Pesquisar este blog

domingo, 27 de junho de 2010

BRASIL ENTRA EM CAMPO COMO FAVORITO E COM QUATRO PENDURADOS


O Brasil vai decidir uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo contra o Chile. O time treinado por Marcelo Bielsa é um grande freguês do Brasil. A última derrota brasileira foi há dez anos.

O argentino até que armou bem o Chile e deu um padrão de jogo à equipe, mas não deve ser páreo para uma seleção que é pentacampeã mundial.

O Brasil conta com um matador de chilenos. Refiro-me a Robinho que em cinco jogos, marcou sete gols contra La Roja.

A seleção do Dunga vai entrar em campo com quatro atletas pendurados. Nessa Copa do Mundo, diferentemente das outras edições, os cartões não são zerados na passagem da primeira fase para as oitavas de final. Só há o zeramento nas semifinais. O zagueiro Juan, o volante-carniceiro Felipe Melo, o atacante Luis Fabiano e o reserva Ramires já levaram cartão amarelo nesta Copa e se levarem mais um, ficam fora da próxima partida (caso o Brasil avance).

A situação pode ser preocupante. Felipe Melo bate até na sombra, mas se ele ficar de fora, não é desfalque. Juan, como joga na zaga, também corre sérios riscos. Luis Fabiano, mesmo sendo atacante, é meio indisciplinado e se o Fabuloso for suspenso, quem deve entrar é o Grafite, ou seja, temos que rezar para Luis Fabiano nunca levar esse segundo cartão amarelo. Ramires é apenas opção de jogo para o segundo tempo. Até é uma boa opção, mas não faria tanta diferença caso fosse suspenso.

Acredito em uma vitória brasileira amanhã. O problema pode ser um possível confronto contra a Holanda. Já antecipei aqui no Futebol em Foco, desde antes da Copa começar, que, time por time, a Holanda seria favorita nas quartas de final, mas para isso a Laranja terá que vencer a Eslováquia, que já eliminou a Itália, para se credenciar para pegar o Brasil, que já cansou de eliminar os holandeses em Mundiais.

ARGENTINA PASSA PELO MÉXICO E ENFRENTARÁ A ALGOZ ALEMANHA


A Argentina venceu o México por 3 a 1 no Estádio Soccer City e se classificou para as quartas de final. Este jogo foi uma reedição das oitavas de final da Copa do Mundo de 2006. Na ocasião, os argentinos saíram vitoriosos.
Agora, os argentinos vão pegar os alemães que foram algozes na decisão de 1990 e nas quartas de final em 2006. Como acontece desde 1994, o México passa da primeira fase, mas cai nas oitavas de final.

Maradona barrou o lateral Gutierrez e o meia Veron. Otamendi e Maxi Rodriguez foram titulares. Eu não barraria Veron. No México, a novidade foi a entrada de Hernandez e Bautista no ataque. Vera e Franco foram sacados.

O México começou partindo para cima. O lateral Salcido mandou uma bomba de muito longe que explodiu no travessão do assustado Romero. No lance seguinte, quase que Guardado marcou para o México. A bola tirou tinta da trave da Argentina.

A Argentina tentava sair para o jogo. Messi buscava jogo no meio campo. Mas acho que o jogador do Barcelona estava atuando muito recuado. Os hermanos encontravam muitas dificuldades em jogar pelo meio por causa da forte marcação do México e a seleção argentina não tem laterais, então ficava dificil.

Mas o time de Maradona chegou ao primeiro gol aos 26 minutos e o lance foi irregular. Messi lançou Tevez na área, mas o goleiro Perez saiu do gol e a bola voltou para os pés de Messi que chutou e no meio do caminho, Tevez, completamente impedido, mandou de cabeça para o gol. Os jogadores do México reclamaram muito. O auxiliar chegou a chamar o árbitro italiano Roberto Rosetti para avisar algo, mas o árbitro confirmou o gol para tristeza dos que secam a Argentina.

O México sentiu o golpe. O time passou a errar bolas fáceis e numa delas, Osório falhou grotescamente e Higuain aproveitou a bobeada e driblou Perez para marcar mais um. Este foi o quarto gol de Higuain na Copa que se isola como goleador da competição.

A Argentina ainda teve mais uma boa chance no primeiro tempo com o mesmo Higuain, mas a cabeçada foi para fora. O México assustou no fim do primeiro tempo, mas não conseguiu diminuir a vantagem.

No segundo tempo, o México começou no ataque e na resposta, a Argentina aumentou com um lindo gol de Tevez. Carlitos tentou um passe e errou, mas brigou pela bola (sua caracteristica) e acertou um chutaço no ângulo do baixinho Perez.

Aos 24, Barrera cabeceou e Heinze tirou a bola em cima da linha. Para ter mais toque de bola, Maradona colocou Veron em campo. Tevez foi sacado. Veron tinha que enntrar, mas Tevez não poderia ter saído em minha opinião.

O México diminuiu o placar com Hernandez que recebeu na área e chutou forte de canhota. A Argentina não teve Messi inspirado no jogo de hoje. O camisa 10 prendia muito a bola e não conseguia passar pela marcação de pelo menos três jogadores adversários que sempre o cercavam.

Depois do gol, o México passou a gostar do jogo e dominava a partida. Só que a Argentina estava bem fechada e os mexicanos chutavam de longe e não conseguiram passar de fase.

A Argentina chegou a dez gols e tomou de volta o posto de melhor ataque da Copa (a Alemanha tinha passado depois da goleada mais cedo). A última vez em que a Argentina emplacou quatro vitórias seguidas em uma Copa do Mundo foi em 1986 quando conquistaram o título. Este é um bom retrospecto para os "hinchas" argentinos. Mas os Hermanos precisam passar pela carrasca Alemanha no próximo sábado.

SHOW ALEMÃO EM BLOEMFONTEIN

Um duelo que já foi decisão de Copa do Mundo definiu mais um classificado para as quartas de final na África do Sul. A Alemanha deu um show e venceu a Inglaterra por 4 x 1. O adversário na próxima fase sairá do duelo entre Argentina e México.

A primeira boa chance do jogo foi dos alemães. Özil recebeu na área e chutou para defesa de James que mandou para escanteio.

O time de Fabio Capello mostrava muita vontade em campo, mas a Alemanha tinha mais técnica. Num chutão do goleiro Neuer, a bola chegou até o artilheiro Klose que ganhou de Upson e deu um leve toque para abrir o placar. Este foi o 12º gol do artilheiro em Copas e se iguala a Pelé. Do outro lado, o atacante Rooney estava, mais uma vez, irreconhecível.

Aos 30 minutos, a Alemanha chegou no toque de bola e Klose quase fez o segundo, mas James defendeu. Em mais uma boa troca de passes, a Alemanha chegou ao segundo gol. Klose passou para Muller que achou Podolsky na esquerda e o atacante chutou forte por baixo do goleiro inglês e fez a festa dos alemães.

A Inglaterra diminuiu com o zagueiro Upson de cabeça. No minuto seguinte, uma polêmica. Lampard mandou por cobertura e a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol, mas o trio de arbitragem não viu a bola lá dentro e ela entrou muito. Será que é maldição de 1966, quando os ingleses foram campeões do mundo sobre os alemães com um gol discutido até hoje?

A Inglaterra mandou uma bola na trave com Lampard aos seis minutos do segundo tempo em cobrança de falta. Lampard foi o melhor jogador do time inglês. A Alemanha assustou com Muller de fora da área.

Aos 21 minutos, a Alemanha encaixou um perfeito contra-ataque e Muller estufou as redes de James. Era o terceiro da Alemanha. E a vitória virou goleada. Muller recebeu cruzamento de Özil e marcou mais um. Novamente um contra-ataque bem executado que definiu a partida. A Inglaterra ainda tentou diminuir com Gerrard, mas Neuer fez linda defesa.

A Alemanha voltou a mostrar o futebol rápido e envolvente da estreia contra a Austrália. Este não é o tipo de jogo dos alemães, mas se tem uma novidade boa nesta Copa é esta nova forma de jogar dos tricampeões mundiais.

A Inglaterra foi uma grande decepção neste Mundial. Eu até que acreditava na vitória inglesa nesta manhã, mas o domínio alemão foi total e a goleada foi mais que merecida. Que Copa ridícula fez o atacante Wayne Rooney de quem eu esperava tanto.