Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de julho de 2018

INGLATERRA ACABA COM TABU E PASSA DE FASE NOS PÊNALTIS

Futebol é mesmo apaixonante. No encerramento das oitavas de final da Copa do Mundo, o jogo de maior emoção. A Inglaterra vencia até os 48 minutos do segundo tempo, mas a Colômbia tem Mina, de novo ele, que salvou os colombianos empatando o jogo. Harry Kane, de pênalti, tinha colocado o "English Team" na frente no início do segundo tempo. Mas após empate na prorrogação, vitória inglesa por 4 a 3 nos pênaltis. Quem diria. No próximo sábado, a adversária será a Suécia valendo vaga na semifinal do Mundial. Uma coisa é certa. Teremos, ao menos, uma seleção da Europa na final da Copa do Mundo.

Os colombianos não puderam contar com James Rodríguez. Pékerman resolveu escalar três volantes. Se o time resolvesse apenas jogar bola, teria vencido no tempo regulamentar, mas o time entrou em campo com os nervos à flor da pele. Como reclamaram. 

No primeiro tempo, os ingleses dominaram as ações, mas não deram trabalho efetivo ao goleiro Ospina. Na verdade, na primeira etapa, parecia um clássico sul-americano ou jogo de Taça Libertadores da América. Partida pegada, com muitas paralisações e discussões entre jogadores.

No segundo tempo, Carlos Sanchez, mais uma vez, atrapalhou a Colômbia ao agarrar Harry Kane e cometer pênalti convertido pelo capitão inglês, artilheiro da Copa com seis gols. O volante colombiano já tinha sido vilão na estreia contra o Japão ao fazer pênalti e ser expulso de campo com três minutos de jogo.

A Colômbia entrou em campo para catimbar. Deixou de jogar bola para provocar o adversário. Reclamavam de tudo. Apenas o zagueirão Davinson Sanchez dava o sangue e destoava do restante da equipe.

Depois que pararam de só reclamar, dominaram o jogo. Por que não fizeram isso desde o início? Ainda bem que houve tempo para aparecer o salvador Mina após cobrança de escanteio da direita nos acréscimos. O zagueiro-artilheiro foi no último andar e testou sem chances para Pickford. Terceiro gol do zagueiro na Copa. .

Na prorrogação, a Inglaterra fazia de tudo para evitar os pênaltis. Jamie Vardy teve boa chance, mas Ospina pegou. Rose bateu e a bola passou raspando a trave. 

O jogo foi mesmo para as penalidades máximas. Tudo ia bem até Ospina voar no canto esquerdo para pegar a cobrança de Henderson. Mas Uribe logo depois mandou na trave dando esperanças aos ingleses. Bacca também perdeu. Parando em Pickford. Coube a Dier fazer o gol da classificação e do fim do tabu de 12 anos sem passar em uma partida de mata-mata. Nas últimas sete decisões por pênaltis, eram seis derrotas.

SUÉCIA SEGUE SURPREENDENDO E CHEGA ÀS QUARTAS DE FINAL

O confronto de menor apelo nas oitavas de final da Copa do Mundo envolvia as desenvolvidas Suécia e Suíça que jogaram em São Petersburgo. O clássico do Índice de Desenvolvimento Humano, como esperado, não teve grandes emoções, mas passou quem tem mais tradição em Copas. A Suécia venceu por 1 a 0, está nas quartas de final e aguarda pelo vencedor de Colômbia e Inglaterra.

No primeiro tempo, apenas uma grande defesa de Sommer, mas o lance já estava paralisado. Os suecos rondaram mais a área, mas falta qualidade. Esperava mais por parte dos suíços. Shaqiri tentava levar o time a frente, mas falta com quem dialogar.

No segundo tempo, os suíços começaram um pouco melhor. Mas a Suécia que marcou aos 21 minutos com Forsberg em chute de fora da área que desviou na zaga e entrou. Após ficar me desvantagem, só deu Suíça, mas a muralha sueca segurou e garantiu a classificação. Nos acréscimos, Olsen fez grande defesa em cabeçada do atacante Seferovic.

Mas a Suécia saiu em contra-ataque aos 48 minutos e Lang fez falta fora da área e foi expulso. O árbitro marcou pênalti, mas o VAR acertou tudo. Falta fora da área

Os suíços não eram derrotados há oito meses. Nem mesmo o Brasil de Tite conseguiu passar pelo time de Vladimir Petkovic (empate em 1 a 1 na estreia da Copa). Já a Suécia segue fazendo história. Primeiro tirou Holanda e Itália nas Eliminatórias Europeias, depois passaram em primeiro lugar no grupo da Alemanha. Qual será a próxima façanha?

JAMES RODRÍGUEZ É DÚVIDA DA COLÔMBIA PARA DUELO CONTRA A INGLATERRA

A Colômbia encara a Inglaterra em Moscou pelas oitavas de final da Copa do Mundo e o técnico José Pékerman pode ter o desfalque do principal jogador da equipe. 

James Rodríguez sentiu uma lesão muscular e deixou o jogo contra Senegal ainda no primeiro tempo. O meia passou por uma ressonância magnética, onde não foi apontada nenhuma lesão, mas um cansaço muscular. A tendência é que o camisa 10 seja desfalque contra os ingleses. E como fará falta.

Sem James, a Colômbia perde muito. Deixa de ser favorita no duelo a meu ver. Pékerman mantém o otimismo e vai esperar até o último momento pelo jogador. Caso não jogue, Muriel deve ser o substituto.

James Rodríguez teve uma das melhores atuações individuais neste Mundial. Jogou muito contra a Polônia na vitória dos "Cafeteros" por 3 a 0. Em 2014, foi o grande nome dos colombianos no Mundial e acabou se transferindo para o Real Madrid após a competição.