Mais dois times garantiram vaga na Série A do Campeonato Brasileiro 2012. Na rodada do último final de semana, a penúltima da competição, Náutico e Ponte Preta conseguiram o acesso para a elite principal do futebol brasileiro.O Timbu foi derrotado, fora de casa, pelo Boa Esporte, mas com os 63 pontos conquistados, não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado que, no momento, é o Bragantino. O gol do time pernambucano foi marcado pelo atacante Kieza, artilheiro da competição com 23 e, em minha opinião, craque do campeonato. O Náutico foi rebaixado para a Série B em 2009.
Já a Ponte Preta, jogando em Campinas, goleou o ABC por 4 a 1, com dois gols do artilheiro Ricardo Jesus (19 na artilharia) e também está de volta a Série A seis anos depois.
Na última rodada, ficará decidido o dono da quarta vaga. O Sport, com 58 pontos, depende apenas de si e encara o já rebaixado Vila Nova em Goiânia. Logo atrás vem o Bragantino com a mesma pontuação e quatro gols de saldo a menos que pega o Paraná em Curitiba. Também com chances, matemáticas, aparecem o Vitória (com 57, pega o ASA fora de casa), Boa Esporte (com 56, joga contra o Duque de Caxias fora) e o Americana (com 56, enfrenta o ABC em Natal).
Gostaria que a última vaga ficasse com Sport ou Vitória que são times de massa e contam com apoio da torcida. Certamente, é bem melhor que ter Bragantino, Boa ou Americana na Série A.

