Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL



O Blog Futebol em Foco deseja a todos os amigos leitores um Feliz Natal. Que a noite de vocês seja cheia de alegria e paz. Tudo de bom para vocês que acompanham o Futebol em Foco. E que o Papai Noel seja generoso com todos os torcedores.

REFORÇOS NO SANTOS


O Santos é mais um time que começa a anunciar alguns jogadores para o ano que vem. Depois da chegada de Dorival Junior, o clube começa a se planejar para a próxima temporada e os primeiros reforços vêm da Série B e todos indicados pelo treinador que foi o campeão da competição.

Para a defesa, o Peixe acertou com Bruno Rodrigo da Portuguesa (foto) e Bruno Aguiar do Guarani. Quem também está bem próximo é o lateral direito Maranhão, também da equipe bugrina. O apoiador Marquinhos, que fez um bom campeonato da Série A pelo Avaí pode ser anunciado a qualquer momento. Marquinhos tinha proposta do Flamengo, mas ter Dorival Junior como treinador deve pesar a favor do Santos.

O Santos está fazendo contratações pontuais. A defesa foi o grande tormento em 2009 e por isso foi o primeiro setor a ser reforçado. Bruno Rodrigo, 24 anos, jogou muito bem na Lusa e sem dúvida, foi um dos melhores zagueiros da Série B. Bruno Aguiar de 23 anos também foi bem pelo Guarani. Os dois são seguros, novos e devem disputar a posição para ver quem será o companheiro de Edu Dracena na zaga santista. Acho que Bruno Rodrigo tem mais chances de ser titular. Na lateral, o Peixe tem George Lucas que foi um dos melhores jogadores do time no brasileiro, mas Maranhão foi o melhor lateral da Série B. Se o Peixe fechar com o ex-jogador do Guarani, será uma boa aquisição. Em relação a Marquinhos é uma incógnita. Marquinhos jogou muito bem no Avaí. Era o maestro, camisa 10, capitão, mas sempre que teve chances em grandes equipes (Flamengo e São Paulo) decepcionou. Será que no Santos e agora mais experiente com 28 anos, Marquinhos vai render o melhor futebol?

Dorival Junior é muito bom observador e só está indicando jogadores que fizeram uma boa temporada. O Santos não está apostando em atletas que não tiveram uma boa temporada. São contratações certas, baratas e que devem render bons frutos ao clube praiano.

O SENHOR CENTENÁRIO


Marcelinho Carioca está de volta ao Corinthians, mas o jogador já encerrou a carreira. Deixa eu explicar: o maior ídolo corintiano dos últimos anos será o embaixador do centenário do clube.

Marcelinho disputará com a camisa alvinegra algumas partidas comemorativas relativas aos 100 anos do Timão e o pé de anjo vestirá a camisa 100. O primeiro amistoso que Marcelinho jogará já está marcado para o dia 13 contra o Huracán-ARG no Pacaembu.

Marcelinho é o atleta mais vitorioso da história do clube, mas ficou marcado em 2000 na decisão de pênaltis contra o Palmeiras pela semifinal da Libertadores, quando o meia desperdiçou a cobrança decisiva. Mesmo assim a Fiel adora o Pé de Anjo.

O último clube de Marcelinho foi o Santo André nesta temporada. Agora, o meia é um ex-jogador que participará de jogos festivos pelo Corinthians. O jogador de 38 anos jura que não voltará a disputar partidas oficias nem que Mano Menezes ou os torcedores peçam a sua presença.

Este é mais um projeto de marketing do Corinthians, já que não dá para contar com Marcelinho em campo, a diretoria arrumou um jeito de ter o ídolo mesmo que seja em jogos comemorativos e com certeza a camisa 100 de Marcelinho venderá como água. É mais uma prova de que o marketing do Corinthians sabe tudo.

NOVIDADE NO PALMEIRAS


O Palmeiras acertou com seu segundo reforço para o ano que vem. O clube alviverde contratou o volante Márcio Araújo, ex-Atlético-MG. O atleta de 25 anos ficará no clube paulista por quatro temporadas e para ter o jogador, o Palmeiras precisou pagar dois milhões de reais ao Tombense e agora é dono dos direitos econômicos do jogador.

Márcio Araújo estava nos planos do Fluminense, que chegou tarde em mais uma negociação, assim como com o atacante Leandro que foi para o Grêmio. Apesar da pouca idade, Márcio Araújo já tem experiência. O atleta iniciou a carreira no Mogi Mirim, mas passou seis anos no Galo, onde inclusive, às vezes, era capitão do time. O jogador participou da campanha do rebaixamento e do acesso do time mineiro no Brasileirão e era um dos líderes do elenco atualmente. Mesmo sendo volante, Márcio também pode jogar como terceiro homem de meio campo, como o técnico Celso Roth usou muito no último Campeonato Brasileiro. E foi essa polivalência que fez com que Muricy Ramalho recomendasse a contratação.

Eu, particularmente, não gosto do futebol de Márcio Araújo. Acho que é um jogador limitado tecnicamente, muito burocrático, apenas dá passes para o lado, se fizer mais que isso se complica. E para posição, o Palmeiras já tem Pierre e Edmilson que são muito melhores do que Márcio Araújo.

BOTAFOGO E FLUMINENSE PRECISAM ACORDAR


O Flamengo foi campeão brasileiro e procura manter os principais jogadores. O Vasco já anunciou 10 reforços até o momento, mas Botafogo e Fluminense ainda não se mexeram para a temporada 2010.

Os dois clubes estão sempre brigando pelos mesmos jogadores. O Botafogo atravessa os negócios do Fluminense e vice-versa e enquanto isso, o ano está terminando e o planejamento para 2010 segue sem ser feito. Os dois times renovaram o contrato de seus treinadores. Cuca e Estevam Soares assinaram por mais um ano. Mas e os reforços?

O Botafogo estava com algumas negociações bem encaminhadas, casos do volante Somália que disputou a Série B do Brasileiro pelo América-RN e o meia Diguinho, destaque do América na Segundona Carioca, mas o Flu atravessou e se interessou pelos dois jogadores, porém os atletas estão mais perto de General Severiano. Já o Fluminense estava com tudo quase acertado com o meia Ewerton do Barueri, até o Botafogo entrar na parada, tomar a frente nas negociações e atrapalhar os planos tricolores. Se bem que nós sabemos, que financeiramente o Botafogo não é páreo para o Flu, ou melhor para a Unimed. Mas Ewerton também está mais para o Botafogo do que para o Tricolor.

Até agora, Botafogo e Fluminense só anunciaram um reforço de forma oficial. O Alvinegro acertou com o meio campista Renato Cajá que pintou muito bem na Ponte Preta, mas teve poucas chances no Grêmio. O Fluminense anunciou o polivalente Thiaguinho (foto), que estava no Botafogo, a pedido de Cuca que levou o jogador para o Glorioso.

As duas equipes necessitam de contratações. Não podemos esquecer que os dois times só escaparam do fantasma do rebaixamento na última rodada do campeonato. O Botafogo corre atrás de atacantes, já que perdeu Jobson e Reinaldo e pode ficar sem André Lima e Victor Simões. Um nome comentado no clube é o de Kleber Pereira. Seria uma boa, mas eu não acredito. O Fluminense tem mais base do que o Botafogo, mas também precisa de novos jogadores. Além de Ewerton, o Flu corre atrás de um lateral esquerdo que pode ser Júlio César do Goiás. Este seria um excelente reforço, não foi à toa que Júlio César foi escolhido na festa da CBF como o melhor jogador da posição no Campeonato Brasileiro.

Caso Botafogo e Fluminense não se mexam, depois a torcida não poderá reclamar do acaso e será que os clubes darão sorte mais uma vez? A arrancada do Flu foi algo que não acontecerá todo ano.