Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de março de 2010

O BOM FILHO À CASA TORNA


O volante Túlio está de volta ao Goiás. O jogador que é cria do Esmeraldino foi apresentado no antigo lar.

Depois de uma apagada passagem pelo Grêmio, o jogador volta ao clube depois de oito anos fora. Neste período, passou por Botafogo, onde criou uma forte identificação, Oita Trinita-JAP, Corinthians e Grêmio. Nestes dois últimos clubes, Túlio praticamente não atuou.

Pelo Goiás, Túlio foi pentacampeão estadual (de 96 a 2000) e ainda ganhou a Copa Centro-Oeste no ano 2000. O jogador quer chegar e ganhar títulos de projeção nacional, como a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro, mas isso é praticamente impossível.

O Goiás está montando um grupo de qualidade para a disputa do Brasileirão, mas não chega a ser um time que vá brigar para ficar entre os primeiros. O elenco é inferior ao do ano passado, quando o Goiás chegou a estar na zona da Libertadores. Uma coisa que dá para Túlio garantir é mais um título goiano. A disputa será contra o Atlético, mas desde que Jorginho assumiu, o time vem numa crescente. Jorginho ainda não perdeu no comando do Goiás.

Túlio é um jogador mediano. Sua principal característica é a marcação. Com a bola nos pés, sabe pouco, mas é um autêntico camisa 5. Vai chegar no Goiás para ser titular, até porque ganhar a posição de Wellington Monteiro não deve ser tão difícil.

BRASIL VENCE ÚLTIMO JOGO ANTES DA COPA

O Brasil disputou o último amistoso antes da Copa do Mundo contra a Irlanda em Londres e venceu por 2 a 0. A Seleção não apresentou um grande futebol, mas não passou sustos e venceu com tranquilidade. Robinho fez os dois gols. Será que depois da atuação de hoje, os ingleses estão arrependidos de mandarem ele de volta para o Brasil?

No primeiro tempo, a Seleção não teve muitas jogadas de perigo. A Irlanda chegou primeiro, mas Julio César fez boa defesa após cabeçada de Doyle.

Se no ataque, o Brasil pouco fazia, a defesa estava segura como sempre, apesar da fraca atuação de Felipe Melo e Ramires. Lúcio e Juan ganhavam todas as bolas lá atrás. Acho o meio campo do Brasil pouco criativo. Na lateral esquerda, Michel Bastos não comprometeu, mas também não fez nada demais, mas deve ir ao Mundial. Kaká pouco foi notado na etapa inicial. Adriano só apareceu numa cobrança de falta que levou perigo. Muito pouco para quem pretende ir à Copa.

O primeiro gol brasileiro saiu numa jogada inesperada no final do primeiro tempo. Robinho, em impedimento, recebeu lançamento de Kaká e avançou pela direita. O Rei das Pedaladas mandou para a área e Keith Andrews marcou gol contra.

No segundo tempo, o Brasil só melhorou depois das substituições. Daniel Alves no lugar de Ramires e Grafite na vaga de Adriano. No primeiro lance, Daneil Alves quase marca. O jogador do Barcelona chegou a driblar o goleiro Given, mas mandou para fora. Pouco depois saiu o segundo gol numa jogada muito bem trabalhada. Robinho tabelou com Grafite(que devolveu de calcanhar) e saiu na cara de Given e apenas deu um toque tirando a bola do goleiro. Grafite, com personalidade, ainda arriscou algumas chances, mas o placar ficou na mesma.

Falta brilho a essa Seleção. Ronaldinho tem de ir a Copa, mas tenho certeza que Dunga não pensa assim e o craque do Milan vai assistir o Mundial pela TV. O meio campo brasileiro é muito burocrático, um time da qualidade do Brasil não pode atuar com três volantes. Daniel Alves entrou muito bem no meio e continuo afirmando que Dunga terá de arrumar um lugar para ele na equipe. Daniel Alves não pode ser reserva. Não entendi o Dunga ter redescoberto o Gilberto e não ter dado uma chance a ele na partida de hoje. Então para que levou o jogador do Cruzeiro?

Precisamos rezar para o Julio César nunca se contundir, porque ter o Doni como reserva é a mesma coisa que nada. Como pode o Doni, que nem na Roma-ITA é titular, ser jogador de Seleção Brasileira. Isto é uma afronta. Gostei da atuação do Grafite, mas foi tarde demais. Não acredito que o nosso treinador barre alguns dos atacantes de confiança dele para levar o centroavante do Wolfsburg-ALE. E também se fosse para testar algum outro atacante, Neymar e Alexandre Pato estariam na frente, pelo menos em minha opinião.

Agora, só nos resta aguardar pela convocação final para a Copa do Mundo. A lista definitiva será divulgada em maio (ainda não tem o dia exato) e com certeza não será a lista que desejo, mas vou torcer para o Brasil desempenhar um bom papel na Copa, apesar de achar que Inglaterra e Espanha (nessa ordem) estejam a frente do Brasil.

REAL DE OLHO EM MOURINHO


O Real Madrid já está pensando na próxima temporada e o sonho dos merengues para comandar o time é o português José Mourinho da Internazionale.

O atual técnico, o chileno Manuel Pellegrini não é um nome que agrade a Florentino Pérez. Mourinho seria o desejo de consumo do dirigente.

A Inter já estaria preparada para perder seu comandante. A atual tetracampeã italiana já cogita Fabio Capello, Laurent Blanc e Rafa Benítez como possíveis substitutos de Mourinho.

Mourinho é um dos principais treinadores do mundo. O português já foi campeão da Champions League pelo Porto em 2003-2004. Foi bicampeão inglês pelo Chelsea (2004-2005 e 2005-2006) e é o atual campeão italiano pela Internazionale. Por onde passa, Mourinho conquista títulos importantes.

Eu colocaria José Mourinho entre os três melhores técnicos do mundo ao lado de Alex Ferguson e Guus Hiddink. Se o Real acertar com o português será um grande investimento. Será que com Mourinho, os Galácticos superam o Barcelona?