bernardo e Guerrón.

O Mineirão recebeu mais de 60 mil pessoas que foram dar adeus ao ídolo. Mesmo sendo argentino, Sorín caiu nas graças da torcida pela garra e liderança que sempre mostrou ao vestir a camisa azul.

Pelo Cruzeiro, Sorín ganhou dois campeonatos mineiros (2002 e 2009), duas Copas Sul-Minas (2001 e 2002), além da Copa do Brasil em 2000. O lateral ainda defendeu importantes times como Juventus-ITA, Barcelona-ESP, River Plate-ARG, Lazio-ITA, Paris Saint German-FRA, Villarreal-ESP e Hamburgo-ALE. Pelo time brasileiro, disputou 210 partidas com 28 gols marcados.

Um fato inusitado na carreira do jogador aconteceu em 2004 em um jogo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina no Mineirão. O lateral marcou o gol da Argentina e teve o nome gritado pela torcida cruzeirense, mesmo fazendo contra o Brasil. É muita idolatria. E Sorín merece todas as homenagens, porque sempre foi um guerreiro, um típico argentino que não se entrega nunca. Pena que o futebol mundial se prive de ver um jogador que abandonou a carreira precocemente devido a contusões.

BOTAFOGO PERDE MUITOS GOLS E DÁ ADEUS A SUL-AMERICANA


O Botafogo precisava de uma simples vitória, mas quem venceu foi o Cerro Porteño-PAR que foi mais eficiente e ganhou por 3x1 e avançou para as semifinais da Copa Sul-Americana. O adversário dos paraguaios sairá do confronto de amanhã entre Universidad de Chile e Fluminense.

O time alvinegro foi em busca da vitória, mas a equipe desperdiçou muitas oportunidades. No total foram 18 finalizações do Botafogo contra cinco do Cerro. Renato e André Lima abusaram de perder tantos gols.

No primeiro tempo, Renato que estava bem no jogo, chegando ao ataque, teve duas chances seguidas, em uma delas o bom goleiro Barreto fez linda defesa e a bola ainda tocou na trave e na outra o zagueiro Herner salvou enquanto a bola corria para o gol.
Na segunda etapa, com 12 segundos, os cariocas quase marcam com André Lima, mas a bola foi para fora. Reinaldo chutou com categoria de fora da área, mas Barreto foi buscar no cantinho e o Cerro seguia jogando com inteligência. Até que o técnico Pedro Troglio tirou o falastrão e pouco produtivo Ramirez para colocar o meia Nuñez que na primeira chance que teve marcou de cabeça após bom cruzamento do lateral Irrázabal.

Depois de sofrer o gol, bateu o desespero em Estevam Soares que colocou Jobson e Victor Simões nos lugares de Renato e Gabriel e o Botafogo chegou ao empate aos 27 minutos. Jobson fez excelente jogada pela direita e cruzou rasteiro para André Lima encher o pé e igualar o marcador. Parecia que o Glorioso partiria com tudo, mas dois minutos depois Alessandro deu uma entrada desleal no meio campo e foi expulso do jogo. A torcida xingou bastante o lateral enquanto deixava o gramado. Com menos um jogador, tudo ficou mais complicado e o eficiente time paraguaio aproveitou os espaços para matar o jogo, principalmente pelo lado direito da defesa do Botafogo. Julio dos Santos saiu do banco e deu o passe para os gols de Irrázabal, melhor em campo e também para o golaço de cobertura de Cáceres já aos 46 minutos para alegria da torcida azul grená do Cerro que compareceu ao Engenhão em bom número.

O atacante André Lima pode ser meio atrapalhado com a bola nos pés, mas é um guerreiro dentro de campo. Ele não para de correr um minuto e incentiva os companheiros a todo momento. Numa jogada em que teve suspeita de torção do joelho, o jogador voltou a campo mesmo mancando e sentindo fortes dores. André Lima é um torcedor dentro de campo. Ele encarna o espírito guerreiro da arquibancada e quem também fez muita falta hoje foi Leandro Guerreiro que é outro leão em campo e Estevam Soares poderia ter começado a partida com Jobson. Quando entrou, o atacante deu muito trabalho a zaga paraguaia.

Agora, o Botafogo precisa se dedicar exclusivamente ao Campeonato Brasileiro e livrar o mais rápido possível essa ameaça de rebaixamento e uma vitória domingo contra o Coritiba no Engenhão ajudaria nesse objetivo, mas a equipe tem que superar o tabu de não jogar bem em casa. A diretoria espera casa cheia no domingo.

Na abertura da 34º rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo foi até Porto Alegre enfrentar o Grêmio, time de melhor campanha em casa e o empate em 1x1 pelas circunstâncias da partida pode ser considerado um bom resultado para o Tricolor Paulista que lidera a competição com 59 pontos, mas pode ser ultrapassado por Palmeiras e Atlético-MG no fim de semana.

O Grêmio saiu na frente com gol do zagueiro Rafael Marques que estava livre na área e aproveitou cruzamento na medida de Douglas Costa. Mas o São Paulo não demorou e empatou o jogo. Hernanes levantou a bola que passou por Thiego e chegou até Dagoberto. O atacante chutou e contou com o desvio em Rafael Marques para vencer o goleiro Victor. Depois quem mais apareceu em campo foi o goleiro Rogério Ceni que evitou pelo menos duas finalizações certeiras de Douglas Costa.

A partida ganhou contornos dramáticos para o São Paulo no segundo tempo após as expulsões de Borges por agressão e Dagoberto por falta violente em cima de Túlio. Para piorar, no final, o ala Jean também recebeu o cartão vermelho. O árbitro Jaílson Macedo de Freitas acertou nas três expulsões. O Grêmio pressionou, mas o Sampa segurou o resultado e pôde comemorar este pontinho que poderá ser muito valioso futuramente.

O próximo jogo do São Paulo será contra o Vitória no Morumbi e a equipe de Ricardo Gomes jogará bem desfalcada por causa das expulsões de hoje no Olímpico. Cabe ao são paulino torcer no fim de semana pelas vitórias de Flamengo e Fluminense que jogarão contra o Atlético-MG e Palmeiras respectivamente.