Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

SANTOS É O CAMPEÃO PAULISTA DE 2010

Não foi tão fácil como todo o país esperava, mas o Santos foi Campeão Paulista pela 18º vez mesmo sendo derrotado por 3 a 2 para a briosa equipe do Santo André no Pacaembu.

Mal o jogo começou e antes do Santos tocar na bola, aos 30 segundos, Nunes marcou o gol mais rápido das decisões. Destaque para a boa jogada do lateral-direito Cicinho.
Mas o time de Dorival Junior logo reagiu e aos sete minutos, Neymar recebeu de Robinho (de letra) e empatou o jogo. O início do jogo foi muito corrido. E não parou por aí. O Santo André continuava bem na partida e Branquinho (muito bom jogador) acertou a trave do Santos.

O time do ABC ainda teve um gol de Carlinhos mal anulado. Mas pouco depois, o volante Alê subiu no meio da zaga do Santos e desempatou a partida. Os dois times ficaram com dez jogadores graças a um desentendimento entre Léo e Nunes. Foi pior para o Santo André que ficou apenas com Rodriguinho como atacante e o time precisava marcar, pelo menos, mais um gol para ser campeão.

Só que quem marcou foi o Santos em uma linda jogada em conjunto. Aos 31 minutos, Robinho ganhou uma dividida e passou para Paulo Henrique Ganso que deu um passe de calcanhar sensacional que deixou Neymar na cara do gol para marcar o segundo santista e o 14º dele na competição.

Só que o jogo não foi fácil para o Santos, lembra que falei isso? Marquinhos fez falta desnecessária no meio campo e foi expulso, deixando o Peixe com um jogador a menos.
No fim do primeiro tempo, o Ramalhão fez o terceiro com Branquinho que recebeu na área e tocou no canto esquerdo de Felipe.

O Santos voltou para o segundo tempo mais organizado, apesar de ter um a menos e o Santo André dava sustos. O trio formado por Branquinho, Bruno César e Rodriguinho levava a defesa santista à loucura.

Dorival Junior colocou Roberto Brum no lugar de Neymar para fechar o meio, mas o volante ficou apenas cinco minutos em campo, pois foi expulso e deixou o time com oito jogadores. O drama iria até o fim.

Quando todos já pediam pelo encerramento da partida, o Santo André deu o susto final. Aos 45, um cruzamento na área e a bola bateu na trave de Felipe. Os santistas ficaram apreensivos, mas se a cabeçada de Rodriguinho não entrou, não entrava mais nada. O árbitro Sálvio Spinola Fagundes encerrou o jogo e o Estado de São Paulo tinha os Meninos da Vila como campeões de forma mais do que merecida. Como diz o hino, o Santos é o novo campeão!

O time do Santo André lutou muito e conseguiu bater um dos melhores times do Brasil e por pouco não se sagrou Campeão Paulista pela primeira vez. Parabéns ao técnico Sérgio Soares que tem um time bem montado e se mantiver este elenco (o que é difícil por causa do assédio), tem grandes possibilidades de conseguir o acesso no Brasileirão da Série B. O goleiro Júlio César, os laterais Cicinho e Rômulo, além de Branquinho, Bruno César e Rodriguinho que têm muito futuro no futebol brasileiro.


Mas confesso que seria uma grande injustiça se este time do Santos, que encantou a todo o Brasil não se tornasse campeão. Parabéns ao técnico Dorival Junior que conquistou seu segundo título em seis meses (foi campeão da Série B pelo Vasco em 2009).

ATLÉTICO É O CAMPEÃO MINEIRO DE 2010


Mais de 60 mil pessoas estiveram no Mineirão para comemorar o 40º título estadual do Atlético-MG. Entre os felizardos, estava o meu amigo Edigar Cruz, atleticano fanático que não deve nem dormir essa noite. O Atlético não gritava campeão desde 2007.

O Galo já havia vencido o jogo do Ipatingão por 3 a 2 e poderia até perder por um gol que seria campeão, mas a festa ficou completa com a vitória por 2 a 0. Os gols foram marcados pelos maiores ídolos dos torcedores: Diego Tardelli e Marques. Este foi o primeiro título de Vanderlei Luxemburgo no Atlético. O treinador já tinha vencido o Estadual em 2003 pelo Cruzeiro.

O Ipatinga que precisava da vitória foi o primeiro a buscar ao ataque, mas logo o Galo equilibrou as ações e passou a dar trabalho ao bom goleiro Douglas. Fabiano perdeu uma chance clara na cara do gol e o placar não saiu do zero na primeira etapa, mas o resultado bastava aos donos da casa que tinham uma enorme vantagem.

O Ipatinga voltou para o segundo tempo em busca do gol e os espaços foram criados. E o Atlético abriu o placar aos 25 minutos com Diego Tardeli que aproveitou cruzamento de Muriqui pela esquerda e fez o gol para delírio dos torcedores.

O time só não fez mais porque Muriqui perdeu um gol inacreditável. Em cima da linha, ele pisou na bola. Luxemburgo colocou o veterano Marques para fazer parte da festa e o ídolo foi um dos principais personagens quando, aos 42 minutos, recebeu lançamento de Ricardinho e fez o gol do título. Mais uma vez Marques escreve uma página na história do Galo e se consolida como um dos principais nomes que já passou pelo clube.

Sem o Cruzeiro na final, ficaria claro que o Atlético seria o campeão, mas o que o Galo tem a ver se o Cruzeiro foi eliminado por este mesmo Ipatinga? O título foi muito merecido. O Atlético foi disparado o melhor time do campeonato e a torcida pode comemorar com muita justiça. Parabéns a essa apaixonada torcida.

GRÊMIO É O CAMPEÃO GAÚCHO DE 2010


Nunca uma derrota para o Internacional foi tão comemorada pelos torcedores gremistas. O tricolor se sagrou campeão gaúcho de 2010 mesmo perdendo por 1 a 0 para o eterno rival, Internacional. O gol da partida foi marcado pelo meia Giuliano.

Como venceu semana passada no Beira-Rio por 2 a 0, a derrota desta tarde fez com que os gremistas pudessem comemorar no Estádio Olimpico o 36º título estadual.

Esta foi a primeira conquista de Silas no Grêmio. O treinador chegou a Porto Alegre em janeiro e já bateu o maior rival que tem um elenco muito mais caro, mas o time do Grêmio também tem muita qualidade.

O Internacional jogou desfalcado de Sorondo, Guiñazu, D'Alessandro e Alecsandro, mas o Colorado veio com tudo para tentar fazer um gol logo no início para facilitar a missão.

E o gol saiu aos nove minutos. Giuliano mandou de fora da área, com muita categoria, sem chances para Victor. Antes de terminar a primeira etapa, o Inter poderia ter aumentado. Giuliano jogou muito esta tarde e foi o melhor em campo na decisão.

No intervalo, Silas trocou Leandro por Hugo e a equipe cresceu no jogo. O atacante Borges quase empatou no início da etapa complementar. Jonas também teve boa chance, mas o argentino Abbondanzieri fez linda defesa e salvou o Internacional que ainda precisava fazer mais dois gols para conquistar o título. O tempo passava e a situação piorou quando Taison (como caiu de produção nesta temporada) foi expulso após acertar Jonas.

O jogo terminou e a torcida gremista pôde comemorar um título que não vinha desde 2007. Parabéns ao tricolor pela campanha. O título foi muito merecido e vale como reconhecimento ao trabalho de Silas, um dos melhores treinadores do Brasil no momento.

BARCELONA VENCE MAIS UMA NA ESPANHA


Quem pensou que o Barcelona poderia estar abatido por causa da eliminação na Champions League ocorrida durante a semana, se enganou. O time catalão foi até o Estádio El Madrigal, onde goleou o Villarreal por 4 a 1 e abriu quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid (90 a 86) que joga hoje contra o Osasuña.

O Real tinha esperanças do Submarino Amarelo ajudar no jogo de hoje, já que faltam apenas três rodadas para o fim da competição. Mas não deu.

No começo do jogo, os donos da casa tiveram uma boa chance com o brasileiro Nilmar, mas o atacante não aproveitou. Pelo Barcelona, Xavi lançou e Messi não desperdiçou a oportunidade e fez o primeiro para o time de Guardiola, que barrou Ibrahimovic para a entrada do jovem Bojan entre os titulares.

Ainda na etapa inicial, o Barça aumentou com Xavi que cobrou falta com imensa categoria e marcou um lindo gol. O goleiro Diego López nada pôde fazer para evitar o segundo dos catalães.

O Barcelona não diminuía o ritmo e aumentou aos 42 minutos com Bojan que deu um lindo drible no zagueiro e fez mais um. Mais uma vez a assistência foi do craque Xavi Hernandéz.

No início do segundo tempo, o Barcelona se poupou claramente. Deve ter sido pelo cansaço da maratona de jogos e pelo fim de temporada e o Villarreal descontou com Llorente após passe de Nilmar. Bastou se sentir ameaçado que o Barcelona voltou a jogar. Messi quase fez o quarto aos 27 em linda jogada individual.

No final do jogo, o argentino ainda aumentou e anotou o seu 29º gol na competição e lidera a artilharia. O Barcelona ainda vai pegar Tenerife, Sevilla e Valladolid e depende apenas de seus esforços para conquistar o Campeonato Espanhol mais uma vez.