Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MAIS DOIS TIMES GARANTEM VAGA NA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO 2012

Mais dois times garantiram vaga na Série A do Campeonato Brasileiro 2012. Na rodada do último final de semana, a penúltima da competição, Náutico e Ponte Preta conseguiram o acesso para a elite principal do futebol brasileiro.




O Timbu foi derrotado, fora de casa, pelo Boa Esporte, mas com os 63 pontos conquistados, não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado que, no momento, é o Bragantino. O gol do time pernambucano foi marcado pelo atacante Kieza, artilheiro da competição com 23 e, em minha opinião, craque do campeonato. O Náutico foi rebaixado para a Série B em 2009.


Já a Ponte Preta, jogando em Campinas, goleou o ABC por 4 a 1, com dois gols do artilheiro Ricardo Jesus (19 na artilharia) e também está de volta a Série A seis anos depois.




Na última rodada, ficará decidido o dono da quarta vaga. O Sport, com 58 pontos, depende apenas de si e encara o já rebaixado Vila Nova em Goiânia. Logo atrás vem o Bragantino com a mesma pontuação e quatro gols de saldo a menos que pega o Paraná em Curitiba. Também com chances, matemáticas, aparecem o Vitória (com 57, pega o ASA fora de casa), Boa Esporte (com 56, joga contra o Duque de Caxias fora) e o Americana (com 56, enfrenta o ABC em Natal).




Gostaria que a última vaga ficasse com Sport ou Vitória que são times de massa e contam com apoio da torcida. Certamente, é bem melhor que ter Bragantino, Boa ou Americana na Série A.

DECO PRORROGA CONTRATO COM O TRICOLOR

A diretoria do Fluminense anunciou a renovação de contrato do meia Deco. O vínculo vencia em agosto de 2012, mas ficou acertada uma prorrogação até o final da próxima temporada e o Flu ainda tem a prioridade de fechar com o luso-brasileiro até dezembro de 2013.



Deco, 34 anos, não quer fazer planos a longo prazo. Desde que chegou ao futebol carioca, em agosto de 2010, o apoiador sofreu com seguidas lesões, tanto que em um ano e três meses, participou apenas de 39 jogos pela equipe tricolor, marcando dois gols.


Apesar de não ter jogado tantas vezes, Deco é fundamental no esquema de Abel Braga. Com ele, a equipe cresceu de produção no Campeonato Brasileiro. Está certo que Fred está fazendo gols adoidado, mas Deco também tem grande participação na subida do Fluminense no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Não é por acaso que o meia foi indicado como um dos melhores da posição para o prêmio Craque do Brasileirão.


O jogador foi muito importante nas vitórias sobre Internacional e Figueirense, ambas fora de casa e na virada sobre o Grêmio no Engenhão.



A prorrogação no contrato foi anunciada pelo vice-presidente de futebol, Sandro Lima que falou que o salário do meia continua o mesmo. Na época em que chegou a ficar muio tempo parado, o jogador chegou a propor à diretoria que ficasse sem receber salários, já que não poderia atuar.


Se Deco tiver uma regularidade e sequência de jogos, será muito útil ao Fluminense. Apesar da idade, trata-se de um jogador diferenciado para o padrão do futebol brasileiro. O Fluminense ganha e muito com Deco, principalmente na Copa Libertadores da América do próximo ano.

UM EMPATE QUE NÃO FOI BOM PARA O VASCO

O Vasco apenas empatou com a Universidad de Chile na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana. O time brasileiro fez um primeiro tempo muito bom e abriu o marcador, mas recuou na etapa final e os chilenos chegaram ao empate.

No próximo jogo, em Santiago, empate sem gols e a La U vai à final da competição contra Vélez Sarsfield ou LDU que começam a duelar nesta quinta-feira.

Sem contar com Diego Souza, suspenso e Eder Luis, contundido, Cristóvão Borges escalou Allan no meio e Bernardo no ataque. Achei que a medida foi acertada, mas a equipe chilena é muito boa. Não chega a tanto para ser chamada de ''Barcelona das Américas'', mas trata-se de um excelente time. Não é a toa que está invicta desde julho (29 partidas, com 21 vitórias). Na Sul-Americana, foram nove jogos e sete vitórias.

O jogo começou bem estudado. O Vasco tocava bem a bola e Felipe comandava as ações do time da casa. Na Universidad de Chile, o mais perigoso era o rápido Vargas que incomoda demais.

No início, Juninho arriscou de fora da área, mas o goleiro Jhonny Herrera (ex-Corinthians) estava atento. Vargas também mandou da intermediária, mas não assustou tanto. Da metade para o final do primeiro tempo, o Vasco cresceu. Após bom passe de Felipe, Elton acertou o travessão dos chilenos. Juninho tentou surpreender, de fora, mais uma vez. Até que aos 33, Fagner tentou passar a bola para o lado esquerdo, mas o errado deu certo e Bernardo recebeu na frente e marcou o primeiro gol.

A La U não se abala. É um time com muita calma e frieza. No segundo tempo, os chilenos mandaram na partida. O Vasco recuou e perdeu Felipe, cansado, aos 15 minutos.

A Universidad assustava pelo alto e chegou à igualdade desta maneira com o zagueiro Osvaldo González que subiu sozinho e empatou a partida em São Januário.

Cristóvão Borges trocou Elton por Alecsandro e o centroavante teve duas boas chances em bolas paradas de Juninho, mas não conseguiu aproveitar. No fim, o time visitante estava muito mais bem organizado taticamente e até parecia mais perto do segundo gol.

No time do Vasco, além de Felipe (que novamente jogou muito bem), vale ressaltar a atuação de Jumar que tomou conta do lado esquerdo e é um monstro em campo. Para variar, Dedé ganhou todos os duelos contra os atacantes da La U que tem um time muito perigoso e tem além de Vargas, o atacante Canales e o lateral Mena como bons jogadores.

Vamos ver como será a volta no Estádio Santa Laura, mas confesso que os chilenos passam a ser favoritos para chegarem a grande decisão da Copa Sul-Americana.