Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A CRISE NO FLAMENGO

Há muito tempo não vejo uma crise tão tensa em um início de temporada como a que vem acontecendo com o Flamengo no momento.

Com sérios problemas financeiros e dificuldade dos parceiros de manterem os compromissos, o clube até agora não fez nenhuma contratação de impacto (apenas Magal e Itamar chegaram) e ainda perdeu o meia Thiago Neves para o rival, Fluminense.

E Thiago Neves não é a única baixa. O zagueiro Alex Silva reclamou de não receber o valor das luvas e sequer viajou com o grupo para a Bolívia, onde a equipe disputa o jogo de ida da Pré Libertadores contra o Real Potosí.

Ronaldinho Gaúcho também não está garantido na partida decisiva e nem no elenco para 2012. O craque tem a receber da Traffic a bagatela de 3,75 milhões de reais e já ameaçou não entrar em campo na altitude boliviana. O atacante Deivid também já afirmou que não ganha os direitos de imagem há 18 meses.

Com Ronaldinho não é apenas a questão salarial que vem atormentando. O técnico Vanderlei Luxemburgo não esconde de ninguém que não faz mais questão da presença de R10 no clube. Para pessoas mais próximas, o treinador teria afirmado que o meia é uma má companhia, responsável por levar muitos jogadores para a boêmia.

Segundo o jornal “Extra”, Luxemburgo teria descoberto que Ronaldinho dormiu com uma mulher na concentração do time, no hotel em Londrina. Câmeras de gravação do hotel foram entregues à diretoria que vai analisar o caso e deve punir o jogador. Mas como cobrar de um atleta que não está em dia? É complicado.

A imprensa noticiou que Vanderlei Luxemburgo (inimigo declarado do vice de finanças, Michel Levy) não aguenta mais tanta confusão e pode pedir demissão na volta do time da Bolívia. Inclusive já ouvi falar que Joel Santana (atualmente no Bahia) e Renato Gaúcho poderiam substituir Luxa no Rubro-Negro.

NO OLARIA É PEDRINHO E MAIS DEZ

O Olaria está pronto para a disputa do Campeonato Carioca. Claro que a maior atração do time da Leopoldina será o ex-vascaíno Pedrinho que, aos 34 anos, desistiu da aposentadoria e acreditou no projeto do clube.

Pedrinho será o camisa 10, capitão e grande estrela da equipe dirigida pelo técnico Acácio. O jogador que conviveu com seguidas lesões na carreira, espera dar um fim aos dias de departamento médico.

O último clube do meia foi o Figueirense, em 2009. O declarado torcedor do Vasco lamenta ter participado da campanha que culminou com o rebaixamento do clube no Brasileirão de 2008. Depois da queda, Pedrinho foi dispensado pelo então técnico Renato Gaúcho.

O Olaria manteve a base que fez uma boa campanha no Estadual do ano passado. O clube terminou a competição em quinto lugar (na frente do Vasco) e chegou às semifinais da Taça Rio. A intenção é repetir a dose.

Os jogadores mais conhecidos do elenco são os laterais Ivan e Amarildo que se destacaram em 2011, além do zagueiro Thiago Eleutério e do meia Araruama que chegou a ter uma passagem, com poucas chances, pelo Botafogo. Outro ex-vascaíno no Rubro-Anil será Siston que deve dividir a armação da equipe ao lado de Pedrinho.

A estreia do Olaria será no próximo sábado, na Rua Bariri contra o Nova Iguaçu.

HERÓI DA BATALHA DOS AFLITOS FOI PARAR EM TIME PEQUENO DE GOIÁS

Quem não se lembra da épica “Batalha dos Aflitos”? O grande personagem do jogo de 2005 entre Grêmio e Náutico foi o goleiro Galatto. E o arqueiro foi anunciado como novo reforço do Itumbiara para a disputa do Campeonato Goiano.

Galatto está com 28 anos e, depois que saiu do time gaúcho, foi para o Atlético-PR, onde se destacou entre 2008 e 2009. Após o sucesso na equipe de Curitiba, o goleiro rumou para o exterior e jogou no Litex Lovech- BUL e no Málaga-ESP. Chegou a ser anunciado pelo Neuchâtel Xamax-SUI, mas não entrou em campo devido a problemas burocráticos.

Na inesquecível partida dos Aflitos que culminou com a volta do Grêmio à Série A do Campeonato Brasileiro, Galatto defendeu um pênalti no final da partida e, no contra-ataque, o meia Anderson (hoje no Manchester United) marcou o gol que selou o acesso. Mas se não fosse Galatto, o time gremista passaria, pelo menos, mais uma temporada na Segundona.

O Itumbiara aposta em jogadores experientes para a disputa do Estadual. Além de Galatto, que disputará posição com Marcelo Pitol, o clube acertou com o zagueiro Micão (ex-América-MG), o volante Zé Luis (ex-São Paulo), o meia Erick Flores (revelado pelo Flamengo) e o atacante Schwenck, com passagem por diversos clubes do futebol brasileiro. A estreia no Goianão será contra o Goianésia no próximo domingo.

Galatto ainda está novo para goleiro. Não deveria ter saído do futebol brasileiro para se aventurar na Bulgária. Por aqui, foi bem no Grêmio e no Atlético-PR e teria mercado em outros clubes. Agora terá que recomeçar e buscar novamente a boa fase. Tempo para isso o goleiro tem. Quem sabe no próximo Campeonato Brasileiro, o arqueiro não esteja em clube de maior porte?