Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de agosto de 2010

NA TABELA PÓS-COPA, OS CARIOCAS MANDAM NO BRASILEIRO

A fase do futebol carioca no Campeonato Brasileiro é muito boa, principalmente depois do recesso da Copa do Mundo. Antes da parada do Mundial, os líderes na tabela eram Corinthians e Ceará. Botafogo e Vasco estavam mais próximos da zona da degola do que do pelotão da frente.

Depois de oito rodadas disputadas desde 14 de julho, o Rio de Janeiro vem atropelando no Brasileirão.

O Fluminense, além de ser líder do campeonato, foi quem mais pontuou neste período. Foram 18 pontos ganhos em 24 possíveis. Depois vem o Vasco que estreou o técnico Paulo Cesar Gusmão na oitava rodada e de lá para cá não sabe o que é derrota. Os vascaínos somaram 16 pontos e saíram da 19º para a 9º colocação no torneio. Em terceiro no Pós - Copa aparece o Botafogo que já contabiliza quatro vitórias seguidas e conquistou 15 pontos. O Corinthians manteve a boa fase e é o quarto que mais fez pontos com 14 juntamente com Avaí e Internacional.

Dentre os piores times desde que o campeonato retornou aparecem o Goiás e o Atlético-GO com três e cinco pontos ganhos respectivamente nas oito rodadas. Quem também está muito mal é o São Paulo que só venceu uma das oito partidas e aparece com a antepenúltima pior campanha de julho para cá.

Veja na foto a tabela a partir da oitava rodada e percebam a evolução dos cariocas. O Flamengo, mesmo com um ataque capenga, tem a 9º melhor campanha e soma três vitórias, mais do que Palmeiras, Santos, Atlético-MG e Grêmio por exemplo.

E a boa fase na tabela reflete nas arquibancadas. O Botafogo está enchendo o Engenhão e o clássico entre Vasco e Fluminense registrou o maior público da competição (mais de 80 mil pessoas), número que dificilmente será superado até o fim da competição.

JOGADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA MUDA DE CLUBE NA EUROPA


Olha a convocação de Mano Menezes já dando frutos a mais um atleta brasileira. O meia Carlos Eduardo é o novo reforço do atual campeão russo, o Rubin Kazan. O jogador de 23 anos estava no Hoffenheim-ALE desde 2007, quando foi comprado junto ao Grêmio por oito milhões de euros.

A imprensa russa noticia que o Rubin Kazan pagou algo em torno de 20 milhões de euros para ter o brasileiro no elenco.

Carlos Eduardo deve assinar por quatro temporadas com o clube russo. O jogador já fazia parte da seleção brasileira desde os tempos de Dunga, tanto que era um dos sete atletas que estava na lista reserva no Mundial da África do Sul, mas com Mano Menezes, Carlos Eduardo deve ter maiores chances, já que foi o atual treinador da seleção quem lançou o menino no Grêmio.

Ainda não tive a oportunidade de ver um jogo inteiro de Carlos Eduardo. Sei que ele fez uma boa temporada na Alemanha em 2008. No Brasil, ele atuou muito pouco, mas trata-se de um jogador jovem e com boas perspectivas de futuro.

BOTAFOGO SURPREENDE NO BRASILEIRÃO

A campanha que o Botafogo está fazendo no Campeonato Brasileiro é merecedora de registro.

O time de Joel Santana já está em terceiro lugar com 24 pontos e não perde há oito rodadas. Antes do Mundial, o alvinegro estava flertando com a zona de rebaixamento e agora depois de quatro vitórias seguidas (contra Vitória, Atlético-MG, Atlético-GO e Avaí), a meta é o G4 e quem sabe o titulo.

A torcida vive uma fase de lua de mel com o elenco. O Engenhão, que sempre ficou marcado por não receber grandes públicos, está lotando jogo após jogo. Contra o Atlético-MG foram 27 mil pessoas. Na vitória diante do Avaí mais 35 mil. O “Vazião” agora joga junto.

Joel Santana realiza, mais uma vez, uma grande campanha. Depois do título estadual, coloca o time na briga pelas primeiras colocações no Brasileiro.

Confesso que não acredito que o Botafogo vá terminar o torneio entre os quatro primeiros, mas a campanha é sensacional.

Na próxima rodada, o adversário será o Ceará, um concorrente direto na tabela atual. Com certeza, o Engenhão estará lotado mais uma vez e eu aposto em mais uma vitória alvinegra.

O time do Botafogo, agora, conta com um elenco numeroso e de qualidade. As chegadas de Marcelo Mattos, Maicosuel e Jobson trouxeram um salto de qualidade ao elenco. Joel ainda conta com boas opções no banco de reservas, casos do xodó Loco Abreu e Edno.

Eu era um dos que achava que o Botafogo brigaria na parte de baixo da tabela, mas estou sendo convencido do contrário a cada rodada que passa.